A Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento é a mais nova funcionalidade da Vindi que vai ajudar você a combater a inadimplência no seu negócio recorrente.
Se não for suficiente repetir a cobrança e até mesmo trocar a adquirente, o sistema entrará em ação com novas tentativas em cartões de crédito diferentes, desde que estejam ativos na plataforma.
Assim, você terá muito mais chances de finalizar a transação com sucesso e ter mais um pagamento em dia.
Um estudo do time de Analytics da Vindi concluiu que o uso da Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento aumentou em 18% o sucesso das transações.
Quer entender como funciona a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento e como usá-la no seu negócio?
Então, continue lendo e ative essa funcionalidade na sua conta.
O que é a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento?
Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento é o novo recurso de recuperação de inadimplência da Vindi que permite fazer novas tentativas de cobrança em cartões de créditos diferentes.
Ele é mais um recurso que pode ser usado pela empresa recorrente para cobrar uma assinatura ou mensalidade quando o pagamento é recusado por falta de limite e outros motivos que permitem retentativas automáticas.
Depois de esgotadas as possibilidades, o sistema da Vindi vai buscar outros cartões de crédito ativos na plataforma para tentar finalizar a transação.
Como muitas pessoas possuem mais de um cartão de crédito ativo, o time de produtos da Vindi desenvolveu essa solução para aumentar ainda mais as chances de sucesso nas cobranças, seguindo as tendências de mercado e hábitos dos consumidores.
Como funciona a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento?
A Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento é acionada como uma última etapa na recuperação de valores de cobrança.
Caso a empresa tenha outras opções de retentativa ativadas (Retentativa simples, Retentativa Inteligente de Saldo e Retentativa com Troca de Adquirente), elas serão realizadas antes.
Quando você ativa esse recurso, são realizadas novas tentativas de cobranças em outros cartões de crédito que o cliente tenha cadastrado.
O limite é de 5 tentativas nos cartões mais recentes da plataforma.
No caso, cartões repetidos não podem ser utilizados para a mesma cobrança, mesmo que possuam um id de perfil de pagamento diferente.
Além disso, a funcionalidade tem os seguintes requisitos:
- É preciso utilizar um perfil de pagamento ativo de “cartão de crédito”
- A cobrança só é realizada na última retentativa, seguindo o fluxo de retentativas padrão da plataforma
- Perfis de pagamentos duplicados terão que ser filtrados e será efetuada apenas uma retentativa
- A ordem das retentativas será pela data de atualização dos perfis, sendo do mais atual pro mais antigo
- Caso nenhum dos perfis adicionais obtenha sucesso, o sistema seguirá o fluxo normal de retentativas padrão da plataforma, utilizando o perfil de pagamento original da primeira tentativa
- O serviço estará disponível apenas para clientes optantes que ativarem a funcionalidade.
Tendência de comportamento dos consumidores é transformada em benefício para empresas:
De acordo com uma pesquisa publicada na Administradores, o brasileiro possui, em média, três cartões de crédito diferentes.
Logo, é natural que novas tentativas de cobrança em cartões diferentes aumentem as chances de sucesso no pagamento, uma vez que o consumidor pode ter vários limites de crédito.
Isso ficou comprovado com uma pesquisa realizada pelo nosso time de Analytics em relação ao uso BETA dessa funcionalidade.
O estudo revelou que o uso da Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento aumentou em 18% o sucesso das transações, mesmo após outros métodos de retentativa terem sido aplicados.
Ou seja: vale muito a pena ativar o recurso para ter mais chances de receber em dia.
Qual é o diferencial das retentativas da Vindi?
A Vindi se diferencia de concorrentes por oferecer várias opções de retentativas para recuperação de inadimplência.
São elas:
- Retentativa Simples: permite realizar novas cobranças no mesmo adquirente e cartão de crédito. A retentativa é feita a cada 3 dias após a primeira rejeição e pode ser configurada para acontecer até 5 vezes
- Retentativa com inteligência de Saldo: faz uso de dados históricos e de comportamentos observados em milhões de transações para prever informações e promover retentativas mais assertivas
- Retentativa com Troca de Adquirente: permite fazer uma nova tentativa de cobrança com um adquirente diferente. Por exemplo, caso uma transação seja recusada na Cielo, no mesmo dia uma nova tentativa é feita pela Stone
- Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento: permite fazer novas tentativas de cobrança em cartões de créditos diferentes que estejam ativos na plataforma.
Lembrando que todas as retentativas são feitas de forma automática, após ativadas na plataforma, sem que você precise executar qualquer comando no sistema ou tenha quaisquer gastos extras.
Como visualizo as retentativas efetuadas?
No sistema Vindi, você pode baixar um relatório de recuperação de inadimplência e verificar quais foram as retentativas efetuadas no Relatório de Transações.
Como vejo quais retentativas foram bem sucedidas?
Além do relatório de recuperação de inadimplência, é possível acompanhar e filtrar as retentativas conforme seu status dentro do Relatório de Transações:
O meu cliente fica sabendo que estou usando uma retentativa no pedido dele?
Alguns bancos podem exibir as transações rejeitadas no bankline ou app do cartão, mostrando que a empresa executou retentativas para tentar finalizar a cobrança.
Essa, contudo, é uma prática bastante comum hoje em dia e que não deve gerar nenhum tipo de constrangimento ou insatisfação.
Quais são as taxas da Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento?
A ativação do recurso não gera nenhum custo extra. As taxas cobradas na Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento são as mesmas aplicadas ao preço comum das transações.
Como ativar essa funcionalidade de retentativa?
Para ativar a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento, basta optar por essa funcionalidade em seu painel Vindi.
Para isso, vá em Configurações > Métodos de pagamentos > clique em Editar no perfil de pagamento da transação e autorize o uso do recurso.
Viu como é fácil usar a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento e combater a inadimplência no seu negócio? Saiba mais sobre a funcionalidade aqui!
Se tiver dúvidas sobre esse e outros recursos da Vindi, fale com nossos especialistas.