Esse post tem como principal objetivo relembrar, do ponto de vista de empresas tecnológicas, as 4 grandes Ondas Inovadoras dos últimos 100 anos. A Tecnologia está tão presente nas vidas das pessoas que quando olhamos para trás lembramos de coisas que eram absurdamente inovadoras na época. E sorrimos pois hoje são verdadeiros itens de museus. Quem nunca jogou num console Atari, não sabe o que estamos falando.

mark-zuckerberg

Mark Zuckerberg. Um nerd bilionário e influente

 

 A geração Z, provavelmente nem queira saber disso, mas tivemos 4 grandes momentos de inovação que mudaram a vida da “geração touch screen“. Mal sabem eles que a facilidade de usar um iPad hoje é reflexo de grandes experiências e anos de inovação. Vamos lá.

Anos 60 – Semicondutores, Beatles e Woodstock

Empresas como IBM e HP foram responsáveis por criar novos horizontes na indústria, serviços e comércio com os semicondutores. Era o primeiro contato do mundo com a Informática. Equipamentos eletrônicos começavam a ensaiar a estréia de computadores e equipamentos de telecomunicações. Esse período foi tão importante que muitas empresas criadas na época ainda são grandes referencias mundiais hoje em dia.

chip-ibm

Chip da IBM – avanço tecnológico fundamental para a inovação

 

Anos 80 – PC, Videocassetes e Ferris Buller

Computadores Pessoais (PCs) são a bola da vez. Tirando a briga feroz entre Apple (criadora do Macintosh) e Microsoft (criadora do software Windows), os PCs trouxeram ao mundo moderno a capacidade de criar novos mundos através de garagens e quartos de adolescentes em todos lugares. O mundo começava a convergir para esferas pessoais. Era a década do nascimento de gênios da internet. “Era” dos Videocassestes, Walkmans e Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Buller rocks).

tk-82

A gerações Y, Z e X jamais saberão a importância de um TK-82

 

Anos 90 – Navegadores, Windows 95 e Kurt Cobain

A internet se consolidava como um novo mundo. E através dele o principal elo eram os Navegadores, como por exemplo o Netscape (primeiro navegador da internet), fundado por Jim Barksdale. Pequenas e grandes companhias ao redor do mundo surgiam de forma astronômica. E sumiam com a mesma rapidez. A bolha da internet, derreteu mais da metade delas. E a Microsoft, que dominava com seu sistema operacional Windows, lançava o Internet Explorer (ie), que catapultava Bill Gates e sua empresa à maior referência da internet do mundo. O mundo conheceria o Windows 95. O Nirvana lançou o Nevermind.

nevermind

Mal sabia o Nirvana que os nerds chegariam ao topo do mundo

 

Anos 2000 – iPhone, Facebook e a Vingança dos Nerds
Era das redes sociais. Apple, Facebook, Google e Twitter. Empresas que produzem conteúdos começam a valer mais do que empresas centenárias produtoras de petróleo. O mundo virtual faz com que filmes de ficção cientifica pareçam ultrapassados. “Crianças touch screen” (thanks Steve Jobs) nascem a cada minuto, a realidade se confunde com a virtual e os bilionários da internet têm menos de 30 anos.

steve-jobs-iphone

Ladies and Getleman this is the “iPhone”

 

Os próximos capítulos já ensaiam a estréia.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies