O mercado SaaS no Brasil continua em franca expansão. Estamos falando de um segmento que já nasceu atrelado à Economia da Recorrência, e que tem como base o pensamento disruptivo e carregado de inovação.

Além disso, o DNA de transformação digital é outra grande força motora das empresas SaaS. Muitas dessas startups, que nasceram em garagens e em conversas entre amigos, acabaram se tornando um grande potencial no mundo todo.

Dessa forma, neste post, vamos analisar alguns dados do mercado e da nossa base aqui na Vindi, que representa uma das nossas carteiras mais importantes.

Startups e o mercado SaaS no Brasil

Hoje, estima-se que existem mais de 13.000 startups no Brasil, e o segmento SaaS parece ser o preferido entre elas. Isso porque, deste número, podemos considerar que 5570 oferecem softwares como serviço. Estamos falando de 41.9% de presença!

Além disso, as previsões mais otimistas da Gartner sugerem que o mercado SaaS deve atingir USD $143 bilhões em 2022. Um número bem expressivo para quem sabe o potencial do segmento.

Entre os nichos de mercado mais escolhidos por empresas SaaS, podemos destacar Educação e Finanças. A StartupBase mostrou que existem 450 Edtechs no Brasil e, juntos, esses nichos representam quase 12% do número total de empresas:

distribuição de startups e mercado saas

Hoje, São Paulo é o principal polo de empresas SaaS, com quase 50% de representatividade. Em seguida, aparecem Santa Catarina com 16,3% e Minas Gerais, com 11,3%.

Esses dados, mostrados em uma pesquisa da SaaSholic com a Rock Content, são essenciais para quem quer ficar próximo a esse ecossistema.

Faturamento e foco nas vendas

Os hábitos e comportamento do consumidor mudaram muito nas últimas décadas. Da mesma forma, o modelo SaaS é o que mais tem atendido a essas novas necessidades, já que tudo é feito rapidamente e de forma totalmente online.

Na esmagadora maioria das empresas do segmento, você só precisa acessar um link, colocar seus dados e realizar o pagamento. Com o esquema self-service de vendas, os cliente já podem começar a utilizar o serviço logo em seguida.

Quando falamos de faturamento, 81% das empresas SaaS têm foco em clientes SMB. Contudo, aquelas direcionadas ao público Enterprise têm crescimento mais acelerado e recuperação do CAC mais rápida também.

Da mesma forma, 31% tem ARR acima de R$ 1 milhão, considerando também que metade das empresas SaaS tem até 100 clientes. , Se você está começando sua empresa agora, a perspectiva é que demore aproximadamente dois anos para que seu ARR chegue neste valor.

Maiores empresas do mercado SaaS no Brasil

Muita gente está se destacando no mercado SaaS no Brasil, e isso só confirma o alinhamento do segmento com as mudança de comportamento de consumo.

Da mesma forma, quem vai ditar as regras do jogo é o cliente, e o segmento de SaaS está muito preparado para fazer acontecer.

Entre os trabalhos extraordinários que vemos em nosso país, podemos citar:

Alura

É a maior escola de tecnologia e negócios digitais do Brasil. Com uma única assinatura, a Alura oferece mais de 1000 cursos online, e está dentro das Edtechs mais famosas do segmento.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais conseguiu acertar em cheio a dor de muitas empresas tradicionais: a performance do time de Marketing. Neste SaaS, eles oferecem automação de marketing focando em pequenos e médios negócios e contam com mais de 13.000 clientes.

Clicksign

A Clicksign é um software de envio e gestão de contratos jurídicos e de acordos comerciais em geral. Da mesma forma, o serviço deles é bem parecido com a assinatura no papel, mas feita 100% online.

O grande diferencial deles, sem dúvidas, é garantir que todos os critérios de conformidade com a legislação estejam assegurados, para que todas as assinaturas tenham validade jurídica.

Teravoz

A Teravoz é uma plataforma de comunicação na nuvem que faz gestão de telefonia via voip e PABX virtuais. Recentemente, a empresa foi adquirida pela gringa Twilio.

Arquivei

A Arquivei faz toda a gestão de documentos jurídicos e notas fiscais de forma rápida e segura, representando mais de 60.000 clientes no Brasil.

Além disso,  a empresa anunciou que passou a ser uma fonte importante no Ministério da Economia, para projeção de estudos e índices do cenário macroeconômico brasileiro. Você pode ler a matéria completa clicando aqui.

IDwall

Por último, temos uma empresa de segurança digital de cadastros de clientes (background check) e de onboarding.

Além disso, a IDwall promete facilitar a vida das empresas nestes processos, e tem na carteira de clientes outras startups como Loggi, IFood e 99 Táxi.

O mercado SaaS no Brasil tem fit natural com a recorrência

Quando o assunto é o match do mercado SaaS no Brasil com a recorrência, os números são impressionantes: mais de 90% das empresas cobram por assinaturas e usam o pagamento recorrente como modelo principal.

Aqui na Vindi, nós acreditamos que a Economia da Recorrência é o futuro (ou já seria o presente?) dos pagamentos e da forma de consumir produtos e serviços. SaaS entendeu isso muito bem, e hoje representa um segmento sólido, sustentável e robusto, mesmo em crises econômicas.

Da mesma forma, empresas SaaS são jovens (com idade média de 2,7 anos), que nasceram no meio de uma intensa transformação digital e são, naturalmente, disruptivas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies