Automatizar cobrança em academias é uma maneira de tornar seu negócio mais eficiente. Assim, é possível evitar problemas como a inadimplência e até o abandono dos alunos – o temido cancelamento do serviço, chamado de churn no mundo dos negócios.

Antes de mais nada, é preciso destacar que este setor está em franco crescimento. De acordo com levantamento da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), entidade que é referência mundial neste segmento, o mercado fitness movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil.

O país tem mais de 36 mil academias, espalhadas por cerca de 3,3 mil cidades, conforme o relatório Panorama Setorial, da Fitness Brasil. O setor no Brasil acompanha a tendência mundial de alta desde o fim do período de confinamento causado pela pandemia de covid-19 – afinal, muitas pessoas passaram a se preocupar mais com sua saúde.

Por isso, automatizar a cobrança em academias é um caminho para o gerenciamento de um estabelecimento em crescimento. Continue lendo e entenda por que essa iniciativa pode ajudar seu empreendimento e como fazer.

Por que automatizar a cobrança em academias?

Automatizar a cobrança em academias é vantajoso para seu negócio, mas não só isso. Ao implementar essa melhoria, você pode facilitar a vida dos próprios clientes

Entenda como lendo os tópicos abaixo.

Vantagens da cobrança automatizada para as academias

Manter o aluno motivado é o grande desafio na gestão de qualquer academia. Por isso, é comum vermos iniciativas de pessoas que pretendem se disciplinar adiantando um número de mensalidades para se disciplinar e não abandonar a atividade.

É claro que ninguém pode pegar um aluno pelo braço e levar para a musculação ou ginástica. Porém, com uma cobrança automatizada, você pode evitar a inadimplência. Afinal, se o aluno já precisa pagar as mensalidades para se motivar, ficar devendo para a academia é meio caminho andado para voltar ao sedentarismo.

Porém, há também outros fatores que tornam a automatização vantajosa – e em alguns casos até necessária. Lidar manualmente com cobranças é uma tarefa bem trabalhosa e que, dependendo do tamanho e do número de alunos, pode demandar equipes inteiras.

Assim, automatizar as cobranças pode ajudar a poupar tempo e até dinheiro, pois contratar uma boa plataforma de pagamentos sai mais em conta do que manter toda uma equipe financeira. Além disso, a gestão financeira da empresa fica mais fácil, já que uma boa ferramenta fornece diversos relatórios com métricas importantes para o negócio.

Vantagens da cobrança automatizada para os clientes

Nós já falamos sobre inadimplência, mas é importante ressaltar que muitas vezes esse problema acontece de forma involuntária

Por exemplo, imagine uma situação em que os responsáveis por uma academia esqueceram de enviar um boleto para o pagamento – algo relativamente comum em sistemas manuais – ou houve algum problema com o cartão de crédito. Nesses casos, o aluno pode acabar desanimando e abandonando os exercícios.

Por isso, o combate à inadimplência também é de interesse do cliente. Sem contar com a praticidade e a comodidade de não precisar se preocupar em pagar suas contas e a motivação que isso gera para seguir treinando.

Como automatizar cobranças e evitar a inadimplência em academias?

muitas formas de automatizar a cobrança em academias e evitar problemas como a inadimplência e o abandono dos alunos. Afinal, a característica de cobrar mensalidades se encaixa no conceito da economia de recorrência, um modelo de negócios com pagamentos periódicos que vem se expandindo para cada vez mais segmentos.

Por isso, há muitos recursos tecnológicos para otimizar seus processos.

Confira alguns:

Cartão de crédito na recorrência

A cobrança de mensalidades por cartão de crédito é uma das modalidades mais usadas por negócios recorrentes. Ao contar com uma ferramenta especializada nesse tipo de cobrança, você pode fazer cobranças únicas no cartão do cliente a cada mês.

Ou seja, não é preciso lançar o valor total do semestre ou do ano, o que poderia comprometer o limite do cliente. E, assim, o aluno não precisa se preocupar em pagar as mensalidades e a inadimplência só vai acontecer se houver algum problema.

Retentativas de cobrança

As retentativas são um recurso para cobrança via cartão de crédito que servem justamente para resolver casos de falta de pagamento devido a algum problema no cartão. Funciona assim: se o pagamento não for aceito, o próprio sistema refaz a tentativa depois de determinado período.

Assim, se o cliente tiver se esquecido de pagar a fatura, outra cobrança é feita automaticamente. E, se o cartão já estiver em dia, o problema foi resolvido sem que fosse necessário enviar alguma comunicação de cobrança.

Também há outros tipos de retentativas para resolver diversos problemas, como a troca de um cartão que perdeu a validade ou algum erro de digitação durante o preenchimento de um cadastro.

Débito em conta

Assim como no cartão de crédito, o débito em conta corrente faz com que o cliente não precise se preocupar com o pagamento. A diferença é que não é necessário usar o cartão, já que o valor é debitado diretamente da conta bancária inscrita.

Régua de cobrança

Muitos clientes ainda optam pelo boleto bancário para ter a autonomia de pagar quando quiser. Mesmo nesses casos, porém, a automatização pode fazer a diferença. 

A régua de cobrança é uma série de procedimentos predefinidos para lidar com a inadimplência, ou até mesmo evitar o problema de antemão. Um dos processos mais eficazes de uma régua para lidar com a inadimplência é o envio de mensagens automáticas.

Você pode, por exemplo, programar envios de SMS a alguns dias do vencimento do boleto, caso ele não tenha sido pago. E, se mesmo assim o pagamento não for feito, o sistema pode programar outros envios, depois de mais cinco, 10, 20 ou 30 dias – e somente se o aluno ainda estiver inadimplente.

Com todos esses recursos, fica muito mais fácil lidar com as cobranças, e você vai perceber que o abandono certamente vai diminuir.

Como calcular o preço dos planos de academia?

Agora que você já sabe como é importante automatizar a cobrança em academias, vamos dar uma dica extra: como precificar os seus serviços. Afinal, saber cobrar um preço justo para o aluno e lucrativo para o negócio também é uma forma de reduzir a inadimplência.

Por isso, confira as dicas a seguir.

  • Calcule suas despesas: este é o primeiro passo, afinal você precisa cobrir todos os seus gastos e ainda ter uma boa margem de lucro
  • Monitore a concorrência: dê uma olhada nos preços dos seus concorrentes, sempre lembrando que cada lugar tem suas particularidades
  • Considere suas características: não basta simplesmente competir com a concorrência, pois você deve levar em conta fatores como as características do seu público, da sua região e do seu próprio negócio.

Tenha em mente que uma boa precificação e a automatização da cobrança são grandes aliados para manter seu aluno motivado.

Veja como a Vindi pode ajudar as academias

A Vindi é um ecossistema de pagamentos digitais e presenciais, e que é referência nacional quando o assunto é cobrança recorrente, como a sua academia. Por isso, oferecemos todos os recursos citados neste artigo e muito mais.

Com nossa plataforma de recorrência, você pode gerenciar os planos de cada um dos seus alunos. Disponibilizamos também ferramentas que ajudam a recuperar casos de inadimplência de forma automática, como as que mostramos acima. Ademais, você pode encaminhar links de pagamento para que o cliente escolha a forma de pagamento da sua preferência.

Aliás, vamos aproveitar para falar um pouco sobre isso.

Qual a importância de diversificar os métodos de pagamento em academias?

Há cada vez mais formas de pagamento disponíveis para os consumidores. Com isso, os clientes da sua academia podem se dividir em vários perfis, conforme suas preferências na hora de pagar.

Há quem prefira a comodidade do cartão de crédito para não ter nenhuma preocupação com pagamentos ao longo de cada mês. Outros, porém, podem preferir ter o controle no ato de pagar, podendo escolher o boleto bancário ou até o Pix.

A Vindi inclusive oferece o Pix na recorrência, em que o cliente recebe periodicamente o QR Code – em um processo automatizado de envio do código, é claro.

Então, se você pretende implementar a automação de cobranças em academias, conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos que pode te ajudar com isso!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies