Para quem fala “o ano só começa depois do Carnaval”, não vai dar mais para enrolar, né? Agora é a hora! O feriado chegou ao fim para a tristeza de muitas pessoas, seja pela folia da época ou pelos dias de descanso. E, se você tem empresa e deseja prosperar neste ano de 2020, tire sua empresa da ressaca de Carnaval com estratégias de marketing. No texto de hoje, vamos escrever sobre algumas dicas para você vender mais e sempre. Acompanhe aqui comigo! 

O que são estratégias de marketing? 

Estratégias de marketing, nada mais é, do que planejar com antecedência as ações de divulgação do seu negócio para conseguir o melhor resultado possível. É importante estudar muito: coletar dados, entender quem é o seu público-alvo, as necessidades dos consumidores, etc. É preciso repassar para os seus clientes e possíveis clientes como você quer que a sua marca seja reconhecida, ou seja, elaborar estratégias de marketing dentro do posicionamento do seu negócio. Assim, com uma comunicação alinhada, torna-se tudo mais fácil e organizado. 

Conheça algumas simples estratégias que podem render bons resultados para o seu negócio

Presença nas redes sociais

Viva as redes sociais! Nos dias de hoje, a informação vai longe e atinge muitas pessoas em um espaço de tempo curto por conta do Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter etc. Conheça o seu público-alvo, identifique o comportamento dele nas redes sociais e elabore conteúdos relevantes. Como muitas empresas e negócios divulgam nessas plataformas, é preciso ter um diferencial para que eles consumam aquilo que você posta. Faça com que seu público queira te acompanhar nas redes sociais, que eles engajem e, melhor ainda, compartilhem com amigos e familiares. 

Eventos

Fazer e participar de eventos é um jeito de interagir com o mercado e divulgar sua marca. Se você não conseguir organizar os próprios eventos, tente, pelo menos, participar. Fazer networking é algo importantíssimo, não apenas para potenciais clientes, mas, também, para parceiros de negócios.  Por isso, fique atento aos eventos do seu segmento e faça um calendário para organizar esses compromissos. 

Parcerias

Encontrar parceiros que estejam alinhados com o seu negócio pode ser um pouco difícil, mas se você conseguir esse “match”, será algo incrível. Existem alguns tipos de parcerias que você pode fazer, como troca de guest post com outros blog, influenciadores digital falando sobre a sua marca, co-produção de e-books e muito mais. Além disso, é importante que você identifique bons parceiros para divulgar o seu negócio com credibilidade. 

Ações promocionais 

Crie promoções que atraiam clientes, seja por preço, sorteios, brindes etc. Você pode utilizar as redes sociais, onde dentro do regulamento da ação é preciso compartilhar e marcar novas pessoas. Com isso, sua marca ganha mais visibilidade nas plataformas e força. 

Nutrição do seu cliente e possíveis clientes

É muito importante cuidar da sua base, seja de clientes ou de possíveis clientes. O e-mail, por exemplo, apesar de muitas pessoas não acreditarem mais nesse tipo de contato, ainda é muito eficaz, principalmente se o conteúdo for relevante. Tente ir além de assuntos do seu produto e serviço. Envie, em paralelo, algo sobre o segmento, curiosidades e atualidades. Mantenha uma comunicação amigável e mostre proximidade. Um termo muito utilizado para este tipo de estratégia é o Lead Nurturing ou nutrição de leads, já até falamos sobre esse tema aqui no nosso blog. 

Bônus 

Para que você tenha estratégias de marketing efetivas, separamos mais alguns outros conteúdos que podem te ajudar. Conheça ferramentas para planejamento de marketing, leia cases inspiradores para transformar a realidade da sua empresa e estratégias de grandes empresas para encantar clientes. banner_newsletter_blog_2