Sem dúvidas, o atendimento ao cliente é um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa. Resolver problemas, organizar procedimentos, acompanhar chamados e analisar o nível de satisfação do consumidor são atividades comuns de organizações que prezam pelo bom atendimento. No entanto, o uso de uma ferramenta adequada, é capaz de simplificar todas essas atividades envolvidas, visando melhorar ainda mais a relação com os clientes, principalmente quando o contato não é feito de forma presencial.
Softwares de Gestão de Atendimento.
Os CRM’s atuais do mercado, atendem grande parte das necessidades das empresas. Alguns mais customizáveis outros mais “engessados”, porém o que sempre vale analisar antes de contratar ou comprar uma licença desse tipo é entender a necessidade principal da empresa. Especialmente se tratando de atendimento ao cliente. A primeira dica ao escolher um software de gestão de atendimento é conhecer as empresas que são consideradas referências em atendimento. Esse é um primeiro bom passo :)
Atualmente existem diversos softwares online no mercado para o atendimento ao cliente, sendo o Zendesk e Desk.com as duas ferramentas mais conhecidas. E pensando nisso, nós separamos a seguir um breve comparativo de ambas, para que você possa escolher a melhor opção que se adequar a sua empresa. Acompanhe!
Zendesk
A Zendesk é uma plataforma online que tem o objetivo de simplificar o atendimento ao cliente. Criada em 2007, por três empresários dinamarqueses, a Zendesk foi desenvolvida pela empresa norte americana cujo nome é o mesmo da plataforma. Atualmente a empresa já possui mais de 50 mil clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil. É nossa escolha aqui na Vindi, e nascemos já usando a Zendesk desde sempre!
Características da plataforma
- Possui versão em português: Sim
- Preços: ver preço
- Período de teste: 30 dias grátis
- Recursos de Integração: API, CRM, e-mail, Sistemas Legados, Móvel;
- Flexibilidade na gestão de bilhetes e maior fluxo de trabalho automatizado
- Suporte multi-canal: web, telefone, e-mail, chat e redes sociais
- Relatórios robustos e análises avançadas
- Portal base de conhecimento
- Fóruns da comunidade
- API aberta que permite a integração em suas operações
- Suporte para mais de 100 integrações de aplicativos terceiros, incluindo SalesForce
Desk.com
A Desk.com é um software da empresa SalesForce, que foi criada em 1999 e hoje representa uma das referências em desenvolvimento de softwares no mundo.
Assim como a Zendesk, a Desk.com é uma ferramenta online que tem a função de integrar canais de suporte e centralizá-los em um único local. Assim, os profissionais de atendimento podem ter acesso a caixas de e-mail, telefonemas e até mesmo solicitações de redes sociais em um único local.
Características da plataforma
- Possui versão em português: Sim
- Preços: ver preço
- Período de teste: 14 dias grátis
- Recursos de Integração: API, CRM, e-mail, Móvel
- Painel de fácil utilização
- Ferramenta de colaboração que podem suportar Facebook, Gmail, Twitter entre outros.
- Sistema para Rastreamento de queixa
- Integração com mídias sociais
- Centro de suporte de auto-atendimento
Zendesk vs Desk: prós e contras
- Comparado com Desk.com, o Zendesk oferece um maior número de integrações. Portanto, se a sua empresa trabalha com diversos softwares, então o Zendesk é a melhor opção.
- O custo pode ser um dos fatores determinantes, já que o Desk.com acaba sendo um pouco mais caro em relação ao Zendesk (veja os preços no links acima).
- Com o Zendesk, é possível ter abas widget em topo de qualquer das páginas do site. O Zendesk também permite que seus clientes forneçam feedback e avaliem as respostas de apoio ao cliente.
- Segundo comparativo feito pelo site financesonline.com, o Zendesk pode ser mais difícil de se aprender a utilizar, podendo exigir um maior tempo de treinamento da equipe de atendimento ao cliente.
- No Zendesk, é necessário pagar valores adicionais para se obter recursos e integrações adicionais como chats, limites de anexos, entre outros.
FreshDesk.com uma alternativa para gerenciar seus atendimentos
Conforme citado anteriormente, existem diversas ferramentas para o gerenciamento de atendimento ao cliente. Além da Zendesk e Desk.com, uma ótima alternativa é o FreshDesk.com que conta com planos mais baratos que o Zendesk e o Desk.com, 30 dias grátis de testes na plataforma e um plano gratuito para até três agentes.
Com ela é possível fazer a gestão de tickets por e-mail, ter um portal de autoatendimento, integrações com redes sociais e mais de 30 ferramentas, fóruns comunitários, relatórios avançados, políticas de SLA e até mesmo servidores de e-mail customizados. Portanto, fica a dica para você que busca opções de ferramentas para melhorar o atendimento com seus clientes. Com base nas breves comparações feitas ao longo deste artigo, podemos concluir que tanto a Zendesk, quando a Desk.com ou a Freshdesk são excelentes plataformas para automatizar o atendimento ao cliente.
Zendesk ou Desk.com: qual escolher?
Vale destacar que para uma escolha adequada, é necessário avaliar não só os preços dos planos mensais, mas também o custo-benefício que cada opção poderá trazer a sua empresa. Sendo assim, fique atento aos detalhes e veja qual plataforma atende todas as suas necessidades ou a maior parte delas. Começar pelo teste grátis é uma ótima forma de conhecer a fundo cada uma das ferramentas.
Gostou das dicas? E você, já utiliza alguma ferramenta para suporte de clientes? Compartilhe conosco a sua experiência, comentando abaixo: