O Reclame Aqui é uma das ferramentas mais poderosas do Brasil quando o assunto é a reputação da empresa.
Além disso, se você tem um negócio digital, é essencial se preocupar com o que estão dizendo e como estão recomendando a sua empresa por aí.
Por isso, se você quer entender qual a importância de cuidar da reputação da sua empresa e como suas vendas podem aumentar olhando para a experiência dos seus clientes, continue lendo!
Neste artigo, nós tiraremos todas as suas dúvidas!
Como funciona a reputação da empresa no Reclame Aqui?
Atualmente, mais de 20 milhões de consumidores acessam o site do Reclame Aqui para consultar a reputação de uma empresa antes de realizar uma compra.
Da mesma forma, segundo dados levantados pela própria companhia, 94% dos consumidores deixam de comprar o produto de uma empresa que tem problemas de reputação.
E, se você acha que um problema de reputação de marca passa apenas por escândalos, corrupção e grandes acontecimentos, saiba que até mesmo deixar um cliente sem resposta pode impedir seu negócio de fazer novas vendas.
Dessa forma, o cálculo de reputação da empresa dentro do site do Reclame Aqui é feito considerando as seguintes variáveis:
- Índice de resposta;
- Média das avaliações;
- Índice de solução;
- Índice de novos negócios.
Além disso, todas as avaliações são feitas apenas por consumidores daquela marca, como um NPS, e não existe nenhuma forma de manipulação de dados por parte das empresas.
Dentro dessas variáveis, também existem pesos diferentes para calcular como uma empresa pode ser saudável.
O índice de resposta, por exemplo, tem peso dois. Já a média das avaliações, que são as notas dos consumidores, tem peso três. O índice de solução tem peso três e o índice de novos negócios, peso dois.
Dessa forma, temos o cálculo padrão para definir a reputação de uma empresa:
AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100
Este cálculo ainda passa por outras variáveis, mas é fundamental entender que uma péssima reputação não passa mais despercebida pelo mercado.
Por que é importante se preocupar com a reputação da sua empresa?
Mais do que perder vendas, é essencial se preocupar com a reputação da empresa se você quer se destacar na concorrência.
Não adianta ter uma solução totalmente inovadora se você não oferece um suporte de qualidade para seus clientes.
Todo novo cliente que contrata uma solução precisa de direcionamento, precisa tirar dúvidas e continuar tendo uma experiência encantadora.
Por isso, se antes você não olhava para esse índice e sabe que seu negócio pode melhorar e ter uma reputação digna de recomendação, leia as dicas que daremos a seguir e coloque em prática!
Como melhorar a reputação da sua empresa no Reclame Aqui?
Em primeiro lugar, é fundamental ter um colaborador da sua empresa dedicado ao Reclame Aqui, com foco em reputação de marca.
No entanto, se essa não for uma possibilidade para o seu negócio no momento, lembre-se de acessar periodicamente a página do site.
Em seguida, vamos pensar nas ações efetivas que precisam ser tomadas para melhorar a reputação da empresa.
Cuide da experiência do seu cliente
O foco do seu negócio precisa ser o de garantir uma experiência encantadora ao seu cliente. No mínimo, bem sucedida.
Portanto, cuide de todo o processo desde a aquisição, no momento da assinatura do contrato. Seu cliente não pode ser abandonado no meio do caminho, mesmo que o seu produto seja self service.
Hoje, saiba que seus potenciais clientes querem saber se você dá atenção a clientes que já contrataram o seu serviço, se sua empresa têm muitos problemas e se os resolve rapidamente.
Um time de CX é essencial para fidelizar e reter clientes, o que diminui muito o seu Churn Rate. Por isso, se você ainda não tem um time estruturado, leia este artigo sobre o assunto agora mesmo!
Respeite o SLA de atendimento
Principalmente em empresas que estão nos ambientes digitais, ter um SLA é motivo de confiança e segurança para seus clientes.
Além disso, também protege a sua empresa de todos os deveres e obrigações com eles. Portanto, cumpra todos os acordos firmados no SLA de atendimento.
Pare de subestimar o Reclame Aqui
Os consumidores estão lá, e fingir que o site não existe ou ignorar as avaliações que a sua empresa está recebendo é a pior decisão que você pode tomar.
Portanto, quanto mais rápido você olhar para a reputação da empresa, mais rápido conseguirá tomar ações estratégicas e assertivas.
Uma ligação pode fazer muita diferença
Se um cliente faz uma reclamação, é porque realmente teve algum problema com a sua empresa.
Agora, imagine como você se sentiria se recebesse uma ligação de um colaborador da empresa que está descontente, para resolver aquele problema na hora?
Dessa forma, uma ligação pode fazer muita diferença. Converse com seus clientes, e responda o mais rápido que puder para resolver aquela questão.
Ouça o episódio sobre o assunto no podcast Dentro do Ringue
No nosso podcast Dentro do Ringue, conversamos com o CEO do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, e com nossa coordenadora de Sucesso do Cliente Marina Coutinho sobre reputação da empresa.
Portanto, se você quiser saber mais sobre o assunto e ter dicas essenciais do Reclame Aqui e da Vindi para melhorar a reputação do seu negócio, clique no banner abaixo ou procure por Dentro do Ringue em todas as plataformas de streaming de áudio do mercado!