Estamos chegando ao final do nosso planejamento da Black Friday nota 10. Você já conferiu várias maneiras de caprichar no pós-venda, garantir recompras e até mesmo fidelizar clientes. Mas ainda há um passo além que você pode dar para garantir uma boa receita todo mês: a recorrência.
Nesse modelo de negócios, o cliente paga um valor periódico – geralmente mensal – para receber produtos ou usar serviços de forma contínua. Um bom exemplo para quem trabalha com e-commerce são os clubes de assinatura. Neles, o usuário paga um valor mensal para receber uma caixa com produtos selecionados, em um conceito que se aplica a vários gêneros.
Veja agora algumas das muitas vantagens de aderir à recorrência:
Facilidade para controlar receitas
O modelo de pagamentos recorrentes permite que você saiba quantos clientes tem e quanto eles vão pagar a cada mês. Assim, fica fácil prever suas receitas. E a facilidade fica ainda maior quando você conta com uma boa plataforma de pagamentos.
Gerenciamento do estoque
Se você trabalha com e-commerce, sabe que precisa estar sempre atento ao seu estoque. Mas essa tarefa é bem menos árdua quando você sabe quantos itens precisa mandar a cada mês – ou seja, um a cada assinante.
Fidelização
No modelo de assinaturas, você pode construir um relacionamento com seus assinantes que ajude a entender como fidelizá-los. A recorrência deixa o caminho aberto para aquela etapa que mostramos antes, de coletar informações para conhecer bem seus clientes.
Dados para embasar decisões
Como explicamos acima, a gestão de um negócio recorrente possibilita a previsão dos resultados mensais e o controle do fluxo de caixa da empresa. Além disso, este modelo de negócios proporciona a coleta de dados de categorias de clientes e popularidade dos produtos. Todas essas informações podem servir como base das tomadas de decisão, evitando tomar decisões de risco.
Aumento do valor da empresa
O gestor de um negócio recorrente é capaz de informar com clareza a capacidade de ganhos da empresa, já que o fluxo de caixa é consistente. Esse conhecimento pode ser bem útil diante de uma oportunidade de receber investimentos. Além de atrair investidores com dados sólidos, seu negócio também melhora sua reputação no mercado.
Tudo sobre o modelo de assinaturas
Controle de inadimplência
A inadimplência é um problema já bastante conhecido para quem trabalha no varejo, mas a situação econômica atual torna esse perigo ainda maior. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 30% das famílias estavam inadimplentes nos 12 meses até junho de 2022.
Esse é o maior resultado desde 2010, e mostra que nesta Black Friday você poderá ter que lidar com esse problema. Por isso, preste atenção nessas dicas:
Seja transparente
Quando o cliente sabe bem quanto precisa gastar tem mais chances de conseguir pagar. Deixe bem claro para seu cliente o quanto ele terá que gastar em cada compra, incluindo o frete e alguma outra taxa.
Além disso, mostre todas as condições de pagamento e suas particularidades. Em caso de parcelamento, informe a soma das parcelas caso esse valor seja diferente do total à vista.
Crie uma régua de cobrança
Uma régua de cobrança é uma sequência de ações realizadas para padronizar a cobrança. Ela funciona como uma linha do tempo para determinar todas as etapas do processo, desde os avisos antes do vencimento, passando pelo envio de uma carta de cobrança oficial até a apresentação de uma proposta de renegociação.
Cada meio de pagamento requer uma régua específica, com ações como:
- Boleto bancário: você pode emitir de 20 a 10 dias antes da data limite e notificar via SMS ou e-mail se não for pago um dia após o vencimento
- Cartão de crédito: faça retentativas e, se for preciso, notifique em tempo real, de preferência via SMS, cobranças não efetuadas
- Débito em conta: cadastre mais de uma conta por cliente, permitindo retentativas por bancos diferentes, e conte com uma plataforma de gestão para evitar erros sistêmicos.
Importante deixar claro que, através de plataformas modernas, como a Vindi, você define esse fluxo de cobrança de forma muito mais fácil e automatizada, incluindo as retentativas de pagamento, que são uma mão na roda contra a inadimplência.
É claro que, se nenhuma tentativa der certo, é possível considerar uma proposta de renegociação ou mesmo uma carta de cobrança oficial. Porém, esse é um processo delicado, que pode comprometer sua relação com o cliente. Justamente por isso, a régua de cobrança precisa esgotar todas as alternativas possíveis.
Faça a conciliação bancária
Conciliação bancária é a comparação dos registros contábeis da empresa com os valores no extrato do cliente. Com ela, é possível descobrir se um pagamento foi concretizado.
Essa prática deve ser feita com regularidade, pois, se a inadimplência for confirmada, você pode entrar em contato com o cliente para garantir a quitação do débito o mais rápido possível.
Elaborar uma política de crédito
A definição de uma política de concessão de crédito é essencial para evitar a falta de pagamentos. Clientes com nome sujo, renda que seria comprometida com a compra e histórico de inadimplência podem representar um risco maior.
A melhor forma (e mais prática) de avaliar o risco do cliente é o seu score de crédito. Esse placar, de 0 a 1000, atribui uma pontuação para cada pessoa física considerando seu histórico financeiro e a sua situação econômica. Para descobrir, basta pesquisar em um dos bureaus (ou birôs) de crédito autorizados no Brasil: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.