O segmento fitness não para de crescer no Brasil. Estamos na “era saudável”. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em se alimentar bem e também a cuidarem de sua aparência.
Prova disso é que nosso país é considerado o segundo maior mercado de fitness do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A informação é da ACAD (Associação Brasileira de Academias) que também divulgou que já são 35 mil academias espalhadas por todo o território nacional.
Se os dados são positivos, é preciso dizer também que não é nada fácil fazer a gestão de um espaço fitness. Todo gestor sabe que há grandes desafios para conseguir fazer seu negócio se destacar dos concorrentes.
No geral, existem quatro principais obstáculos para uma academia, são eles:
1 – Combater a inadimplência
Quando você não tem um sistema de recorrência para academia e o pagamento deve ser feito pessoalmente na recepção, o recebimento cai.
Muitas vezes, o cliente não deixa de pagar por má fé. Se for por boleto, ele pode se esquecer da data de vencimento. Ou mesmo o documento pode não chegar para ele por algum atraso dos correios.
Já quando o pagamento deve ser feito em dinheiro, nem sempre ele se lembra de ir até o banco sacar a quantia da mensalidade.
Nos tempos atuais, as pessoas estão sempre correndo e atribuladas com tarefas a terminar.
2 – Aumentar vendas
Outro ponto importante é o desafio de converter mais potenciais clientes em alunos. Além dos planos que você oferece, a forma de pagamento também conta nesse momento.
Digamos que o seu potencial cliente gostou do seu espaço, então, para ele fechar, você oferece a opção anual. Nela, ele ganha descontos no valor da mensalidade. Só que na hora de pagar ele descobre que a única forma disponível é parcelar no cartão de crédito.
Mas ele não tem limite em seu cartão para passar o valor total ou mesmo ele não quer deixar seu limite bloqueado por 12 meses.
Nesse momento, por não ter a recorrência para academia, você acaba de perder vendas.
3 – Reter alunos
Vários aspectos fazem o aluno querer continuar treinando com você ou, então, preferindo mudar para outro lugar.
Pode ser desde um atendimento ruim, instrutores mal preparados ou mesmo equipamentos sempre quebrados. Por isso, é sempre importante investir em oferecer uma experiência positiva para seus aluno. Só assim eles nunca vão querer deixar de frequentar sua academia.
E um dos pontos para também engajar os frequentadores é exatamente evitar que eles tenham dor de cabeça. Mesmo que seja para pagar a mensalidade.
Como falamos um pouco acima, ele ter que se preocupar em ir ao banco ou pegar um cheque emprestado, isso toma tempo. E hoje, quem não faz de tudo para economizar tempo?
4 – Receita previsível
Mais um tópico de preocupação dos gestores de academia é descobrir como aumentar o tíquete médio dos alunos, além de saber com quanto podem contar no final do mês.
Sem saber se o seus clientes não vão esquecer de pagar em dia a mensalidade, fica difícil prever qual vai ser o caixa no final do mês.
Como a recorrência para academia pode ajudar
Quando você passa a contar com um sistema que automatiza os pagamentos, as suas preocupações acima reduzem muito.
O motivo é que softwares de pagamento recorrente, como o da Vindi, oferecem a opção do cliente pagar por meio do débito recorrente. Para isso, ele não precisa deixar seu limite preso.
A cada mês, apenas o valor de uma parcela é debitado da conta do aluno. Essa cobrança é ainda feita de forma automática, então você não corre o risco dele esquecer. O que já resolve os dois principais problemas de um gestor, a inadimplência e o aumento de vendas.
A recorrência também ajuda a ter uma receita previsível. Pois ele sabe exatamente quantos alunos estão com sua assinatura ativa e em qual data o valor será debitado do cartão.
Por não ter mais a preocupação em lembrar de pagar a academia na data certa, o aluno se engaja mais com o seu espaço e pode focar todo seu tempo em treinar para conquistar seus objetivos.
Recorrência de ERP Fitness X sistemas especializados
Muitos gestores acabam sendo resistentes em contratar um novo software para pagamento recorrente, pois já trabalham com um ERP que possui essa opção.
Mas é preciso lembrar que a recorrência oferecida por esses sistemas é limitada. Só é possível cobrar por meio de uma operadora, ficando assim preso às taxas cobradas por ela.
Agora, quando você contrata um sistema especializado em cobrança recorrente, é possível operar por meio de diversas adquirentes. Isso permite uma redução entre 26% a 30% dos gastos anuais, segundo Anderson Costa, consultor comercial da Vindi.
Com esse dinheiro sobrando, dá para investir em novos equipamentos ou mesmo em uma reforma para modernizar sua academia.