Você consegue imaginar o mundo sem a eletricidade e a lâmpada? Antes dessas inovações tecnológicas, as pessoas não tinham muita opção. O dia acabava assim que o sol ia embora, pois dependiam da luz natural. 

As invenções tecnológicas têm mudado a nossa vida nos últimos anos – para melhor.

Outro grande exemplo que revolucionou o mundo é a roda, em 3.500 A.C. Antes dela, imagine que o transporte era limitado ao que cada pessoa era capaz de carregar. 

Depois, vieram os carros, os aviões e, a cada ano, está mais fácil se locomover para distâncias ainda maiores, em menos tempo.

O futuro promete muitas novidades. Na verdade, muitas delas já fazem parte do nosso dia a dia ou estão cada vez mais próximas.

Por isso, separamos neste post, 12 exemplos de inovações tecnológicas que contribuíram para o atual momento que estamos vivendo. Confira o material até o final e aproveite! 

O que é inovação tecnológica?

Para entendermos o que é a inovação tecnológica, vamos compreender, primeiro, o que é inovação!

De forma popular, é quando propomos algo diferente que agregue ao mercado. São serviços e produtos pensados para facilitar e contribuir para a sociedade como um todo. 

Portanto, inovação tecnológica é a definição citada, porém relacionada a fatores que envolvem a tecnologia. 

12 exemplos de inovações tecnológicas que estão mudando o mundo

De modo amplo, inovações tecnológicas são novidades que beneficiam diversas empresas, dos mais variados segmentos, e usuários finais. 

Leia agora os exemplos de inovações tecnológicas disponíveis no mundo afora. 

1. Redes Sociais via Internet

Foi na década de 1990, com a disponibilidade do uso da internet, que a ideia de rede sociais foi para o mundo virtual. 

Nos dias de hoje, parece impossível pensar em um mundo longe das redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube etc.

Através das redes sociais, é possível interagir com pessoas dos mais variados lugares do mundo. É possível trocar experiências, postar conteúdos relevantes, vender – através de ferramentas como o Instagram Shopping – encontrar grupos de pessoas com ideias semelhantes, fazer networking e muito mais.

As redes sociais são exemplos de inovações tecnológicas! Com o passar do tempo, novas mídias sociais surgem e se atualizam para encantar cada vez mais seus usuários.

2. Sistema GPS

O Global Positioning System, em português, significa Sistema de Posicionamento Global, que, nada mais é, do que a localização por satélite a partir de um dispositivo móvel.

Essa inovação tecnológica, foi criada em 1973 com o objetivo de facilitar os sistemas de navegação. Hoje em dia, é possível encontrar informações de um certo local em qualquer horário e condição climática.

O GPS funciona por conta de 24 satélites que circundam o planeta Terra. Em qualquer lugar do planeta, é possível captar informações através da troca de alguns dados e algoritmos. Com isso, é repassado para o usuário a sua localização exata do mapa. 

3. Máquinas capazes de aprender

Machine Learning (também chamado de aprendizado de máquina, em português) deve ser uma das inovações tecnológicas que mais vão impactar nossa vida nos próximos anos.

Ela já está presente em grande parte das nossas atividades, principalmente em softwares que utilizamos para trabalhar. 

É só por meio deles que conseguimos ter acesso a tantas informações de forma rápida. E, baseados nesses dados, podemos tomar decisões mais assertivas.

Um exemplo atual do uso de Machine Learning são os chatbots no atendimento ao cliente. 

Abastecido com dados, essa tecnologia é capaz de entender e responder às necessidades do consumidor de forma ágil, reduzindo o tempo de espera. Com isso, melhora a experiência do usuário com a empresa.

Depois, quando o robô já não é mais capaz de seguir com o atendimento, ele encaminha o cliente para falar com uma pessoa. 

É por isso que o Machine Learning e outras inovações tecnológicas não devem ser vistas como um inimigo. Elas não vão tomar o lugar dos humanos (não para tudo, pelo menos), mas devem sim ajudar a deixar o nosso trabalho mais rápido e fácil.

4. Drones entregadores

Os drones viraram uma febre, principalmente para uso pessoal. Em 2017, o número total de aparelhos em todo mundo chegou a cerca de 3 milhões. Agora, os drones corporativos também devem ganhar mais espaço.

Vídeo de uma pessoa pilotando um Drone com o controle remoto. O Drone está carregando uma pizza para entrega.

Drone entregando pizza

O seu principal uso comercial para os próximos anos deve ser o cargo de entregadores. Já imaginou receber sua pizza dessa forma? Pois, a empresa Domino’s fez um teste em 2016, na Nova Zelândia.

E, é claro, que a Amazon não ficou para trás. A empresa, sempre atenta a inovações tecnológicas, lançou o chamado Prime Air com a intenção de reduzir drasticamente o tempo de entrega utilizando drones. 

A intenção era que ao invés do prazo de dois dias para delivery, passasse para apenas 30 minutos.

A primeira entrega de mercadorias da Amazon por meio de um drone aconteceu em 2016, na Inglaterra. O aparelho demorou cerca de 13 minutos desde o centro de distribuição até o quintal do consumidor, onde foi deixada a encomenda.

5. Assistentes virtuais

Outra inovação tecnológica que tem como objetivo tornar a vida humana mais fácil são as assistentes virtuais. Por meio de uma tecnologia avançada, elas são capazes de entender tudo o que você fala e interagir.

Mais do que auxiliar dizendo qual a previsão do tempo, como está o trânsito, comprar produtos, marcar reuniões ou pesquisar termos na internet, as assistentes virtuais podem, no futuro, ajudar com qualquer assunto, inclusive sua saúde.

Imagem de alguns aparelhos de assistentes virtuais.

tramp.com.br

Por exemplo, se um dia você não estiver se sentindo bem, elas serão capazes, por meio dos seus sintomas, indicar remédios e até dar conselhos. As assistentes mais famosas hoje são a Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple.

6. Blockchain

Teve o “boom do bitcoin” e muito se falou sobre moedas digitais. Mas, agora, parece que o blockchain é o novo queridinho da vez. 

Simplificando o assunto, ele é uma arquitetura de rede descentralizada que evita a duplicidade de registros.

No início, foi criado com a intenção de garantir transações confiáveis de bitcoins entre os interessados. Mas, por ter diversas aplicações, muitas pessoas acreditam que essa é uma das inovações tecnológicas de grande aposta para o futuro.

Ele poderia, por exemplo, substituir os bancos, que são instituições centralizadas e, por isso, são mais suscetíveis a cibercrimes. 

Pela tecnologia blockchain, as operações podem ser realizadas sem intermediadores de pagamentos e custam menos. 

Mas, essa aplicação vai além do dinheiro, podendo passar a ser usada também na saúde, educação e até para substituir os cartórios. Vamos ficar de olho.

7. Impressão de tudo 3D

Uma das inovações tecnológicas mais interessantes e que podem realmente mudar as nossas vidas é a impressora 3D. Antigamente, esses aparelhos eram gigantes e só serviam para imprimir documentos.

Hoje, você só precisa estar conectado a um computador que tenha o software ideal e será capaz de imprimir qualquer objeto. Móveis, instrumentos musicais ou até mesmo um carro.

Parece mentira, não? Mas, a empresa americana Local Motors “imprimiu” um carro usando fibra de carbono em 2014, o processo levou 44 horas. 

E se você pensa que a utilidade da impressora 3D se restringe apenas a objetos, você se enganou. Já que um dos segmentos que mais pode aproveitar essa tecnologia é a saúde.

É possível que num futuro não muito distante, transplantes de órgãos desapareçam. Pois já é possível criar próteses adaptadas para cada indivíduo e até “imprimir” órgãos para serem usados em humanos. Falamos mais sobre esse assunto no artigo do futuro da medicina.

8. Pagamento por reconhecimento facial

O reconhecimento de face tem evoluído muito. Você já reparou que ao colocar uma foto com amigos no Facebook, o sistema já reconhece a maioria deles? Não é mágica não, é um grande exemplo das inovações tecnológicas em algoritmos e inteligência artificial.

E, se esse avanço já parece sensacional, saiba que, no futuro, nosso rosto deve se tornar uma espécie de “credencial”. Ele terá funções desde servir para entrar em prédios até fazer pagamentos só pelo reconhecimento de face.

Na China, a startup Face++ tem investido pesado para tornar o reconhecimento facial cada vez mais preciso. 

A tecnologia que eles criaram já está disponível em diversos aplicativos, um deles é o Alipay, usado por mais de 120 milhões de pessoas no país. As pessoas podem transferir dinheiro usando apenas o reconhecimento facial, nada de digitar senhas ou tokens.

Ou seja, melhorar a experiência do consumidor é outro ponto que essas inovações tecnológicas pretendem revolucionar. 

Além do pagamento, a ideia é que restaurantes e cafés também usem essa ideia da seguinte forma: assim que alguém entrar no estabelecimento, o funcionário receberá um alerta, podendo se aproximar e já saudar você pelo seu nome.

O reconhecimento facial tem evoluído principalmente na China. Pois, lá o governo tem uma postura aberta sobre privacidade e controle da população. Com isso, não há as mesmas barreiras para explorar essa ideia como nos Estados Unidos e Europa. 

Além disso, vale dizer que, no país, o reconhecimento facial também tem sido muito aplicado para ajudar a encontrar criminosos.

9. Vento inteligente e potência solar 

Muitos países buscam por fontes alternativas de energia. O Sol e o vento são exemplos. Ou seja, a energia solar e a energia eólica. Pois, são opções que causam menos impactos ambientais, como no caso do uso da água para tal. 

Com o Big Data e a inteligência artificial, é possível prever quanto de energia as turbinas eólicas irão produzir. Ou seja, essa inovação tecnológica é essencial para o desenvolvimento de tecnologias para a integração de energia eólica e solar em uma rede elétrica. 

Em um relatório anual divulgado pela Agência Internacional de Energia (2018), prevê um aumento de 25% até o ano de 2040. Além disso, a pesquisa aponta que as fontes de energias renováveis vão fazer parte de 40% das formas de obtenção de eletricidade. 

10. Compras online

O e-commerce, ou o comércio eletrônico, são as vendas realizadas pela internet. Nos dias de hoje, comprar online revolucionou o modo como consumimos. 

Comprar sem sair de casa é algo muito vantajoso para o usuário. Mas, também traz benefícios para a empresa. Pois, o empreendedor vende 24 horas por dia e não tem que arcar com os gastos de um espaço físico e funcionários, por exemplo. 

Este tipo de autonomia para comprar é uma crescente no mundo todo, que a inovação tecnológica proporcionou!

11. Cloud Computing 

Em português, computação em nuvem, é a possibilidade de acessar arquivos, como imagens, vídeos, áudios etc, de forma remota por uma rede virtual. Não é mais preciso salvar no seu notebook ou computador de mesa, e ter acesso restrito apenas com a sua máquina. 

Ou seja, ao invés de armazenar documentos internamente, é possível contratar provedores para fazer isto. 

Dessa forma, é possível economizar recursos financeiro, aumentar a segurança das informações e ter mobilidade para acessar os documentos de qualquer lugar com facilidade e rapidez. 

12. Business Intelligence (BI)

Um grande avanço para as empresas, é poder analisar dados corporativos. O business intelligence é responsável por coletar, integrar e verificar e apresentar dados. 

Com tais informações, é possível tomar decisões mais assertivas e ter estratégias mais bem elaboradas, minimizando falhas e energias desnecessárias. 

E, já que estamos falando de inovações tecnológicas… 

Conheça a plataforma tecnológica para realizar cobranças e gerenciar pagamento da Vindi

Veja como você pode alavancar o seu negócio e o seu jeito de realizar cobranças com a melhor plataforma de recorrência do mercado: 

  • Melhore a gestão do seu negócio: dashboards em tempo real e mais de 15 tipos de relatórios para você analisar todas as suas transações;
  • Ferramentas para vender mais e sempre: página de pagamento, compra com 1 clique, Vindi Boletos, checkout transparente, multi adquirência e bandeiras;
  • Recupere a inadimplência: régua de cobrança, Renova Vindi, Retentativa Simples e Transação de Verificação;
  • Solução completa para pagamentos: automação de processos e redução de custos, gateway de pagamento independente e API com diversas integrações;
  • Segurança e privacidade: certificação PCI Compliance, nível 1, que contempla as regras de segurança das empresas do setor de cartões e pagamentos.
Solução Completa de Pagamentos Online, Recorrentes e Presenciais

Precisa de uma solução em pagamentos?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies