O próximo passo da nossa jornada é a elaboração da sua estratégia de precificação para a Black Friday. O objetivo é garantir ganhos suficientes para cobrir todos os custos e gerar lucro, sendo coerente com o mercado.
Precificação & Ticket Médio: como fazer as contas para fechar o ano no azul
Vamos mostrar aqui algumas dicas para definir estratégias de precificação de produtos e também apresentar algumas formas de aumentar o seu ticket médio:
Faça análises
A primeira coisa a se fazer é mapear todos os gastos com produção e venda de mercadoria (são chamados custos variáveis), além dos custos fixos da empresa.
Some a esses valores as despesas variáveis, como impostos, taxas de adquirentes e comissões.
Se seu negócio comercializa serviços, defina primeiro o custo de mão de obra, para depois levantar os custos fixos e variáveis de cada prestação de serviço, levando em conta materiais utilizados, transporte, comissionamento, manutenção de equipamentos, impostos, encargos sociais, contas de consumo, etc.
Depois, defina a margem de lucro esperada – lembrando que a margem para serviços é sempre maior do que no comércio.
Com esses valores, estude a concorrência e o perfil do seu público para entender padrões do segmento e a percepção de valor do consumidor.
Utilize indicadores como markup e margem de contribuição para calcular o preço de venda e garantir o custeio das despesas mais o lucro.
Escolha sua estratégia
Então, chegou a hora de definir uma estratégia de precificação, que pode ser:
- Baseada na margem sobre custo
- Baseada na concorrência
- Baseada na percepção de valor
- Baseada na demanda
- Baseada no skimming de mercado (popularidade)
- Preço premium
- Preço por pacote
- Preço por projeto
- Preço por êxito
Vale estudar cada uma dessas estratégias para avaliar o que funciona melhor para o perfil e expectativas da sua empresa.
Aumente seu ticket médio
A Black Friday é uma ótima alternativa para você aumentar o seu ticket médio (o total que cada consumidor gasta comprando de você). Para isso, você pode adotar uma dessas estratégias:
- Upsell: oferta de produtos superiores, conforme as preferências e o poder aquisitivo dos consumidores
- Cross-sell: ofertas de itens complementares aos que o cliente está comprando
- Combo de produtos: pode ser o bom e velho “leve 3, pague 2”.
Promoções e métodos de pagamento
É preciso planejar bem as promoções de Black Friday para evitar um efeito negativo. Vamos dar agora algumas dicas para garantir que os descontos vão ajudar a aumentar seus lucros.
Escolha bem os produtos
Algumas lojas online praticamente emendam uma promoção na outra, mas estão sempre mudando os produtos e fazendo cálculos para não perder dinheiro.
O segredo está na escolha dos produtos ou serviços que terão algum desconto e na forma como você planeja a promoção.
Por exemplo, você pode dar um desconto maior em um produto que vende mais e já tem uma margem de lucro garantida e aplicar um desconto menor naquele produto que sai menos.
Além disso, é importante fazer uma projeção do quanto você espera faturar com a promoção e calcular se o desconto vai valer a pena. Em alguns casos, pode valer a pena ter uma margem de lucro menor no início para lucrar mais após a promoção, como nos lançamentos de novos produtos.
Ofereça cupons de desconto
Em uma data comemorativa como a Black Friday, oferecer um cupom de desconto é uma forma de incentivar compras em sua loja virtual.
Uma alternativa para a distribuição é enviar por e-mail, nutrindo assim a relação com seus leads qualificados.
Você também pode criar banners para seu e-commerce com o código da promoção e enviar por e-mail ou publicar no site e nas redes sociais do seu negócio. Assim, mesmo quem não recebeu, pode aproveitar a promoção.
Se você tiver parcerias com influenciadores, peça para eles disponibilizarem os cupons aos seus seguidores. E por falar em dicas para a Black Friday, no episódio abaixo você ouve um bate-papo especial com Fernando Henrique Miranda, Chief Growth Officer na EXAME:
Ofereça vários meios de pagamento
Além de fazer boas promoções online, você também precisa garantir meios de pagamento convenientes e seguros para os seus clientes.
Esse é um fator decisivo na hora de oferecer uma promoção, pois o cliente que se depara com uma loja que não conhece quer a segurança e a praticidade na hora de pagar. Quem não tem esses diferenciais pode ser vencido pela concorrência.
Mesmo que um novo meio tenha um custo extra para ser implementado, o investimento compensa pelo aumento das vendas e atração de novos clientes. Além disso, muitas pessoas simplesmente desistem da compra quando a loja não aceita determinados meios de pagamento.
Afinal, quais formas de pagamento oferecer?
O número de formas de pagamento é cada vez maior com o surgimento de novas tecnologias e, principalmente, meios para garantir a segurança em transações online. E esse aumento é bom para o comércio, pois o ato de compra fica cada vez mais fácil e estimula a ação do consumidor, principalmente em épocas de promoções, como na Black Friday.
Por isso, vamos falar agora sobre as formas de pagamento que não podem faltar no seu negócio:
- Boleto bancário: uma das poucas formas de pagamento que possibilita compras online a quem não possui conta bancária, também é favorita de quem se sente inseguro por usar meios mais modernos
- Carteira digital: também não exige que o cliente tenha conta em banco, e pode ajudar a simplificar e tornar mais atraente o processo de compra online
- Cartão de crédito: além de permitir o parcelamento, o campeão das compras online aciona o gatilho mental do “compre agora e pague depois” e fica salvo no perfil do consumidor na sua plataforma, facilitando e incentivando futuras compras
- Cartão de débito: como qualquer titular de conta bancária já tem pelo menos um, há muita gente que possui apenas cartão de débito, e não de crédito
- Pix: o simples ato de apontar o smartphone para o QR Code na tela do computador, ou mesmo colar o link direto no aplicativo do banco, ajuda bastante a estimular compras rápidas, sem tempo para arrependimentos
- Link de pagamento: outro meio fácil, tem a segurança da proteção com captcha e antifraude e pode ser enviado por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Portanto, é facilmente recuperado se o cliente se esqueceu de pagar
- Débito online: vários bancos oferecem este meio, que libera o valor para sua conta no instante da compra
- Débito em conta: semelhante ao débito online, porém programável e, portanto, mais usado por negócios recorrentes
- Transferência bancária: se o cliente não tiver Pix, informar os dados a ele e esperar o depósito pode ser uma alternativa, pela segurança de fazer o envio apenas depois do pagamento ter sido confirmado.
Ufa! Mais uma etapa concluída com sucesso e você cada vez mais perto da sua Black Friday Nota 10! No próximo post, vamos falar sobre pagamento online, pagamento físico e pagamento recorrente!