E lá vamos nós para mais um ano!!! 2018 chegou!!! E após um 2017 de crescimento, o e-commerce promete continuar evoluindo, inovando e crescendo.

Apenas para recordarmos alguns números do ano passado:

  • O nº de pedidos online cresceu 3,9%
  • O nº de clientes que efetuaram pelo menos uma compra cresceu 10,7%
  • O m-commerce teve crescimento de 35,9% nas vendas

*Fonte: 36º relatório Webshoppers

Então, acho interessante agora falarmos de algumas tendências que vieram para ficar, se firmar e auxiliar no crescimento online esse ano:

Omnichannel

O canal que no início gerou muita polêmica, desconfiança e desavença entre online e offline, atualmente se tornou mais uma grande oportunidade para lojistas e consumidores.

Com soluções tecnológicas que permitem a gestão de estoque integradas, de distribuição facilitada, com maior alcance e cupom fiscal eletrônico em substituição ao cupom fiscal tradicional, entre outras, o foco ficou 100% em vender e fidelizar o consumidor.

O simples fato de poder comprar online e retirar na loja física, sem custo do frete e com maior agilidade, já se torna um indicador de aumento das vendas.

M-commerce

Fortalecer esse canal deve ser prioridade para os e-commerces em 2018.

Tornar os e-commerces com design responsivo para mobile, fazendo com que a experiência do usuário seja excelente nos smartphones e tablets, levando os consumidores a não apenas realizar pesquisas mas também efetivar a compra no momento do impulso, com facilidade, simplicidade e rapidez.

Produção de Conteúdo

Você pode achar que não, mas seu cliente quer sim consumir conteúdo além do produto e cada vez mais conteúdo de fácil absorção e entendimento e os vídeos são prova disso, não é à toa que o YouTube só cresce.

Sem longos textos ou explicações complexas, um simples vídeo com conteúdo objetivo e de fácil entendimento irá atrair e reter as atenções.

Produza mais conteúdo, os custos das ferramentas valem cada centavo investido, pense não só nos consumidores atuais mas também nas próximas gerações.

Produtos de nicho e personalizados

Os produtos focados em determinados nichos e aqueles personalizados vêm cada vez mais tomando conta de uma grande fatia de mercado no e-commerce.

Os consumidores querem peças únicas, que sejam a sua cara e expressem seus sentimentos ou aquelas que não são facilmente encontradas, mas você vende e atende com excelência e fideliza e se torna a referência. Pense nisso!!!

Inteligência Artificial

Alguém ouviu falar em robô aí? Sim, a grande maioria dos consumidores ainda tem preferência em ligar e falar com um atendente, mas a tendência disso mudar no próximo ano é muito forte!

Os chamados chatbots vieram para ficar. A agilidade em gerir mais de um atendimento simultâneo, a praticidade na implementação e a diminuição de custos são pontos importantes, além de facilitar a jornada da compra para o consumidor e a qualidade do serviço prestada são fundamentais.

E aí, agora que você já conhece as tendências do e-commerce para 2018, a pergunta é: seu e-commerce está preparado?

 

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