E lá vamos nós para mais um ano!!! 2018 chegou!!! E após um 2017 de crescimento, o e-commerce promete continuar evoluindo, inovando e crescendo.
Apenas para recordarmos alguns números do ano passado:
- O nº de pedidos online cresceu 3,9%
- O nº de clientes que efetuaram pelo menos uma compra cresceu 10,7%
- O m-commerce teve crescimento de 35,9% nas vendas
*Fonte: 36º relatório Webshoppers
Então, acho interessante agora falarmos de algumas tendências que vieram para ficar, se firmar e auxiliar no crescimento online esse ano:
Omnichannel
O canal que no início gerou muita polêmica, desconfiança e desavença entre online e offline, atualmente se tornou mais uma grande oportunidade para lojistas e consumidores.
Com soluções tecnológicas que permitem a gestão de estoque integradas, de distribuição facilitada, com maior alcance e cupom fiscal eletrônico em substituição ao cupom fiscal tradicional, entre outras, o foco ficou 100% em vender e fidelizar o consumidor.
O simples fato de poder comprar online e retirar na loja física, sem custo do frete e com maior agilidade, já se torna um indicador de aumento das vendas.
M-commerce
Fortalecer esse canal deve ser prioridade para os e-commerces em 2018.
Tornar os e-commerces com design responsivo para mobile, fazendo com que a experiência do usuário seja excelente nos smartphones e tablets, levando os consumidores a não apenas realizar pesquisas mas também efetivar a compra no momento do impulso, com facilidade, simplicidade e rapidez.
Assista um trecho do Papo Recorrente sobre: Tendências do e-commerce
Produção de Conteúdo
Você pode achar que não, mas seu cliente quer sim consumir conteúdo além do produto e cada vez mais conteúdo de fácil absorção e entendimento e os vídeos são prova disso, não é à toa que o YouTube só cresce.
Sem longos textos ou explicações complexas, um simples vídeo com conteúdo objetivo e de fácil entendimento irá atrair e reter as atenções.
Produza mais conteúdo, os custos das ferramentas valem cada centavo investido, pense não só nos consumidores atuais mas também nas próximas gerações.
Produtos de nicho e personalizados
Os produtos focados em determinados nichos e aqueles personalizados vêm cada vez mais tomando conta de uma grande fatia de mercado no e-commerce.
Os consumidores querem peças únicas, que sejam a sua cara e expressem seus sentimentos ou aquelas que não são facilmente encontradas, mas você vende e atende com excelência e fideliza e se torna a referência. Pense nisso!!! Aproveite e assista o outro trecho do nosso papo recorrente
Inteligência Artificial
Alguém ouviu falar em robô aí? Sim, a grande maioria dos consumidores ainda tem preferência em ligar e falar com um atendente, mas a tendência disso mudar no próximo ano é muito forte!
Os chamados chatbots vieram para ficar. A agilidade em gerir mais de um atendimento simultâneo, a praticidade na implementação e a diminuição de custos são pontos importantes, além de facilitar a jornada da compra para o consumidor e a qualidade do serviço prestada são fundamentais.
E aí, agora que você já conhece as tendências do e-commerce para 2018, a pergunta é: seu e-commerce está preparado?