Confira as dúvidas mais frequentes relacionadas a tarifas de boletos online

No cenário econômico atual, focar na redução do valor dos produtos não é mais uma estratégia suficiente para satisfazer as necessidades dos compradores. Outros fatores assumem uma maior relevância, como a qualidade da mercadoria, o atendimento prestado e, principalmente, as condições e métodos de pagamento. Visando sustentar uma vantagem competitiva e dar liberdade de escolha aos seus clientes, inúmeras empresas estão disponibilizando o boleto online como forma de pagamento. Embora seja um método bem simples de pagamento, muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas a ele. Pensando nisso, separamos as principais questões que os gestores têm sobre a emissão, envio e cobrança de tarifas de boletos online, bem como as suas respostas. Veja a seguir.

O que é um boleto online?

O boleto online é considerado a melhor forma para e-commerces e estabelecimentos físicos cobrarem os seus clientes. Com ele, você poderá praticar custos menores com a transação e oferecer preços mais baixos para os compradores, já que não terá gastos com impressão e envio. E com um sistema de boletos online, é possível gerar automaticamente um título em PDF em apenas trinta segundos, e enviá-lo diretamente para o e-mail do cliente no momento em que ele concluir a compra.

Preciso ter uma conta no banco para emitir o boleto?

Obrigatoriamente, uma pessoa, seja ela física ou jurídica, deve possuir um conta corrente num dos bancos homologados e um convênio de emissão de boletos. Somente assim o pagamento dos clientes é depositado diretamente na conta e a plataforma consegue gerar os boletos bancários. Isso garante que a emissão do título esteja em conformidade com o sistema do banco, evitando assim a sua negação no momento da homologação.

Posso usar uma conta de pessoa física?

Uma pessoa física também pode emitir boletos, desde que tenha uma conta corrente em seu nome num dos bancos homologados. Ela também precisará solicitar ao seu gerente a ativação de uma carteira de cobranças e utilizar uma plataforma de gestão de pagamento recorrente.

Quais as tarifas cobradas?

Conversando com o gerente de sua conta bancária, você poderá obter informações sobre as tarifas cobradas. Nas carteiras registradas, a empresa paga uma taxa por qualquer título emitido, mesmo que o comprador não efetue o pagamento. No geral, esse tipo de boleto possui uma taxa mais alta, já que a organização passa a ter acesso a serviços bancários como protesto em caso de inadimplência e necessita de um informe ao banco no mesmo dia em que for emitido. Já na carteira de cobrança não registrada, o banco só cobra a taxa quando o cliente efetua o pagamento.

É importante lembrar que, ao optar por receber o boleto em sua residência, o cliente deve estar sujeito à cobrança de pequenas taxas de envio pela empresa. Contudo, quando há outras opções de pagamento sem custo adicional, tais como débito automático, impressão do boleto pela internet ou disponibilização do título na sede da organização, o consumidor não pode ser obrigado a arcar com a despesa. Se essas opções não forem disponibilizadas ou ele não solicite o serviço e mesmo assim o receba em sua casa, a cobrança torna-se ilegal e abusiva, conforme cita o Código de Defesa do Consumidor.

Como o cliente recebe boletos online?

A cada compra realizada pelo cliente, um boleto é enviado automaticamente para o e-mail dele, podendo ser visualizado em computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao receber o arquivo, ele pode imprimi-lo ou copiar os números do código de barras para fazer o pagamento. E caso o comprador rasgue, amasse ou perca o boleto acidentalmente, ele pode adquirir outra cópia acessando o e-mail enviado e refazendo o processo até a data do vencimento.

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Redação Vindi
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