Estamos chegando ao final do nosso planejamento da Black Friday nota 10. Você já conferiu várias maneiras de caprichar no pós-venda, garantir recompras e até mesmo fidelizar clientes. Mas ainda há um passo além que você pode dar para garantir uma boa receita todo mês: a recorrência.

Nesse modelo de negócios, o cliente paga um valor periódico – geralmente mensal – para receber produtos ou usar serviços de forma contínua. Um bom exemplo para quem trabalha com e-commerce são os clubes de assinatura. Neles, o usuário paga um valor mensal para receber uma caixa com produtos selecionados, em um conceito que se aplica a vários gêneros.

Veja agora algumas das muitas vantagens de aderir à recorrência:

Facilidade para controlar receitas

O modelo de pagamentos recorrentes permite que você saiba quantos clientes tem e quanto eles vão pagar a cada mês. Assim, fica fácil prever suas receitas. E a facilidade fica ainda maior quando você conta com uma boa plataforma de pagamentos.

Gerenciamento do estoque

Se você trabalha com e-commerce, sabe que precisa estar sempre atento ao seu estoque. Mas essa tarefa é bem menos árdua quando você sabe quantos itens precisa mandar a cada mês – ou seja, um a cada assinante.

Fidelização

No modelo de assinaturas, você pode construir um relacionamento com seus assinantes que ajude a entender como fidelizá-los. A recorrência deixa o caminho aberto para aquela etapa que mostramos antes, de coletar informações para conhecer bem seus clientes.

Dados para embasar decisões

Como explicamos acima, a gestão de um negócio recorrente possibilita a previsão dos resultados mensais e o controle do fluxo de caixa da empresa. Além disso, este modelo de negócios proporciona a coleta de dados de categorias de clientes e popularidade dos produtos. Todas essas informações podem servir como base das tomadas de decisão, evitando tomar decisões de risco.

Aumento do valor da empresa

O gestor de um negócio recorrente é capaz de informar com clareza a capacidade de ganhos da empresa, já que o fluxo de caixa é consistente. Esse conhecimento pode ser bem útil diante de uma oportunidade de receber investimentos. Além de atrair investidores com dados sólidos, seu negócio também melhora sua reputação no mercado.

Tudo sobre o modelo de assinaturas

Controle de inadimplência

A inadimplência é um problema já bastante conhecido para quem trabalha no varejo, mas a situação econômica atual torna esse perigo ainda maior. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 30% das famílias estavam inadimplentes nos 12 meses até junho de 2022.

Esse é o maior resultado desde 2010, e mostra que nesta Black Friday você poderá ter que lidar com esse problema. Por isso, preste atenção nessas dicas:

Seja transparente

Quando o cliente sabe bem quanto precisa gastar tem mais chances de conseguir pagar. Deixe bem claro para seu cliente o quanto ele terá que gastar em cada compra, incluindo o frete e alguma outra taxa.

Além disso, mostre todas as condições de pagamento e suas particularidades. Em caso de parcelamento, informe a soma das parcelas caso esse valor seja diferente do total à vista.

Crie uma régua de cobrança

Uma régua de cobrança é uma sequência de ações realizadas para padronizar a cobrança. Ela funciona como uma linha do tempo para determinar todas as etapas do processo, desde os avisos antes do vencimento, passando pelo envio de uma carta de cobrança oficial até a apresentação de uma proposta de renegociação.

Cada meio de pagamento requer uma régua específica, com ações como:

  • Boleto bancário: você pode emitir de 20 a 10 dias antes da data limite e notificar via SMS ou e-mail se não for pago um dia após o vencimento
  • Cartão de crédito: faça retentativas e, se for preciso, notifique em tempo real, de preferência via SMS, cobranças não efetuadas
  • Débito em conta: cadastre mais de uma conta por cliente, permitindo retentativas por bancos diferentes, e conte com uma plataforma de gestão para evitar erros sistêmicos.

Importante deixar claro que, através de plataformas modernas, como a Vindi, você define esse fluxo de cobrança de forma muito mais fácil e automatizada, incluindo as retentativas de pagamento, que são uma mão na roda contra a inadimplência.

É claro que, se nenhuma tentativa der certo, é possível considerar uma proposta de renegociação ou mesmo uma carta de cobrança oficial. Porém, esse é um processo delicado, que pode comprometer sua relação com o cliente. Justamente por isso, a régua de cobrança precisa esgotar todas as alternativas possíveis.

Faça a conciliação bancária

Conciliação bancária é a comparação dos registros contábeis da empresa com os valores no extrato do cliente. Com ela, é possível descobrir se um pagamento foi concretizado.

Essa prática deve ser feita com regularidade, pois, se a inadimplência for confirmada, você pode entrar em contato com o cliente para garantir a quitação do débito o mais rápido possível.

Elaborar uma política de crédito

A definição de uma política de concessão de crédito é essencial para evitar a falta de pagamentos. Clientes com nome sujo, renda que seria comprometida com a compra e histórico de inadimplência podem representar um risco maior.

A melhor forma (e mais prática) de avaliar o risco do cliente é o seu score de crédito. Esse placar, de 0 a 1000, atribui uma pontuação para cada pessoa física considerando seu histórico financeiro e a sua situação econômica. Para descobrir, basta pesquisar em um dos bureaus (ou birôs) de crédito autorizados no Brasil: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies