Sou muito fã da Netflix, na mesma intensidade que gosto da Salesforce como negócio.
Sou assinante da Netflix, (NFLX) desde 2012. Também tenho Prime Video, HBO e Apple TV+. Me julguem, mas eu sou um usuário ávido de plataformas de streaming. Vejo séries, filmes, documentários e shows. Inclusive não tenho mais TV à cabo em casa há algum tempo.
Ilustrei isso para afirmar minha crença nesse tipo de serviço, que vai tomando espaço nos orçamentos das famílias, cada dia que passa. Pay as you go.
Já com a Salesforce (CRM), meu apreço vai muito porque eles mudaram a indústria de software no mundo. Usamos o CRM deles aqui na Vindi, mas eu sou ainda mais fã, porque ela foi “a empresa” que definiu as novas regras da distribuição de software no mundo. A Salesforce ilustra como ninguém o termo SaaS e seus impactos no mundo.
Acredito bastante que SaaS mudou a forma como a sociedade consome.
Salesforce e Netflix, as imparáveis.
Não vou discutir nesse artigo as estratégias que levam essas duas empresas a serem grandes “colossos do mercado de assinaturas”, tampouco as alavancas de crescimento delas, que têm quase que uma ciência de dados por trás. Vou ilustrar só um histórico simples de onde saíram e onde estão.
Fato é que, a Netflix (recorrência focada no consumidor) e a Salesforce (recorrência focada em empresas) vão atingir respectivamente, 200 milhões assinantes e U$20 bilhões de faturamento em breve. Peguei os dados do Statista e dos tweets do Marc Benioff, CEO da Salesforce.
Fiz uma pequena análise, que compartilho abaixo…
200 milhões de assinantes
Começando pela Netflix (B2C), a empresa saiu de 22 milhões de assinantes em 2011, para 193 milhões em 2020. É muito consistente o crescimento em número de usuários, ano a ano.
A empresa está bem perto de ultrapassar 200 milhões de assinantes no mundo todo, mesmo com o rápido avanço da Disney Plus e da Amazon Prime. A Netflix que está na vanguarda desse tipo de serviço, ainda é uma líder a ser batida, e com muita folga.
A Disney, grande ofensora nesse crescimento da Netflix está mostrando as garras, já que atingiu recentemente 60,5 milhões de assinantes.
U$20 bilhões de receita
No caso da Salesforce (B2B), que também está na vanguarda do modelo de assinaturas, a concorrência é ainda mais severa (com muitos players de softwares entrando no mercado). A estratégia ao longo do tempo deles foi crescer através da plataforma, adquirindo empresas e agregando serviços dentro do ecossistema Salesforce. Na sua história de 21 anos, a empresa comprou negócios como a Tableau, Heroku, Desk.com e mais de 60 empresas.
Mesmo com o avanço de Hubspot, Zendesk, Pipedrive e outras ferramentas globais de vendas e marketing, a Salesforce é um colosso em criação de plataforma e receita.
A Salesforce saiu de U$4 bilhões para U$17 bilhões de receita em 6 anos. Em valores convertidos para o nosso real (BRL), podemos afirmar que a Salesforce é uma empresa que vai atingir R$100 bilhões de receita em breve.
Impressionante.
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