Empreender não é para qualquer um. Montar um negócio e fazer com que ele prospere é uma tarefa difícil. Para as mulheres empreendedoras, o desafio pode ser ainda maior. Isso porque os pedidos de crédito apresentados por elas têm 14,8% menos chances de serem aprovados do que os dos homens, segundo um estudo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). 

Mesmo com todos os desafios, o Brasil tem uma lista enorme de empreendedoras que desafiaram o mercado e possuem histórias de sucesso.  Por isso, para enaltecer essas mulheres, separamos alguns grandes nomes de mulheres empreendedoras brasileiras. Pode ter certeza que inspiração e admiração não vão faltar. 

Mulheres empreendedoras brasileiras de sucesso que vão te inspirar 

Independentemente do segmento, as mulheres estão com tudo no mercado.

Por isso, selecionamos histórias dos mais diferentes ramos: financeiro, beleza, tecnologia, varejo e confeitaria para você.

Acompanhe o texto abaixo se encante com histórias inspiradoras. 

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza 

Do interior de Franca (SP) para para a presidência de uma das maiores lojas de varejo, Luiza Helena Trajano tem o espírito vendedor desde criança. Aos 12 anos, trabalhou como vendedora na loja dos seus tios para comprar presentes de Natal com o dinheiro das comissões.

Além de alcançar seu objetivo, conseguiu um dinheirinho a mais para deixar na poupança. Sabe qual era essa loja? A gigante do varejo, Magazine Luiza, na época, ainda sem toda a fama.

Seu primeiro emprego, de forma efetiva, foi como balconista aos 18 anos na loja dos seus tios. Formou-se em Direito e Administração de Empresas e passou por todos os setores da empresa. E, em 1991, sua tia, Luiza Trajano Donato (que deu origem ao nome da empresa), passou presidência da loja Magazine Luiza para ela. 

Luiza é muito engajada nas causas femininas. Em 2018, a Magazine Luiza lançou a campanha ‘Mete a Colher’ para incentivar as pessoas a impedirem a violência doméstica no Dia Internacional da Mulher.

Além disso, Luiza é presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que conta com mais de 98 mil participantes do Brasil e exterior que focam em garantir direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade para todos.

Aqui ela conta como surgiu esse Grupo:

Ela tem dicas de frases importantes para quem quer empreender:

  • Cliente, o bem mais importante;
  • Críticas são valiosas;
  • Um time de sucesso não tem apenas uma estrela, mas sim várias;
  • Tire proveito dos seus erros. 

Dá para aprender muito com ela, né? Continue lendo outros exemplos de mulheres empreendedoras! 

Zica Assis – Instituto Beleza Natural 

Zica de Assis teve uma infância muito difícil. Desde os seus 9 anos de idade, teve que trabalhar como babá para conseguir ajudar a família.

Aos 21 anos, fez um curso de cabeleireira para ter autonomia para cuidar do seu cabelo. Mas, ela tomou tanto gosto que isso passou de hobby para profissão: abrir um salão próprio especializado em cabelos crespos e ondulados. Ela refletiu sobre a dificuldade que passava de encontrar pessoas que soubessem, de fato, cuidar deste estilo de cabelo.

Por isso, criou o seu próprio negócio que, hoje, é um verdadeiro sucesso: o Instituto Beleza Natural. Conheça aqui mais da sua história:

Simony César – Aplicativo NINA 

NINA é uma plataforma tecnológica para denunciar experiências de assédio sexual no transporte público. A ideia partiu de Simony César, 27 anos, filha de uma cobradora de ônibus.

A futura empreendedora via que a sua mãe estava sempre muito vulnerável neste meio de transporte público. Além de sua mãe ter uma vivência neste meio, Simony também teve experiência de um estágio em uma administradora de transporte em Recife. Mas, a ideia de fazer algo que ajudasse as mulheres que usam transporte público só ocorreu quando uma pessoa, próxima de Simony, sofreu um caso de assédio. 

A NINA faz parte do aplicativo Meu Ônibus, em Fortaleza. Uma ideia incrível que ajuda e zela pela vida de muitas mulheres que precisam utilizar os transportes públicos.  Clique aqui para conhecer mais da história.

Cristina Junqueira – Nubank 

Uma das fundadoras do Nubank, Cristina Junqueira, é sinônimo de sucesso. O negócio começou em maio de 2013, na cidade de São Paulo, com mais 2 sócios. Hoje, o Nubank conta com mais de 1.500 funcionários. 

Nascida em Ribeirão Preto, Cristina mudou-se para o Rio de Janeiro e ficou na cidade até a sua adolescência. De lá, foi para São Paulo fazer sua graduação de Engenharia de Produção na USP (Universidade de São Paulo). Depois, fez mestrado em Engenharia, também na USP. Sendo uma executiva do mercado financeiro, Cristina mudou de rumo para empreender.

Conheça mais da história dela aqui:

Um pedaço da sua história empreendedora que é muito legal de ser apontado, é que sua filha nasceu quase junto com a startup. Ela até mesmo brinca que sua filha é gêmea do Nubank. Ou seja, uma vida dividida em maternidade e a estruturação da empresa, onde ambas atividades foram feitas com muito sucesso por Cristina! 

Cleusa Maria da Silva – Sodiê Doces 

De família muito pobre, Cleusa trabalhou desde muito nova. Foi boia-fria, cortadora de cana e empregada doméstica. Mas, foi quando virou funcionária de uma empresa que a oportunidade chegou.

A mulher do seu chefe, que trabalhava fazendo bolos, teve problemas de saúde. Por isso, Cleusa começou ajudar a preparar e entregar as encomendas. Com o dinheiro que ganhava, conseguiu abrir em pequeno espaço em Salto, interior de São Paulo, que hoje é a famosa Sodiê.

Com o tempo, o negócio foi crescendo com novas unidades nas cidades próximas. Em 2007, a Sodiê virou franquia, e hoje, são mais de 315 lojas pelo Brasil em diferentes estados. Mas, Cleusa não se limitou apenas ao nosso país. Com um crescimento exponencial, a loja de doces já possui uma unidade em Orlando, Estados Unidos. Conheça mais desta história:

Fernanda Ribeiro – Conta Black

Fernanda Ribeiro é Presidente da Associação AfroBusiness, co-fundadora e CCO da Conta Black e foi eleita uma das 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg. Na série especial do Dentro do Ringue, conversamos com ela sobre sua carreira, como fundou a Conta Black e dicas para Mulheres Empreendedoras.

Ribeiro diz que é uma verdadeira hackeadora de sistemas, isso porque encontra caminhos para furar bolhas e incluir mulheres e pessoas pretas em espaços de privilégio. A própria Conta Black surgiu de um crédito negado. É justamente por isso que no Manifesto da empresa há um trecho em que diz:

Juntos, nós somos a “RESISTÊNCIA”. Somos o novo “PODER ECONÔMICO”. Não aceitamos o “NÃO” como o fim da história.

 

Isabel Braga – Closet Bo Bags

Deixar coisa parada no armário está fora de moda. A tendência nos últimos anos é o aluguel de bolsas de luxo e outras peças de grifes. Isabel Braga percebeu essa tendência e resolveu criar um negócio que tivesse como foco a economia compartilhada e o uso sustentável de itens de alto luxo.

Com mais de 10 mil produtos, a Closet BoBags é fruto da experiência da Bel que desde jovem é fã de acessórios e peças vintages selecionadas. Mas, é claro que nem tudo é só estilo. A empresária passou um ano no Vale do Silício para entender o que os modelos de negócio ao estilo do Uber, Airbnb e similares poderiam ensinar para a criação da sua marca.

Ela contou toda essa trajetória no episódio #64 do Dentro do Ringue. Ao falar sobre Economia Compartilhada, ela explica:

O hype não é para se ter, o hype é para se acessar. É você entender que você não precisa ter 10 e usar 1, você pode não ter nenhum e usar 10. Essa mudança de mentalidade é muito poderosa.

Isabela Gaidys – Ilustralle e Coolmmerce

Mulheres empreendedoras jovens também estão conquistando seu espaço. A Isabela é uma verdadeira representante da Geração Z. Com apenas 23 anos, já chegou a faturar R$ 1,2 milhão com a Ilustralle, papelaria online que ela criou.

E mais: com uma mente inquieta, ela começou a compartilhar o dia a dia do seu negócio e as estratégias que levam a conquistar número impressionantes de vendas nos lançamentos dos produtos.

Com isso, acabou criando uma outra vertical de negócios: o Coolmmerce – uma escola digital para marcas autênticas aprenderem e se inspirarem. Conheça a história aqui:

Além de mulheres empreendedoras, na nossa faixa bônus, ouça nosso podcast sobre mulheres na liderança 

Se você gostou desse tema, tenho uma ótima dica para você conhecer mais mulheres inspiradoras! No episódio #40 do Dentro do Ringue, conversamos sobre a Liderança Feminina e o impacto positivo delas nos negócios: 

E, se você quiser conferir mais episódios de diferentes temas, é só acessar o Dentro do Ringue.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies