Esse post tem como principal objetivo relembrar, do ponto de vista de empresas tecnológicas, as 4 grandes Ondas Inovadoras dos últimos 100 anos. A Tecnologia está tão presente nas vidas das pessoas que quando olhamos para trás lembramos de coisas que eram absurdamente inovadoras na época. E sorrimos pois hoje são verdadeiros itens de museus. Quem nunca jogou num console Atari, não sabe o que estamos falando.
A geração Z, provavelmente nem queira saber disso, mas tivemos 4 grandes momentos de inovação que mudaram a vida da “geração touch screen“. Mal sabem eles que a facilidade de usar um iPad hoje é reflexo de grandes experiências e anos de inovação. Vamos lá.
Anos 60 – Semicondutores, Beatles e Woodstock
Empresas como IBM e HP foram responsáveis por criar novos horizontes na indústria, serviços e comércio com os semicondutores. Era o primeiro contato do mundo com a Informática. Equipamentos eletrônicos começavam a ensaiar a estréia de computadores e equipamentos de telecomunicações. Esse período foi tão importante que muitas empresas criadas na época ainda são grandes referencias mundiais hoje em dia.
Anos 80 – PC, Videocassetes e Ferris Buller
Computadores Pessoais (PCs) são a bola da vez. Tirando a briga feroz entre Apple (criadora do Macintosh) e Microsoft (criadora do software Windows), os PCs trouxeram ao mundo moderno a capacidade de criar novos mundos através de garagens e quartos de adolescentes em todos lugares. O mundo começava a convergir para esferas pessoais. Era a década do nascimento de gênios da internet. “Era” dos Videocassestes, Walkmans e Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Buller rocks).
Anos 90 – Navegadores, Windows 95 e Kurt Cobain
A internet se consolidava como um novo mundo. E através dele o principal elo eram os Navegadores, como por exemplo o Netscape (primeiro navegador da internet), fundado por Jim Barksdale. Pequenas e grandes companhias ao redor do mundo surgiam de forma astronômica. E sumiam com a mesma rapidez. A bolha da internet, derreteu mais da metade delas. E a Microsoft, que dominava com seu sistema operacional Windows, lançava o Internet Explorer (ie), que catapultava Bill Gates e sua empresa à maior referência da internet do mundo. O mundo conheceria o Windows 95. O Nirvana lançou o Nevermind.
Anos 2000 – iPhone, Facebook e a Vingança dos Nerds
Era das redes sociais. Apple, Facebook, Google e Twitter. Empresas que produzem conteúdos começam a valer mais do que empresas centenárias produtoras de petróleo. O mundo virtual faz com que filmes de ficção cientifica pareçam ultrapassados. “Crianças touch screen” (thanks Steve Jobs) nascem a cada minuto, a realidade se confunde com a virtual e os bilionários da internet têm menos de 30 anos.
Os próximos capítulos já ensaiam a estréia.