O próximo passo da nossa jornada é a elaboração da sua estratégia de precificação para a Black Friday. O objetivo é garantir ganhos suficientes para cobrir todos os custos e gerar lucro, sendo coerente com o mercado.

Precificação & Ticket Médio: como fazer as contas para fechar o ano no azul

Vamos mostrar aqui algumas dicas para definir estratégias de precificação de produtos e também apresentar algumas formas de aumentar o seu ticket médio:

Faça análises

A primeira coisa a se fazer é mapear todos os gastos com produção e venda de mercadoria (são chamados custos variáveis), além dos custos fixos da empresa.

Some a esses valores as despesas variáveis, como impostos, taxas de adquirentes e comissões.

Se seu negócio comercializa serviços, defina primeiro o custo de mão de obra, para depois levantar os custos fixos e variáveis de cada prestação de serviço, levando em conta materiais utilizados, transporte, comissionamento, manutenção de equipamentos, impostos, encargos sociais, contas de consumo, etc.

Depois, defina a margem de lucro esperada – lembrando que a margem para serviços é sempre maior do que no comércio.

Com esses valores, estude a concorrência e o perfil do seu público para entender padrões do segmento e a percepção de valor do consumidor.

Utilize indicadores como markup e margem de contribuição para calcular o preço de venda e garantir o custeio das despesas mais o lucro.

Escolha sua estratégia

Então, chegou a hora de definir uma estratégia de precificação, que pode ser:

  • Baseada na margem sobre custo
  • Baseada na concorrência
  • Baseada na percepção de valor
  • Baseada na demanda
  • Baseada no skimming de mercado (popularidade)
  • Preço premium
  • Preço por pacote
  • Preço por projeto
  • Preço por êxito

Vale estudar cada uma dessas estratégias para avaliar o que funciona melhor para o perfil e expectativas da sua empresa.

Aumente seu ticket médio

A Black Friday é uma ótima alternativa para você aumentar o seu ticket médio (o total que cada consumidor gasta comprando de você). Para isso, você pode adotar uma dessas estratégias:

  • Upsell: oferta de produtos superiores, conforme as preferências e o poder aquisitivo dos consumidores
  • Cross-sell: ofertas de itens complementares aos que o cliente está comprando
  • Combo de produtos: pode ser o bom e velho “leve 3, pague 2”.

Promoções e métodos de pagamento

É preciso planejar bem as promoções de Black Friday para evitar um efeito negativo. Vamos dar agora algumas dicas para garantir que os descontos vão ajudar a aumentar seus lucros.

Escolha bem os produtos

Algumas lojas online praticamente emendam uma promoção na outra, mas estão sempre mudando os produtos e fazendo cálculos para não perder dinheiro.

O segredo está na escolha dos produtos ou serviços que terão algum desconto e na forma como você planeja a promoção.

Por exemplo, você pode dar um desconto maior em um produto que vende mais e já tem uma margem de lucro garantida e aplicar um desconto menor naquele produto que sai menos.

Além disso, é importante fazer uma projeção do quanto você espera faturar com a promoção e calcular se o desconto vai valer a pena. Em alguns casos, pode valer a pena ter uma margem de lucro menor no início para lucrar mais após a promoção, como nos lançamentos de novos produtos.

Ofereça cupons de desconto

Em uma data comemorativa como a Black Friday, oferecer um cupom de desconto é uma forma de incentivar compras em sua loja virtual.

Uma alternativa para a distribuição é enviar por e-mail, nutrindo assim a relação com seus leads qualificados.

Você também pode criar banners para seu e-commerce com o código da promoção e enviar por e-mail ou publicar no site e nas redes sociais do seu negócio. Assim, mesmo quem não recebeu, pode aproveitar a promoção.

Se você tiver parcerias com influenciadores, peça para eles disponibilizarem os cupons aos seus seguidores. E por falar em dicas para a Black Friday, no episódio abaixo você ouve um bate-papo especial com Fernando Henrique Miranda, Chief Growth Officer na EXAME: 

Ofereça vários meios de pagamento

Além de fazer boas promoções online, você também precisa garantir meios de pagamento convenientes e seguros para os seus clientes.

Esse é um fator decisivo na hora de oferecer uma promoção, pois o cliente que se depara com uma loja que não conhece quer a segurança e a praticidade na hora de pagar. Quem não tem esses diferenciais pode ser vencido pela concorrência.

Mesmo que um novo meio tenha um custo extra para ser implementado, o investimento compensa pelo aumento das vendas e atração de novos clientes. Além disso, muitas pessoas simplesmente desistem da compra quando a loja não aceita determinados meios de pagamento.

Afinal, quais formas de pagamento oferecer?

O número de formas de pagamento é cada vez maior com o surgimento de novas tecnologias e, principalmente, meios para garantir a segurança em transações online. E esse aumento é bom para o comércio, pois o ato de compra fica cada vez mais fácil e estimula a ação do consumidor, principalmente em épocas de promoções, como na Black Friday.

Por isso, vamos falar agora sobre as formas de pagamento que não podem faltar no seu negócio:

  • Boleto bancário: uma das poucas formas de pagamento que possibilita compras online a quem não possui conta bancária, também é favorita de quem se sente inseguro por usar meios mais modernos
  • Carteira digital: também não exige que o cliente tenha conta em banco, e pode ajudar a simplificar e tornar mais atraente o processo de compra online
  • Cartão de crédito: além de permitir o parcelamento, o campeão das compras online aciona o gatilho mental do “compre agora e pague depois” e fica salvo no perfil do consumidor na sua plataforma, facilitando e incentivando futuras compras
  • Cartão de débito: como qualquer titular de conta bancária já tem pelo menos um, há muita gente que possui apenas cartão de débito, e não de crédito
  • Pix: o simples ato de apontar o smartphone para o QR Code na tela do computador, ou mesmo colar o link direto no aplicativo do banco, ajuda bastante a estimular compras rápidas, sem tempo para arrependimentos
  • Link de pagamento: outro meio fácil, tem a segurança da proteção com captcha e antifraude e pode ser enviado por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Portanto, é facilmente recuperado se o cliente se esqueceu de pagar
  • Débito online: vários bancos oferecem este meio, que libera o valor para sua conta no instante da compra
  • Débito em conta: semelhante ao débito online, porém programável e, portanto, mais usado por negócios recorrentes
  • Transferência bancária: se o cliente não tiver Pix, informar os dados a ele e esperar o depósito pode ser uma alternativa, pela segurança de fazer o envio apenas depois do pagamento ter sido confirmado.

Ufa! Mais uma etapa concluída com sucesso e você cada vez mais perto da sua Black Friday Nota 10! No próximo post, vamos falar sobre pagamento online, pagamento físico e pagamento recorrente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies