A gente gosta de “bater na tecla” ao falar de segurança porque ela é – tanto para o cliente final, quanto para as empresas – a parte mais essencial quando o assunto são os meios de pagamento online.

Nós já falamos sobre antifraude, SSL e todo o tipo de ferramenta que você deve ter no seu site, software, loja, etc. Mas, agora é hora de falar do seu papel, como empresário, na hora de assegurar os dados do cartão dos seus clientes.

Antes disso, vamos falar sobre PCI:

O que é o PCI?

PCI é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de pagamento que define os modelos mínimos de segurança por meio de processos e tecnologias. Essa certificação “rege” as regras que devem ser seguidas por comerciantes e provedores de serviço que trabalham com cartões.

Por que devo ter o certificado PCI?

Se a sua empresa armazena, processa ou transmite informações que contêm cartões de crédito ou débito você tem que seguir requerimentos do PCI porque isso é que garante que sua empresa está segura para efetuar as transações de venda via cartão.

Para muitas empresas, implementar todos os requerimentos exigidos pelo PCI seria uma tarefa inviável devido à complexidade e alto custo destes controles. E sem a certificação o seu negócio pode sofrer com fraudes de todos os lados. O que, consequentemente, pode te levar à falência e altas multas aplicadas pelas operadoras de cartão de crédito.

Não tenho PCI, então não posso mais vender no cartão?

Fique calmo, a VINDI já possui todos estes controles implementados e garante o mais alto nível de segurança para as informações de seus clientes que são transmitidas, processadas e armazenadas através da nossa plataforma. Mas, apesar de termos a maior parte dos controles, alguns ainda são de sua responsabilidade.

Grande parte das fraudes acontecem em processos mal definidos ou por descuidos durante a venda, então fique atento às dicas abaixo:

  • Nunca anote os dados do cartão de crédito de seus clientes;
  • Jamais solicite foto do cartão de crédito de seus clientes;
  • Não armazene os dados de cartão em planilhas mesmo que ela possua senha, você contratou a VINDI para isso;
  • Não armazene dados de cartões de crédito em suas aplicações, somente faça isto se você tiver implementado todos os controles do PCI;
  • Garanta que os computadores da sua empresa possuam antivírus e que estejam sempre atualizados;
  • Não utilize software pirata, eles normalmente possuem vírus e outros softwares maliciosos;
  • Cuidado com e-mails maliciosos, a exemplo dos SPAMS;
  • Fique sempre atento e evite que pessoas mal-intencionadas peguem as informações de seus clientes.

Essas dicas são importantes para você entender o seu papel e assim deixar seu ambiente de vendas mais seguro. Por isso, se necessário, faça um checklist e siga passo a passo os tópicos acima. Assim você se protege e ajuda a validar toda a segurança que a Vindi te oferece com a certificação PCI. =)

vindi-banner

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies