5 tendências tecnológicas que estão mudando o mundo

Hoje, já podemos presenciar algumas tendências tecnológicas que estão impactando nossa vida; como, por exemplo, a nova assistente virtual do Google,

capaz de reproduzir de forma idêntica a voz humana. Ou, até mesmo os avanços na área de pesquisas espaciais como o recente lançamento do Falcon Heavy, da Space X de Elon Musk.

Mas antes de falarmos de carros voadores e viagens à Marte, vamos dar uma olhada em algumas tendências tecnológicas que já começaram a moldar diversos negócios pelo mundo. Como a IoT (Internet of Things) e a IA (Inteligência Artificial).

5 tendências tecnológicas

1 –  Impressoras 3D

Impressoras 3D não são mais novidade. Contudo, tendências tecnológicas estão repensando o modo de uso desse mecanismo. Como, por exemplo: confecção de roupas; próteses mecânicas; casas e, até mesmo, comida!

Uma startup de Barcelona desenvolveu o Foodini, um aparelho que aproveita a tecnologia da impressora 3D na sua cozinha. Assim, será possível criar alimentos em formatos variados, como biscoitos e massa de pizza.

Também já presenciamos uma impressora capaz de “imprimir” uma casa de 230 m² em apenas 20 horas.

2 – Exoesqueleto

Diversas empresas em diferentes segmentos estão apostando nos exoesqueletos. Trata-se de uma roupa especial feita para diminuir esforços físicos, tornando o desempenho do usuário muito mais eficiente. A tecnologia também ajuda a reduzir consideravelmente o número de acidentes de trabalho.

Além disso, uma empresa japonesa desenvolveu um exoesqueleto chamado HAL (Hybrid Assistive Limb) cujo objetivo é ajudar pacientes que tenham sofrido lesões vertebrais a recuperar o movimento das pernas.

3. Carregador de celular e internet 5G

A estudante Eesha Khare, de apenas 18 anos, desenvolveu um projeto para recarregar a bateria de celulares em um tempo muito inferior ao que temos hoje. Na verdade, em questão de segundos. Khare ainda criou uma forma para aumentar a durabilidade da carga.

Além de baterias de smartphones capazes de serem recarregadas em poucos instantes, é possível que entre as tendências tecnológicas tenhamos uma rede de internet 5G. E talvez não seja em um futuro tão distante; uma vez que especialistas acreditam que teremos esse tipo de tecnologia ao final de 2019.

Com uma rede 5G, com potencial de ser até 10 vezes mais rápida que a atual, teremos serviços de internet com maior eficiência e praticidade. Isso poderá significar mudanças drásticas na forma como consumimos conteúdos.

4. Armazenador de comida

Toneladas de alimentos são desperdiçados por ano. Exatamente 1,3 milhões, segundo dados da ONU, o equivalente a 30% de toda a comida produzida no mundo. Para contornar essa situação, uma startup chamada VacuVita desenvolveu uma caixa de armazenamento de comida que cria um vácuo de forma automática.

A novidade tem como objetivo preservar alimentos durante longos períodos para evitar desperdícios e revolucionar a forma como consumimos e armazenamos mantimentos.

5. Carros autônomos

Empresas como a Google e Uber já desenvolveram seus protótipos de carros autônomos. Os veículos, que ainda estão em fases de testes, passam por revisões constantes em seus softwares, uma vez que todos já estiveram envolvidos em algum tipo de acidente recente.

Contudo, entre as tendências tecnológicas, alguns especialistas acreditam que num futuro próximo tenhamos um sistema de compartilhamento de caronas. Mas isso não significa que será exatamente um carro. O usuário poderá pedir esse possível veículo para ir a qualquer lugar, de forma muito mais barata e eficiente que um carro autônomo.

Ainda não sabemos com precisão quando essas tendências tecnológicas estarão, efetivamente, disponíveis em nosso dia a dia. Contudo, podemos afirmar com certeza que elas já estão moldando a forma como enxergamos o presente.

cta tomorrow

Jornalista, escritor e redator publicitário. Atua com produção de conteúdo, inbound marketing e desenvolvimento de estratégias de SEO.

Você vai gostar também

Futuro da medicina: saiba o que vai transformar a ... Você consegue imaginar que, na década de 40, quando um paciente precisava fazer um hemograma - um dos exames mais comuns - o médico tinha que analisar...
Como adotar a tecnologia educacional em sua escola... Salas de aula são grandes espaços interativos. Logo, são ambientes mais do que propícios para desenvolver mecanismos capazes de conectar cada vez mais...
Como melhorar o seu site para aquisição de cliente... Ao criar um site, o que todo mundo espera é se destacar na internet e aumentar os lucros e desenvolvimento da empresa, seja ela física ou virtual. Cre...
Qual é o futuro do pagamento? Entenda as principai... Se há alguns anos alguém lhe dissesse que o futuro do pagamento envolveria o reconhecimento da nossa íris ou mesmo roupas inteligentes o suficiente pa...