Os índices de consumo no Brasil passam por mudanças frequentes, de acordo com o momento vivido na economia. No entanto, diversas tendências estão se mantendo ao longo dos anos. Uma delas é a subida das classes emergentes.

O poder de consumo anda acessando classes até então pouco exploradas, tanto social quanto regionalmente. 

As classes C e D já vivem um grande momento quando falamos em poder de compra. Isso evidenciado pelo crédito oferecido entre os anos de 2005 a 2012, que teve seu auge em todas as pontas: imobiliário, crédito pessoal e automóveis. 

E também na mudança de perfil de compra: produtos importados, eletroeletrônicos, viagens e casa própria não são mais exclusividade das chamadas “classes A e B”.

Essa mudança é positiva para o país, pois, nesse ponto, a economia cresce e a qualidade de vida sobe. 

Ainda estamos longe de algo como inclusão social plena. Ao mesmo tempo em que o consumo de bens está mais acessível, os brasileiros ainda têm pouca ou nenhuma educação financeira a seu dispor.

Dessa forma, aprendem timidamente a usar o dinheiro e, principalmente, não sabem como investir.

Entenda mais sobre o cenário de consumo no Brasil, além de um derivado perigoso, o consumismo. Como tornar o consumo mais inteligente? Quais são as principais tendências de comportamento de compra atuais? Siga a leitura e entenda!

Significados de Consumo x Consumismo

“Consumo” e “consumismo”, apesar de parecidos na grafia, são dois termos com significados diferentes.

Segundo o Dicionário Financeiro, o consumo é a “prática econômica de adquirir bens e serviços”. Dessa forma, quando se compra algum item, de qualquer natureza, o indivíduo está consumindo aquela unidade.

A motivação para o consumo se dá, geralmente, por uma necessidade ou um hábito do comprador. Além disso, a oferta do mercado (preços, quantidade, lançamentos) é determinante para ditar o ritmo do consumo.

Já o “consumismo” diz respeito a um hábito descontrolado de consumo de um indivíduo ou de um grupo social. Ele acontece quando a frequência e quantidade de compras excede o limiar da média socialmente praticada, sem uma necessidade aparente.

Geralmente, o consumismo vem acompanhado de um anseio do consumidor de estar sempre por dentro das últimas tendências e dos lançamentos de produtos.

A longo prazo, o consumismo – que, em partes, é até mesmo incentivado pela indústria – é prejudicial para a saúde financeira do indivíduo, além de contribuir com o descarte exacerbado de materiais e com o esgotamento de recursos naturais do planeta. Por isso, não é uma prática recomendada.

Desafios

Todos esses dados nos fazem pensar que temos que acompanhar esse crescimento de forma sustentável. Ainda há 3 principais entraves para isso:

  • A população, em geral, ainda está educando sua forma de lidar com dinheiro; 
  • A distribuição de renda ainda é um fator de desigualdade a ser combatido no país; 
  • Os problemas internos do país que inibem políticas econômicas sustentáveis.

Já em relação aos principais dados sobre o consumismo, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de lazer favorito, que gera esse comportamento de compras em excesso.

Isso quer dizer que cerca de 30% da população compra, ocasionalmente, apenas para entretenimento ou diversão. Além disso, 40,2% dos entrevistados das classes A e B admitem que comprar é uma forma de reduzir o estresse do cotidiano.

Devido ao consumismo e outros fatores, como a crise econômica, a taxa de endividamento da população brasileira em junho de 2020, por exemplo, chegou a 67,1%, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicados pela Agência Brasil. Esse é o maior patamar da série, iniciada em 2010.

Já o percentual de inadimplentes chegou a 25,4% em junho deste ano, também acima das proporções de maio deste ano (25,1%) e de junho de 2019 (23,6%).

Veja aqui: O que é inadimplência e como evitá-la?

Panorama do consumo no Brasil

A nova geografia do consumo no Brasil prevê uma mudança relativa do poder de compra para as regiões Norte e Nordeste, segundo pesquisa da McKinsey

Em 2020, por exemplo, os estados da região nordeste tiveram uma participação de 21% do consumo brasileiro, frente aos 18% anteriores. Pernambuco, Alagoas, Piauí, Paraíba, Maranhão e Ceará são os estados com maior crescimento projetado, respectivamente.

Esses dados foram projetados e previstos com base em análises de mercado e históricos recentes pela consultoria McKinsey. E são importantes para a tomada de decisões na indústria e no comércio. 

O estado de São Paulo, por exemplo, concentra o maior número de investimento das cidades brasileiras, e, consequentemente, representa o maior crescimento em consumo também. Ele é seguido nesses índices pelo Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. 

