O sistema de pagamento Pix tem diversas possibilidades de uso, além das transferências de dinheiro entre pessoas. 

Uma delas é o Saque Pix, que ainda não está disponível, mas está prevista para funcionar a partir do primeiro semestre de 2021, segundo anúncio do BC.

Quer saber tudo sobre como vai funcionar o saque através do Pix? Siga a leitura!

O que é Saque Pix?

Assim como realizamos saques de dinheiro nos caixas eletrônicos dos bancos e redes 24Horas, o saque Pix permitirá que o usuário tenha dinheiro físico (proveniente de sua conta) em mãos, porém, sem precisar de um caixa eletrônico.

O saque pelo Pix é uma modalidade de saque em espécie que será disponibilizado em lojas físicas de redes varejistas, como o Magazine Luiza, por exemplo.

Possivelmente, a lista de redes varejistas disponíveis para essa operação será divulgada pelo Banco Central em 2021, mas sabe-se que nenhum desses locais fará parte do setor bancário.

A ideia é, portanto, que o saque possa ser feito pelo consumidor no caixa de qualquer loja cadastrada no sistema, sem precisar se dirigir a um banco. O que, por sua vez, tem potencial de gerar muita praticidade para a rotina de pagamentos das pessoas.

E, além disso, as lojas participantes da operação de saque Pix não terão nenhum prejuízo ao realizar essa operação, pois receberão do usuário a quantia exata do saque e não pagarão taxas para repassá-la em dinheiro.

Na prática, o Pix permite que o dinheiro fornecido no saque seja reposto no mesmo instante na conta do estabelecimento, e o consumidor saia com suas cédulas em mãos.

Essa nova função no comércio pode até mesmo atrair mais consumidores para dentro dos estabelecimentos, facilitar o troco nas vendas e gerar mais segurança devido a menor quantidade de dinheiro em caixa.

Como funciona?

O saque pelo Pix funcionará diretamente no caixa de uma loja varejista. Dessa forma, para realizá-lo será muito simples:

Primeiro, o usuário do Pix deverá se dirigir ao caixa de um estabelecimento comercial credenciado para solicitar a operação do saque. 

Em seguida, ele deverá fazer a transferência para a loja do valor em reais que deseja sacar. Ele fará isso usando o aplicativo de sua instituição financeira (apta para realizar o Pix), como bancos ou fintechs.

Note que o usuário precisa ter disponível em sua conta, de fato, esse valor que deseja sacar (até que o Pix possa ter uma modalidade futura de crédito).

O estabelecimento comercial poderá orientar o recebimento do valor por meio de suas Chaves Pix ou por um QR Code Pix que tenha habilitado e mostre ao usuário.

Então, o valor será transferido entre o consumidor e a loja, pelo Pix, em até 10 segundos. E, tanto o pagador quanto o recebedor serão notificados pelo sistema quanto à conclusão da transferência, evitando qualquer tipo de golpe. 

Na sequência, a loja fornecerá em mãos ao usuário o dinheiro em espécie que ele transferiu, no mesmo valor, concluindo a operação.

Como fazer um Saque Pix?

Resumindo os passos que mencionamos, a operação deverá ser feita seguindo os seguintes passos:

  1. No caixa de uma loja varejista, o solicitante deve informar quanto quer sacar em espécie de sua conta usando o Pix; 
  2. O funcionário do caixa do local deverá gerar informar qual a Chave Pix do estabelecimento ou gerar um QR Code para receber a transferência;
  3. A pessoa fará essa transferência pelo aplicativo financeiro onde tiver saldo e operar o Pix;
  4. Após a conclusão da transferência, em até 10 segundos, o funcionário autorizado fornecerá o dinheiro em espécie ao solicitante.

Quando usar um Saque Pix?

Na prática, a escolha entre realizar um saque pelo caixa eletrônico do banco ou pelo Pix nos estabelecimentos ficará totalmente à critério da escolha do indivíduo.

As duas modalidades vão existir sem que uma anule ou prejudique a outra. Quem optar por continuar sacando no banco, não terá nenhum impedimento ou desvantagem com isso.

O saque Pix será apenas uma opção extra e ele pode ser útil, por exemplo, em situações como:

  • O usuário precisar de um saque e não houver um banco ou caixa 24Horas por perto;
  • Quando o usuário não estiver portando o seu cartão bancário, e assim, esteja impossibilitado de usar um ATM ou caixa eletrônico para o saque;
  • Para pessoas desbancarizadas, que poderão ter dinheiro em carteiras digitais (que não são bancos, como o Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e outros) e sacar valores pelo Pix nas lojas.

A vantagem é que, para realizar o saque Pix nas lojas, será necessário apenas um celular com internet e nada mais. 

Dessa forma, o uso desse tipo de saque pode ser mais conveniente para o usuário.

Por fim, ainda não foi divulgado pelo Banco Central se os estabelecimentos poderão cobrar alguma taxa para realizar o saque para o usuário Pix. Vamos aguardar!

Você se interessa por mais conteúdos sobre meios de pagamento? Então, assine a newsletter da Vindi e receba o melhor material no seu e-mail!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies