O boleto em aberto é um desafio enfrentado por todas as empresas que atuam com cobrança recorrente.
Com diversas faturas sendo enviadas, nem sempre é fácil manter o controle sobre o status de cada título e fazer a cobrança na hora certa.
No entanto, é fundamental identificar os boletos em aberto e ter uma estratégia para lidar com eles e diminuir o risco da inadimplência.
Entenda a seguir como cobrar seus clientes da forma correta e garantir o pagamento.
O que é boleto em aberto?
O boleto em aberto é aquele que ainda não foi pago pelo responsável, esteja ou não dentro do prazo de vencimento.
Logo, essa expressão é usada principalmente para indicar uma pendência financeira associada a um título de cobrança.
Por isso, no mercado brasileiro, é comum dizer que “o boleto ainda está em aberto” quando o título vence e o pagamento fica pendente.
Isso porque, enquanto esse status permanecer, ainda é possível pagar o título com juros e multa, dependendo do tipo de cobrança.
Leia mais: Como funciona o pagamento por boleto?
Como cobrar um boleto em aberto?
Existem várias formas de cobrar um boleto em aberto e aumentar as chances de conseguir um pagamento, mesmo que atrasado.
Para começar, é importante respeitar as regras de cobrança estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com a lei, os consumidores inadimplentes não podem ser cobrados de forma abusiva ou sofrerem qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Dessa maneira, você deverá adotar uma abordagem educada e respeitosa – até porque é do interesse da empresa receber o pagamento e manter o relacionamento com o cliente.
No caso do boleto em aberto, é importante enviar uma mensagem de cobrança direta por canais de contato como e-mail, WhatsApp e SMS.
Isso deve ser feito assim que o título vencer, para que o cliente possa regularizar a situação o mais rápido possível.
Muitas vezes, o consumidor apenas esqueceu ou estava sem saldo no dia do vencimento – daí a importância de comunicar o atraso imediatamente e solicitar o pagamento.
É uma situação diferente, por exemplo, de uma inadimplência que se arrasta há semanas e pode levar à negativação do consumidor.
8 textos para cobrança de boleto em aberto
Para ajudar você a cobrar um boleto em aberto, vamos mostrar alguns exemplos de textos que podem ser enviados aos clientes via e-mail ou WhatsApp.
Confira e utilize os modelos para otimizar seu processo de cobrança.
Texto de cobrança por WhatsApp
O WhatsApp é o meio mais direto para cobrar um boleto em aberto atualmente.
Veja os modelos para diferentes situações:
1. Aviso de vencimento
Olá, [nome do cliente]!
Esta mensagem é apenas para lembrar que a sua fatura referente ao mês de janeiro, no valor de R$ X, vence amanhã, dia XX/XX/XXXX.
Clique aqui para pagar agora mesmo.
Se tiver qualquer problema ou dúvida na hora de fazer o pagamento, entre em contato pelo telefone XXXXXXXXX ou responda por aqui mesmo, digitando “PAGAMENTO DA FATURA”.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.
Obrigado e conte com a gente!
[assinatura da empresa ou responsável]
2. Pagamento não identificado
Olá, [nome do cliente]!
Não identificamos o pagamento da sua fatura referente ao mês de janeiro, no valor de R$ XX, vencida no dia XX/XX/XXXX.
Clique aqui para pagar agora mesmo e regularizar seu débito.
Ressaltamos que o pagamento pode ser feito a qualquer momento, com cálculo automático da multa e juros de mora.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato pelo telefone XXXX-XXXX ou responda por aqui mesmo, digitando “PAGAMENTO DA FATURA”.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere esta mensagem.
Ficamos à disposição!
[assinatura da empresa ou responsável]
3. Boleto ainda em aberto
Olá, [nome do cliente]!
Identificamos que a sua fatura referente ao mês de janeiro, no valor de R$ xx, vencida no dia XX/XX/XXXX, segue em aberto no sistema.
Esta mensagem é para regularizar sua situação e garantir a continuidade dos serviços contratados.
Clique aqui para emitir a segunda via com juros.
Estamos à disposição para negociar o débito e evitar o acionamento dos órgãos de proteção ao crédito. Lembrando que temos a opção de parcelamento na área de assinante.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato pelo telefone XXXX-XXXX ou responda por aqui mesmo, digitando “PAGAMENTO DA FATURA”.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere esta mensagem.
Aguardamos a regularização o mais breve possível,
[assinatura da empresa ou responsável]
4. Opção de novo vencimento
Olá, [nome do cliente]!
Verificamos que a sua fatura referente ao mês de janeiro, no valor de R$ XX, segue em aberto.
Para regularizar sua situação o mais breve possível, disponibilizamos um novo boleto com data de vencimento para XX/XX/XXXX e acréscimo de multa e juros de mora.
Clique aqui para emitir o boleto com novo vencimento.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato pelo telefone xxxx-xxxx ou responda por aqui mesmo, digitando “PAGAMENTO DA FATURA”.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere esta mensagem.
Ficamos à disposição!
[assinatura da empresa ou responsável]
Texto de cobrança por e-mail
O e-mail segue na liderança dos canais mais utilizados para mensagens de cobrança.
Confira os modelos:
1. Lembrete de vencimento
Assunto: Aviso de vencimento de fatura – nome da empresa
Prezado(a) [nome do cliente],
Lembramos que a sua fatura referente ao mês de fevereiro, no valor de R$ xx, vence amanhã, dia XX/XX/XXXX.
Você pode efetuar o pagamento utilizando o boleto que enviamos em anexo. Se preferir, copie o código de barras abaixo:
[código de barras do boleto]
Se tiver qualquer problema ou dúvida com seu pagamento, entre em contato pelo telefone XXXX-XXXX ou responda este e-mail.
Confira outras formas de pagamento:
- Aplicativo do seu banco
- Débito automático
- Pix (QR Code ou Código Copiar e Colar)
- Caixas eletrônicos
- Agências bancárias e lotéricas.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
[assinatura da empresa ou responsável]
2. Pagamento não identificado
Assunto: Pagamento da fatura não identificado – nome da empresa
Prezado(a) [nome do cliente],
Não conseguimos identificar o pagamento da sua fatura referente ao mês de fevereiro, no valor de R$ XX, que venceu no dia XX/XX/XXXX.
Você pode efetuar o pagamento utilizando o boleto que enviamos em anexo. Se preferir, copie o código de barras abaixo:
[código de barras do boleto]
Lembrando que serão acrescentados os valores de multa e juros de mora previstos em lei.
Se tiver qualquer problema ou dúvida com seu pagamento, entre em contato pelo telefone XXXX-XXXX ou responda este e-mail.
Confira outras formas de pagamento:
- Aplicativo do seu banco
- Débito automático
- Pix (QR Code ou Código Copiar e Colar)
- Caixas eletrônicos
- Agências bancárias e lotéricas.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
[assinatura da empresa ou responsável]
3. Boleto ainda em aberto
Assunto: Fatura vencida: regularize agora mesmo — nome da empresa
Prezado(a) [nome do cliente],
Informamos que sua fatura referente ao mês de fevereiro, no valor de R$ XX, vencida no dia XX/XX/XXXX, segue em aberto no sistema.
Solicitamos que emita uma segunda via no link abaixo e regularize sua situação o mais rápido possível para garantir a continuidade dos serviços prestados:
Clique aqui para emitir a segunda via com juros.
Se necessário, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento no telefone XXXX-XXXX ou pelo WhatsApp (XX) XXXXX-XXXX para negociar o débito.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
[assinatura da empresa ou responsável]
4. Opção de novo vencimento
Assunto: Fatura com novo vencimento: regularize agora – nome da empresa
Prezado(a) [nome do cliente],
Diante da pendência de pagamento da sua fatura de fevereiro, no valor de R$ XX, disponibilizamos um novo boleto com vencimento para XX/XX/XXXX e acréscimo de multa e juros de mora.
Com a regularização, os serviços contratados continuarão sendo prestados e evitaremos medidas cabíveis contra a inadimplência, como o acionamento dos órgãos de proteção ao crédito.
Você pode efetuar o pagamento utilizando o boleto que enviamos em anexo. Se preferir, copie o código de barras abaixo:
[código de barras do boleto]
Se necessário, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento no telefone XXXX-XXXX ou pelo WhatsApp (XX) XXXXX-XXXX para negociar o débito.
Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor, desconsidere este aviso.
Atenciosamente,
[assinatura da empresa ou responsável]
Como saber se tenho boletos em aberto?
Do ponto de vista do empresário, os boletos em aberto podem ser consultados no sistema da instituição financeira responsável pela emissão, na seção de serviços online.
Quem utiliza um intermediador de pagamentos também pode verificar o status de pagamento dos boletos emitidos no software.
Aliás, a Vindi expandiu suas funcionalidades de recuperação de vendas com a adição das notificações de cobrança via WhatsApp, que integram a nossa solução de régua de cobrança. Essa nova opção oferece uma comunicação ainda mais direta e personalizada, aumentando a eficácia das notificações e permitindo que as empresas se conectem com seus clientes por um dos canais mais utilizados no Brasil.
Com essa adição, os clientes podem gerenciar seus pagamentos de maneira prática e ágil, diretamente pelo WhatsApp, tornando o processo de cobrança mais eficiente e com maiores taxas de recuperação.
Como automatizar a cobrança de boletos?
Para automatizar a cobrança de boletos em aberto, você pode utilizar uma solução digital que envia notificações para o cliente automaticamente.
Com a plataforma de pagamentos da Vindi, por exemplo, você pode criar uma régua de cobrança personalizada.
Assim, as notificações de emissão de boleto, proximidade de vencimento e boleto em aberto serão disparadas de forma automática, sem que você tenha que interferir no processo.
Além disso, você poderá programar várias mensagens de cobrança, por exemplo, 5, 10, 20 e 30 dias após o vencimento, dando todas as chances para o cliente regularizar a situação sem chegar à negativação.
Quais as vantagens da régua de cobrança?
A principal vantagem da régua de cobrança é a redução da inadimplência, uma vez que as mensagens programadas resolvem a grande maioria das situações de atraso no pagamento.
Além disso, esse recurso poupa muito tempo e energia da equipe, já que as notificações são enviadas nas datas configuradas sem qualquer interferência humana.
Entendeu o que é um boleto em aberto e como fazer a cobrança da forma certa?
Então, aproveite e conheça as soluções da Vindi para combater a inadimplência no seu negócio e otimizar os pagamentos.