Todas essas análises impulsionam o Brasil para quinto maior mercado consumidor do mundo. Atrás de EUA, China, Japão e Alemanha. O consumo geral da família brasileira vai sair de 2,2 trilhões (dados de 2012) para 3,5 trilhões (projeção de 2020).

Principais tendências para o consumo no Brasil

Por conta do ano de 2020 ter sido tomado pela pandemia do novo coronavírus, o comportamento de compra dos consumidores se alterou. 

Por exemplo, se antes o brasileiro tinha ressalvas com as compras online, preferindo ir às lojas, o lockdown obrigou as pessoas a repensarem seus canais de consumo.

Isso gerou um aumento nas compras online de 73% em março, com destaque para os marketplaces, como apontam dados levantados pela Cashback World e divulgados no portal E-commerce Brasil

Ainda segundo o levantamento, que compara os resultados de fevereiro e março de 2020, entre as categorias de maior destaque em aumento de vendas no e-commerce estão:

  • Pets (+209%);
  • Saúde & Beleza (+91%);
  • Alimentos & Bebidas (+28%);
  • Eletrônicos (+14%);
  • Farmácias (+10%). 

Já as categorias que apresentaram as maiores quedas foram: Moda (-91%) e Viagem (-62%).

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, três fatores mais influenciam os brasileiros nas suas decisões de compra: preço, qualidade e marca.

Portanto, o consumidor passou a focar mais em itens de primeira necessidade e naqueles relacionados à saúde e bem-estar. 

Além disso, pesquisas apontam que as assinaturas das plataformas de streaming, como Netflix e Amazon, cresceram muito no início da pandemia, chegando a um pico de crescimento de 85% em abril.

Portanto, a projeção é de que o hábito de comprar online e de ter assinaturas de produtos e serviços tenha vindo para ficar na vida dos brasileiros.

A Economia da Recorrência no Brasil

Falando em assinaturas, você já parou para reparar no quanto consumimos diversas coisas, hoje, pagando uma mensalidade, e não no formato de compra tradicional?

Estima-se que, a cada dia, 600 novas pessoas aderem a algum tipo de assinatura para o seu dia a dia. O público mais propenso a ter algum tipo de assinatura são os Millenials e a Geração Z, ou seja, as gerações, considerando-se os titulares, são aqueles que têm entre 18 e 40 anos.

As assinaturas tornaram diversos produtos e serviços mais acessíveis, pois possuem um melhor custo-benefício que as compras avulsas. Por isso mesmo, a Economia da Recorrência, que gera negócios com pagamentos recorrentes ou assinaturas, também é chamada de “Economia do Acesso”. Ela proporciona que mais pessoas possam acessar bens e serviços.

Assista ao vídeo e entenda:

Quer ver só um exemplo dessa transformação? Antigamente, quando você queria instalar um determinado programa no seu computador, precisava comprar um CD que concedia a licença para a instalação do software, correto? 

Hoje, os softwares são todos baseados na Computação em Nuvem, e basta assinar e pagar uma mensalidade recorrente para acessá-lo a cada mês. Os preços são, geralmente, menores que as antigas licenças de software. Fora que todo o processo é muito mais simples: você acessa tudo online, sem precisar instalar nada. Assim, mais pessoas hoje conseguem pagar e usar um software original.

Essa revolução no formato de disponibilização e venda de softwares criou o que hoje conhecemos como SaaS (Software as a Service), e ele é só um dos exemplos da Economia da Recorrência. Ela transformou também outros setores, como o de filmes (de DVDs para o streaming), de música (de CDs para streaming), de games, e assim em diante.

Desdobramentos

Seguindo a mesma lógica, de que assim como esses produtos digitais são consumidos frequentemente podem ser vendidos por assinaturas, há também produtos físicos que podem ser entregues sempre ao consumidor a partir de uma cobrança recorrente. Assim, nasceram também os Clubes de Assinaturas.

Eles funcionam com um pagamento periódico e com entregas dos itens na casa do consumidor, de acordo com a frequência desejada.

Isso gera uma interessante fonte de receita para o vendedor, que passa a receber sempre e com previsibilidade. Além das vantagens para o consumidor, que através da mensalidade obtém um preço melhor que dos produtos avulsos e ainda tem o frete incluso.

Por isso, ressaltamos que a Economia da Recorrência é um grande propulsor de um consumo mais inteligente no Brasil e no mundo.

Quer entender mais sobre ela? Baixe nosso e-book gratuito cheio de insights sobre Recorrência para negócios e consumidores!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies