Seja bem-vindo ao Vindi Insights, sua análise mensal de mercado! Hoje, vamos analisar os segmentos atendidos pela Vindi a partir do comparativo entre outubro e setembro de 2020.

Confira notícias de mercado, indicadores econômicos, dados sobre cada segmento atendido pela Vindi e mais informações para o seu negócio. Vem com a gente!

De olho no Mercado de Assinaturas

As empresas de assinatura têm visto taxas de crescimento disparadas desde o início da pandemia Covid-19, de acordo com um estudo detalhado da Recurly, uma empresa que ajuda milhares de empresas a gerenciar plataformas de assinatura. 

O relatório revela que setores como entretenimento digital e tecnologia educacional tiveram um aumento maciço na procura e interesse do público, por causa das mudanças sofridas pela sociedade durante a pandemia. 

De acordo com o relatório, um grande fator de sucesso dessas plataformas são os períodos de teste gratuito disponibilizados aos usuários. Isso é chamado de free trial, onde centenas de empresas oferecem avaliações gratuitas de uma semana ou um mês, e depois convertem o usuário como assinante de um dos planos.

“O crescimento em novas assinaturas aumentou imediatamente durante as primeiras semanas do período Covid, variando de 20% a 40% maior do que o período pré-Covid. Abril teve o maior crescimento de qualquer mês, com um pico de crescimento de 85%”, afirma o relatório. 

  • As novas assinaturas pagas atingiram o pico para o setor de negócios e serviços profissionais com uma taxa de crescimento de 60% em maio;
  • O e-commerce teve grandes picos em abril e maio, com taxas de crescimento entre 108% e 148%;
  • A educação teve altas de 173% em maio, liderando as taxas de conversão de testes, de acordo com o estudo;
  • E o setor de entretenimento digital oscilou entre 80% e 50% de abril a junho. 

É importante observar que um grande número de testes gratuitos começaram no final de março ou início de abril e terminaram em maio. Isso mostra que as empresas de assinaturas que oferecem testes tiveram sucesso em convertê-los em assinaturas pagas imediatamente.

Macroeconomia: entenda o cenário

Acompanhar os principais indicadores econômicos é de extrema importância. Isso porque eles permitem identificar os melhores momentos econômicos e facilitam a tomada de decisões. 

Portanto, para fornecer mais contexto à sua leitura, separamos os principais indicadores econômicos do país para você conferir como estão esses termômetros da economia:

IBC-Br

O IBC-Br é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central. Ele fechou em +1,29% em setembro de 2020, contra uma base anterior de 1,06%. 

Tal crescimento indica uma maior atividade mensal na economia nacional. E, além disso, aponta para uma saída da recessão técnica que o país entrou no último trimestre. Entretanto, o número oficial do PIB será divulgado em dezembro.

Confiança do consumidor

Esse dado é medido pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas. Ele mensura a satisfação dos consumidores com a situação atual da economia. 

O índice de confiança atingiu 82.4 pts em outubro, sendo a base anterior de 83.4 pts. Portanto, houve queda de 1 ponto, interrompendo a tendência de recuperação vista anteriormente. 

IPCA 15

O IPCA 15 é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, mas a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

O índice teve alta em outubro de 0,94%. Esse número foi 0,49 ponto percentual acima da taxa de setembro (0,45%) e é um recorde para um mês de outubro, desde 1995, quando o IPCA-15 do mês foi de 1,34%.

A alta do IPCA significa maior quantidade de dinheiro em circulação. Ou seja, é um indicativo de que a economia e o consumo estão melhorando.

IGPM

O IGPM representa o Índice Geral de Preços do Mercado. Ele consiste em um indicador de variação dos preços na economia brasileira.

O IGPM acumulado de 12 meses fechou em 20.92% em outubro. O Índice, que está no nível mais alto em mais de uma década, está causando incômodo no mercado imobiliário, que tradicionalmente o utiliza para reajustes de preços de aluguéis. 

Varejo IBGE

Consiste na Pesquisa Mensal de Comércio realizada mensalmente pelo IBGE. Ela produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. 

Em setembro de 2020, o resultado mais recente publicado, o índice de volume de vendas no comércio varejista atingiu uma variação de +0,6% em relação ao mês de agosto do mesmo ano. Dessa forma, foi o quinto mês seguido de crescimento do índice.

Vindi Insights: números da Vindi

De janeiro a outubro de 2020 a Vindi atingiu um TPV acumulado 33% maior em relação ao mesmo período de 2019. Isso representa um crescimento, mesmo em épocas difíceis.

A retomada na empresa se deu, principalmente, a partir de maio de 2020, quando a taxa média de crescimento composto começou a subir.

Mas, além disso, a performance da Vindi durante a pandemia de Covid-19 foi superior à média de mercado conforme medido pela Cielo. Veja o comparativo abaixo:

Fonte: Cielo/ ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado. Baseline fev. 2020. Agosto d1 a d29. Índice Vindi usa baseline de comparação de janeiro.

O indicador de crescimento acumulado contra o baseline de janeiro da Vindi já é positivo em 2%, enquanto o indicador Cielo continua próximo de 19% negativo.

TPV por segmento

Primeiramente, acompanhe no gráfico abaixo a variação mensal de TPV dos 11 principais segmentos atendidos pela Vindi:

Na coluna m/m observamos a mudança de TPV, por segmento, comparando outubro a setembro de 2020. Já na coluna Out/Jan, observamos a variação de outubro em comparação ao início do ano.

De setembro para outubro, portanto, o TPV total da Vindi, considerando todos os segmentos, aumentou 6,8% em valores. Já em quantidade de transações, houve um aumento de 4,9% no mesmo período. 

Dessa forma, os setores que mais aumentaram sua performance de TPV entre setembro e outubro foram as Seguradoras (+33%), Turismo e Hotelaria (+26%), Saúde (+24%) e Fitness (+13%). Veja mais sobre isso a seguir.

Performance individual dos segmentos na Vindi

Como cada segmento atendido pela Vindi performou no TPV de outubro em relação a setembro? Nos itens abaixo, explicamos as maiores variações sentidas em nossos clientes:

Seguradoras +33%

TPV de Seguradoras: outubro x setembro (2020).

Após estabilidade no mês passado, o setor de Seguros apresentou forte crescimento, de 33,1%. No entanto, esse crescimento é pautado no resultado de um grande player, que demonstrou aumento de 66,6% em seu TPV em outubro, representando 56% de todo o resultado do setor. 

Por isso, retirado o resultado dessa empresa, o segmento cresceu 5,9%, alavancando o setor na metade do mês de outubro, repetindo a tendência de setembro.

Turismo e Hotelaria +26%

TPV de Turismo e Hotelaria: outubro x setembro (2020).

Já o setor de Turismo e Hotelaria segue apresentando melhora significativa em seu TPV no mês de outubro, crescendo em quase 26%, com bastante otimismo.

Mas, apesar da melhora, ao compararmos a performance atual com sua performance de outubro/2019 a variação ainda é cerca de 35% negativa. 

Essa perda, na verdade, é natural pela baixa do turismo devido à pandemia, que todos temos observado nos noticiários e na rotina.

Porém, o setor tem voltado a reunir forças para a retomada. No dia 10 de novembro, por exemplo, foi apresentado o Plano Nacional de Retomada do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Esse evento marca a consolidação de uma grande aliança em favor da retomada do Turismo brasileiro”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na ocasião.

A aliança reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S, para o retorno das atividades de maneira gradual e planejada.

Para isso, será trabalhado um conjunto de programas e ações que visam a preservação de empresas e empregos no setor; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implementação de protocolos de biossegurança e promoção de incentivo às viagens, especialmente as domésticas.

Dessa forma, além de voltar a ser uma operação economicamente importante, espera-se, na área de turismo, que melhorias sejam feitas nos principais destinos e empresas turísticas do país.

Fitness +13%

TPV de Fitness: outubro x setembro (2020).

Fitness é outro setor bastante resiliente, que segue apresentando recuperação pelo terceiro mês seguido, dessa vez crescendo 13% em relação a setembro. 

Além disso, o crescimento segue impulsionado por duas grandes redes de franquias, que juntas representaram em torno de 44% da variação positiva no período.

Educação +7%

TPV de Educação: outubro x setembro (2020).

Educação apresenta recuperação em relação ao mês anterior, com 6,7% de crescimento em seu TPV. Esse resultado quebra a constância observada nos meses anteriores, saindo da média mensal em seu TPV. 

Entretanto, as empresas de educação que apresentaram o maior aumento de TPV são aquelas que possuem maior nível de maturidade tecnológica. Dessa forma, conseguiram passar pelo período de aulas online com maior tranquilidade. 

Quer entender melhor a correlação entre a digitalização e o desempenho financeiro de negócios de educação? Então, baixe nosso infográfico completo sobre Insights de Educação, gratuitamente! É só clicar no banner abaixo:

Estética e Beleza +6%

TPV de Estética e Beleza: outubro x setembro (2020).

Estética e Beleza mantém seu crescendo também em outubro. O crescimento no setor é pulverizado entre diversos players desse mercado.

Este setor segue comprovando a eficiência com a qual reinventou seu modelo de negócios e continua crescendo. A reinvenção à qual nos referimos é sobre a adoção do modelo de recorrência em suas cobranças. Com ele, salões e clínicas de estética viram a oportunidade de atender mais clientes e cobrar de forma inteligente.

Clube de Assinaturas -1,9%

TPV de Clubes de Assinatura: outubro x setembro (2020).

A queda de TPV no setor foi ancorada por um grande player do segmento. Porém, isolando-se o resultado dessa empresa do restante da performance do segmento, os Clubes de Assinaturas apresentaram um aumento de 5,6% em seu TPV. E, além disso, cresceram 46% em relação a outubro de 2019.

PK XD: uma gigante entre nós

O app PK XD desenvolvido pela Playkids e lançado há pouco mais de um ano, é um fenômeno. Com mais de 5 milhões de usuários mensais, o aplicativo é um game que cria mundos virtuais e virou uma febre entre as crianças de 8 a 13 anos. 

Dessa forma, durante o período de pandemia, o app atingiu mais de 25 milhões de usuários regulares.

Agora, veja os números da PK XD:

  • Downloads (iOS e Android): + 50 milhões;
  • Modelo de negócios: freemium, mas dentro do app existem bundles e pacotes pagos diferenciados;
  • Preços das assinaturas: de R$10,90 a R$109,90;

Com um modelo sólido e recorrente, o Playkids é um dos maiores apps infantis do mundo, com presença em 187 países, e grande representante da categoria de assinaturas.

Associações e Doações -13%

TPV de Associações e Doações: outubro x setembro (2020).

Após o crescimento no mês de setembro, Associações e Doações voltam a apresentar queda em seu TPV na Vindi. Isso porque dois clientes variaram negativamente em 30% o volume processado no período, resultando em queda de 12,6% para a categoria.

Mais insights para você!

Por fim, se você gostou dessa análise, confira também nosso novo estudo sobre a performance do setor de educação em 2020: Vindi Insights | Gestão financeira escolar digitalizada: por que devo utilizar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies