O avanço trouxe para o mercado algumas modalidades de negócio relativamente jovens para o empreendedor brasileiro. Talvez seja essa a razão para que, mesmo as empresas de médio e grande porte de diversos segmentos ainda fiquem em “dívida tecnológica” no que tange à maturidade digital do negócio.

Muitas vezes, essas empresas adquirem tecnologias avançadas, mas não conseguem utilizá-las em seu potencial máximo devido a questões de maturidade corporativa que, por sua vez, envolve a integração de pessoas, processos e tecnologias, alinhando-as com a estratégia do negócio.

No contexto das grandes corporações, uma das principais lacunas tecnológicas está relacionada à arquitetura de sistemas. O que se deve ao fato de que muitas empresas desenvolveram suas soluções tecnológicas utilizando uma arquitetura monolítica, que pode dificultar a inovação e a escalabilidade ágil do negócio. 

Além disso, as grandes corporações enfrentam também desafios relacionados à rigidez de seus processos. Muitas vezes, esses processos são robustos, porém, engessados e não permitem uma rápida remodelagem do negócio para atender às demandas do mercado dentro de um prazo competitivo (time to market).

Contudo, talvez uma das grandes “dívidas tecnológicas” das empresas de grande porte seja relacionado aos processos de pagamento. Isso porque as empresas que internalizam esse processo muitas vezes enfrentam dores como a falta de know-how específico nessa área, a ausência de profissionais especializados em billing e a falta de tecnologias adequadas para desenvolver uma solução de billing específica para o negócio. Dores essas que podem levar a ineficiências operacionais e distrair a gestão do foco no core business da empresa.

A fim de dar uma visão mais ampla sobre os desafios das grandes empresas que internalizam o billing e sofrem os impactos dessa lacuna tecnológica, listei aqui três principais pontos de atenção:

1. Maturidade Tecnológica

Muitas vezes, essas empresas adquirem tecnologias avançadas sem compreender plenamente seu nível atual de maturidade corporativa, resultando em subutilização das soluções adquiridas. Enquanto as empresas de menor porte estão mais próximas de atingir um nível satisfatório de maturidade, as grandes corporações enfrentam desafios decorrentes de suas arquiteturas legadas e processos rígidos, que dificultam a inovação, a escalabilidade e o tempo de entrada no mercado.

2. Lacunas Tecnológicas

Um dos principais desafios enfrentados pelas grandes corporações é a gestão de melhorias em sistemas legados, sendo inúmeras as causas que podem limitar a inovação e a escala digital do negócio, como, por exemplo:

  • Conhecimento das regras de negócio pelos gestores de produtos;
  • Conhecimento do código pelos responsáveis por ele;
  • Mudança nos paradigmas de produtos digitais.

Geralmente empresas com maior maturidade tecnológica optam por desenvolver a documentação mais abrangente possível, esse talvez sendo o melhor investimento para possuir um sistema com bastante longevidade.

Além disso, a não utilização de um modelo de arquitetura que abra espaço para a inovação e para a empresa escalar com agilidade, bem como, não ter processos de negócio e de apoio bem definidos, integrados e documentados, são duas das principais lacunas tecnológicas das grandes corporações.

3. Desafios nos Processos de Pagamento

Aprofundando o que comentei anteriormente sobre o que, talvez, seja um dos maiores débitos tecnológicos das grandes corporações, internalizar processos de pagamento pode ser uma grande fonte de ineficiência operacional, além de desviar a atenção do core business. Isso porque a falta de expertise no processo de billing internamente, a ausência de profissionais especializados nessa área e a carência de processos e tecnologias adequados, são alguns dos problemas que podem resultar em perda de eficiência e competitividade.

Desafios de grandes corporações para suprir a dívida tecnológica

Postos os desafios para as grandes empresas, temos um contexto bastante específico que precisa ser considerado, assim como o porte e a complexidade de gestão dessas corporações. Por isso, não é qualquer solução que resolve, não é qualquer ferramenta que é capaz de oferecer a robustez necessária para solucionar essas dores.

Com alguns bons anos atuando na área de tecnologia e mais alguns no mercado financeiro, posso dizer, com tranquilidade, que é justamente o core business da Vindi lidar com o billing de grandes negócios. A empresa é especializada em soluções de billing, oferece um ecossistema completo para receber e gerenciar pagamentos online e presenciais. 

Com APIs de pagamentos que permitem transações rápidas, seguras e eficientes, a Vindi conecta os sistemas das empresas às principais instituições financeiras do mercado. Além disso, a plataforma de pagamentos automatiza o fluxo financeiro, proporcionando economia de tempo e otimização de recursos. Além de permitir aos gestores ter um maior controle sobre clientes, especialmente os inadimplentes, e aumentar a capacidade de cobrar de forma automatizada, mesmo no modelo recorrente. Soluções essas que ajudam a desonerar as empresas, permitindo que se concentrem em seu core business e melhorem a experiência do cliente.

Veja como a Vindi simplifica o processo de gestão das grandes empresas e filtra muita da burocracia que onera o dia a dia do time.

Infográfico dos processos de pagamento com e sem a ajuda da Vindi

A Vindi intermedia toda a burocracia e agiliza a gestão de billing em grandes empresas

É urgente que as grandes empresas façam, de fato, valer o investimento que fazem em tecnologia e utilizem os dados resultantes da inteligência a favor de sua estratégia de negócio, o que atualmente acontece em muito baixa proporção. São poucas empresas que, de fato, conseguem, primeiro, extrair das tecnologias os verdadeiros benefícios e, segundo, transformar dados em estratégias propriamente ditas.

Muito disso se deve ao fato de que as grandes corporações adquirem tecnologias sem mapear e documentar qual é o seu potencial efetivo dentro do negócio, o que pode levar a incompatibilidades e adaptações demoradas. Por isso, quando falo sobre “terceirizar o processo de billing”, falo sobre ter um sistema de pagamento moderno e inteligente, integrado a processos automatizados e que pode, definitivamente, ajudar a otimizar as operações empresariais, reduzir custos e aumentar a produtividade, permitindo que as empresas aproveitem melhor os recursos tecnológicos disponíveis.

Assim como não é para mim, garanto que para você também não é nenhuma novidade que, com os meios de pagamentos digitais cada vez mais presentes no mundo, em mesma proporção crescem as fraudes, os ataques cibernéticos e a necessidade de melhorar a experiência do cliente, sobretudo nos processos de pagamento ou cobrança.

Por isso, é essencial contar com processos automatizados e integrados a uma solução de billing moderna e inteligente, que proporciona a melhoria da eficiência operacional, da experiência do cliente e aumenta a segurança, de acordo com as melhores práticas de mercado. E cá entre nós, tratando dos altos investimentos que a sua empresa demanda, a estratégia mais assertiva é investir na solução certa.

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