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Se você tem uma loja, empresa comercial ou qualquer outro tipo de estabelecimento que lida com vários clientes ao mesmo tempo, sabe que proporcionar facilidade para pagamentos é um dos fatores de grande sustento e melhoria para seu negócio. Mas dependendo do tipo de negócio e de suas necessidades, pode ser vantajoso investir mais em uma tecnologia específica de pagamento, em detrimento de outra. Nesse caso, Por que devo escolher um gateway e não um subadquirente? 

Basicamente, um gateway consiste em uma interface para pagamentos digitais, agrupando a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e os bancos correspondentes. Muito usado no e-commerce, o gateway encontra-se instalado em um servidor remoto, o qual é mantido por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transações feitas on-line em websites de empresas ou pessoas físicas. Aqui, aceitam-se os cartões de crédito, de débito e outras formas de pagamentos eletrônicos, protegendo-se as informações de forma segura com criptografia e outros meios de chaveamento autorizado.

O que é um subadquirente de pagamentos?

Os subadquirentes, também conhecidos como facilitadores, são empresas que desempenham um papel de intermediação entre os pagamentos feitos pelos clientes aos credores. Oferecem baixíssimo ou nenhum custo de implementação, mas em compensação cobram caro pelo serviço. Em geral um percentual entre 4.99% a 7% por transação realizada, ou um preço fixo por depósito. As empresas mais conhecidas neste ramo, aqui no Brasil, são PagSeguro, Paypal, BCash e Mercado Pago.

As vantagens de ter um gateway ao invés de um subadquirente

Os gateways de pagamento processam a operação no exato momento em que o comprador paga pela mercadoria ou serviço, ou seja, o software da ferramenta completa a transação no check out das lojas virtuais ou sistemas afins. O modelo possibilita que os comerciantes tenham mais segurança no processamento de cartões de crédito e de débito, por exemplo, já que a tecnologia implantada no gateway realiza a checagem antifraude dos dados do consumidor, aumentando consideravelmente a proteção contra cartões roubados, clonados, falsificados ou sem fundos suficientes para arcar com a compra. Além disso, é comum que o serviço seja cobrado por número de transações, o que o torna muito menos oneroso do que os subadquirentes.

No caso de um adquirente, por exemplo, a agilidade pode até ser maior, mas o gabarito de checagem de dados é menos absorvente, além de ocasionar um alto índice de desistência das compras. Isso acontece porque, para cumprir o pagamento, o consumidor é redirecionado para o ambiente virtual dos portais dos subadquirentes. O procedimento assim é bem mais demorado, demandando o Log In do usuário, senha e a passagem de mais janelas. O que muitas vezes faz com que o carrinho de compras, mesmo que contendo produtos diversos, seja abandonado sem que a compra seja finalizada. No sistema de gateway, o check out é mais rápido, transparente e facilita a concretização das vendas.

Para médios e grandes projetos o Gateway é o mais indicado, sempre. 

É claro que a escolha depende de como você quer tocar seu empreendimento. Mas, se você deseja uma tecnologia de pagamento simples, rápida, eficiente e de baixo custo, você deve pensar seriamente em implementar uma solução gateway em sua empresa. Essa afirmação também serve para quem quer crescer rapidamente.

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Quer entender ainda mais sobre os tipos de tecnologia para para pagamentos? Acesse o artigo Adquirentes, Subadquirentes e Gateways.

 

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Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.