Como sua equipe realiza a priorização de testes e tarefas? Pode parecer besteira, mas quem não prioriza está fadado ao fracasso. Corre o risco de ter tasks importantes sendo esquecidas e produzindo outras que trarão um baixo impacto para o negócio e ficando cada vez mais longe dos objetivos.

Mas, existem algumas técnicas que auxiliam na hora de gerenciar as prioridades. Hoje, falaremos sobre a metodologia do ICE Score, que surgiu com a mentalidade Growth Hacking  de Sean Ellis e vem, de forma simples, ajudando muitas equipes na hora de executar tarefas.

O que é ICE Score?

É uma ferramenta que ajuda na priorização dos testes e tarefas do dia a dia. A sigla em inglês significa Impact, Confidence, Ease. Na tradução:

  • Impacto – qual impacto esperado que o projeto terá para empresa?
  • Confiança – e qual a confiança que a equipe coloca que dará certo?
  • Facilidade – qual a facilidade de implementação do projeto?

No início, o método era utilizado apenas para definir qual teste realizar. Mas, com o passar do tempo, foi sendo levado também para ajudar na escolha de tarefas.

Como funciona?

A equipe se junta e dá notas para cada quesito de 1 a 10. Uma média é feita e a prioridade das tarefas é decida de acordo com o impacto, a confiança e a facilidade. A task que obtiver uma média mais alta é a que deve ser priorizada.

Ice Score

É uma técnica que facilita muito o dia a dia para as equipes, principalmente, de marketing que possuem muitas ideias e encontram dificuldade para saber por onde começar.

Mas, é claro que as pessoas precisam ter maturidade para a utilização do ICE Score. É preciso realizar a votação com consciência e ir em busca do que é melhor para o objetivo da empresa. Não é só porque a ideia é sua, que ela deve ser priorizada, por exemplo.

Algo bacana de se fazer, é depois que a ideia for desenvolvida, implementada, voltar para a tabela do ICE Score e verificar a pontuação, observar se foi avaliada da forma certa e começar a calibrar a votação.

Lembrando também que para que a metodologia funcione é preciso ter objetivos bem definidos. Sua equipe já está familiarizada com o método de OKRs? É uma ótima forma para definir onde quer chegar.

Listamos diversas ferramentas que auxiliam no planejamento de marketing, assim como o ICE Score e ainda gravamos um episódio do Dentro do Ringue somente sobre isso.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.