Quem tem uma loja online sabe que ter sucesso nas vendas depende de vários fatores importantes. Hoje os clientes querem mais do que apenas preço baixo. Eles procuram também várias formas de pagamento, como o boleto bancário, que é um método simples, mas que facilita a vida dos consumidores. Entretanto, muitos gestores têm dúvidas com detalhes como emissão, além da cobrança de tarifas do documento. Afinal, é preciso ter estas informações para o melhor gerenciamento de seu negócio e para saber fazer a melhor opção para sua empresa. Para te ajudar com o assunto, confira a seguir informações importantes sobre as tarifas cobradas.

Qual o valor das tarifas?

A taxa cobrada pelos boletos varia muito. Por exemplo, nos documentos registrados a empresa paga a taxa por qualquer título que seja emitido, independente do pagamento do boleto pelo consumidor. Mas, quando falamos em boletos registrados a história muda. A taxa é mais alta, pois a empresa terá acesso a serviços disponibilizados pelo banco como protesto em casos de não pagamento do boleto. Quando o boleto não é registrado, saiba que o banco cobra uma taxa somente se o consumidor realizar o pagamento. Ressaltando que se o cliente quiser receber seu boleto em casa, o consumidor terá que pagar pequenas despesas de envio pela companhia. Importante lembrar que quando existem outras formas de pagamento sem custo extra, como por exemplo, impressão de boleto pela web, o cliente não é obrigado a pagar esta despesa adicional. Caso não existam outras alternativas a disposição do consumidor ou ele recebe o boleto em sua residência mesmo sem solicitação, saiba que a cobrança é abusiva e ilegal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Comparativo de tarifa de boleto dos bancos

Na hora de optar pela instituição financeira para a geração do boleto, vale fazer uma pesquisa para economizar nas taxas. No Itaú, por exemplo, a despesa para boleto com registro é de 5,4. Já sem registro o valor cai para 4,75. No Bradesco com registro o emissor pagará 4,74. Sem registro o valor aumenta para 6,24. No Banco do Brasil o documento registrado é de 6,9 e sem registro 5,3. Na caixa o documento com e sem registro tem o mesmo valor de 3,52. Já no HSBC o emissor vai pagar 6,53 para obter o boleto com registro e 5,82 sem registro. E por fim no Santander o documento registrado é de 6,54 e sem registro sai por 5,29.

Como o consumidor recebe boletos online

A cada compra feita pelo cliente, o boleto é enviado de forma automática para seu endereço eletrônico e pode ser conferido em computadores ou em aparelhos como tablets ou smartphones. Quando o consumidor recebe o documento ele pode efetuar o pagamento na própria máquina, ao copiar a sequência do código de barras ou imprimi-lo para pagar no banco ou em uma autorizada. E em casos de danos com o documento, o consumidor poderá acessar novamente o boleto gerando uma nova data de vencimento. Tudo de forma prática e sem qualquer tipo de complicação.

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais práticas do país, e é importante oferecer esse método ao seu cliente. Mas para isso, o gestor deve ter mais informações sobre o assunto, para melhor administração de seu negócio. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

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