O mercado SaaS no Brasil continua em franca expansão. Estamos falando de um segmento que já nasceu atrelado à Economia da Recorrência, e que tem como base o pensamento disruptivo e carregado de inovação.
Além disso, o DNA de transformação digital é outra grande força motora das empresas SaaS. Muitas dessas startups, que nasceram em garagens e em conversas entre amigos, acabaram se tornando um grande potencial no mundo todo.
Dessa forma, neste post, vamos analisar alguns dados do mercado e da nossa base aqui na Vindi, que representa uma das nossas carteiras mais importantes.
Startups e o mercado SaaS no Brasil
Hoje, estima-se que existem mais de 13.000 startups no Brasil, e o segmento SaaS parece ser o preferido entre elas. Isso porque, deste número, podemos considerar que 5570 oferecem softwares como serviço. Estamos falando de 41.9% de presença!
Além disso, as previsões mais otimistas da Gartner sugerem que o mercado SaaS deve atingir USD $143 bilhões em 2022. Um número bem expressivo para quem sabe o potencial do segmento.
Entre os nichos de mercado mais escolhidos por empresas SaaS, podemos destacar Educação e Finanças. A StartupBase mostrou que existem 450 Edtechs no Brasil e, juntos, esses nichos representam quase 12% do número total de empresas:
Hoje, São Paulo é o principal polo de empresas SaaS, com quase 50% de representatividade. Em seguida, aparecem Santa Catarina com 16,3% e Minas Gerais, com 11,3%.
Esses dados, mostrados em uma pesquisa da SaaSholic com a Rock Content, são essenciais para quem quer ficar próximo a esse ecossistema.
Faturamento e foco nas vendas
Os hábitos e comportamento do consumidor mudaram muito nas últimas décadas. Da mesma forma, o modelo SaaS é o que mais tem atendido a essas novas necessidades, já que tudo é feito rapidamente e de forma totalmente online.
Na esmagadora maioria das empresas do segmento, você só precisa acessar um link, colocar seus dados e realizar o pagamento. Com o esquema self-service de vendas, os cliente já podem começar a utilizar o serviço logo em seguida.
Quando falamos de faturamento, 81% das empresas SaaS têm foco em clientes SMB. Contudo, aquelas direcionadas ao público Enterprise têm crescimento mais acelerado e recuperação do CAC mais rápida também.
Da mesma forma, 31% tem ARR acima de R$ 1 milhão, considerando também que metade das empresas SaaS tem até 100 clientes. , Se você está começando sua empresa agora, a perspectiva é que demore aproximadamente dois anos para que seu ARR chegue neste valor.
Maiores empresas do mercado SaaS no Brasil
Muita gente está se destacando no mercado SaaS no Brasil, e isso só confirma o alinhamento do segmento com as mudança de comportamento de consumo.
Da mesma forma, quem vai ditar as regras do jogo é o cliente, e o segmento de SaaS está muito preparado para fazer acontecer.
Entre os trabalhos extraordinários que vemos em nosso país, podemos citar:
Alura
É a maior escola de tecnologia e negócios digitais do Brasil. Com uma única assinatura, a Alura oferece mais de 1000 cursos online, e está dentro das Edtechs mais famosas do segmento.
Resultados Digitais
A Resultados Digitais conseguiu acertar em cheio a dor de muitas empresas tradicionais: a performance do time de Marketing. Neste SaaS, eles oferecem automação de marketing focando em pequenos e médios negócios e contam com mais de 13.000 clientes.
Clicksign
A Clicksign é um software de envio e gestão de contratos jurídicos e de acordos comerciais em geral. Da mesma forma, o serviço deles é bem parecido com a assinatura no papel, mas feita 100% online.
O grande diferencial deles, sem dúvidas, é garantir que todos os critérios de conformidade com a legislação estejam assegurados, para que todas as assinaturas tenham validade jurídica.
Teravoz
A Teravoz é uma plataforma de comunicação na nuvem que faz gestão de telefonia via voip e PABX virtuais. Recentemente, a empresa foi adquirida pela gringa Twilio.
Arquivei
A Arquivei faz toda a gestão de documentos jurídicos e notas fiscais de forma rápida e segura, representando mais de 60.000 clientes no Brasil.
Além disso, a empresa anunciou que passou a ser uma fonte importante no Ministério da Economia, para projeção de estudos e índices do cenário macroeconômico brasileiro. Você pode ler a matéria completa clicando aqui.
IDwall
Por último, temos uma empresa de segurança digital de cadastros de clientes (background check) e de onboarding.
Além disso, a IDwall promete facilitar a vida das empresas nestes processos, e tem na carteira de clientes outras startups como Loggi, IFood e 99 Táxi.
O mercado SaaS no Brasil tem fit natural com a recorrência
Quando o assunto é o match do mercado SaaS no Brasil com a recorrência, os números são impressionantes: mais de 90% das empresas cobram por assinaturas e usam o pagamento recorrente como modelo principal.
Aqui na Vindi, nós acreditamos que a Economia da Recorrência é o futuro (ou já seria o presente?) dos pagamentos e da forma de consumir produtos e serviços. SaaS entendeu isso muito bem, e hoje representa um segmento sólido, sustentável e robusto, mesmo em crises econômicas.
Da mesma forma, empresas SaaS são jovens (com idade média de 2,7 anos), que nasceram no meio de uma intensa transformação digital e são, naturalmente, disruptivas.