Omnichannel vem da junção das palavras omni (tudo) e channel (canal), ou seja, “todos os canais”. Mas o que isso significa para nós no contexto mercadológico? Basicamente, significa que omnichannel é a integração entre as lojas físicas e online, conectando todos os canais para o consumidor de uma empresa, a fim de estreitar os mundos offline e online a ponto de se misturarem.

No entanto, não podemos confundir com multichannel que também significa vários canais, mas não necessariamente estão interligados. O maior diferencial do omnichannel é a visão holística que ele traz do consumidor, ao cruzar suas informações entre todos os canais (loja física, redes sociais, email marketing…), que permite uma ação mais direcionada a ele.

Para o consumidor, a maior vantagem é a experiência de consumo propiciada e a conveniência de escolher qual canal lhe agrada mais.

Podemos ver um exemplo de sucesso dessa estratégia na Schutz e demais marcas do Grupo Arezzo, onde começou a ser implantada a partir de 2012. O objetivo era reduzir o número de reclamações dos consumidores. Antigamente, o índice era de 15% de descontentamento sobre os pedidos faturados. Agora, este número não chega a 1%.

Para ilustrar, trouxemos alguns exemplos muito interessantes e inovadores de estratégias omnichannel sendo implantadas atualmente.

AMAZON GO

É claro que a nossa lista começa com esta pioneira em inovações da atualidade. Conhecida como o supermercado do futuro, a Amazon Go permite que o consumidor compre seus produtos sem precisar passar por um caixa.

Ao entrar na loja, o consumidor se conecta no aplicativo da marca para entrar no supermercado e, através de informações cruzadas de sensores nas gôndolas e das muitas câmeras, o produto é computado no carrinho virtual de compras. Por fim, a conta é enviada ao app quando o consumidor sai do estabelecimento. Sem filas, sem caixas, sem nada. Simples assim.

SUPERMERCADOS EVERYWHERE

A ideia da Amazon é bem legal, mas quer ver mais conveniência? Tudo bem, o supermercado vem até você! Foi o que a rede de supermercados holandesa Jumbo fez em Utrecht. A empresa está colocando painéis com os produtos favoritos dos consumidores de lá. Para comprar, é só escanear o produto pelo app deles e ele é entregue diretamente em casa.

Algo muito parecido já foi feito no metrô da Coreia do Sul, em 2012, chamado Homeplus. No Brasil, temos o Mercode, que faz a mesma coisa em algumas estações de metrô em São Paulo.

O mais interessante dessa modalidade é que esse tipo de supermercado é 24 horas. No entanto, as entregas podem acabar chegando apenas no dia seguinte, se a compra for feita muito tarde.

EXPERIÊNCIA TAMBÉM É OMNICHANNEL

A Nike é conhecida por ser uma das marcas com maior engajamento e lealdade do consumidor. Isso ocorre porque ela foca muito na produção de experiência para o cliente. Utilizando a tecnologia, a Nike alia seu nome no dia a dia das pessoas.

Com o Nike +, a marca proporciona exclusividade em experiências esportivas, desafios e pessoalidade com atletas de verdade. Em troca, coleta dados mais precisos de comportamento de seus consumidores e aproveita para produzir conteúdos mais direcionados e uma experiência única nas lojas físicas.

 

Enfim… o nosso mundo está cada vez mais conectado. As pessoas estão conectadas (o tempo todo). E isso torna nebulosas as barreiras entre o real e o virtual.

À medida em que caminhamos para um futuro completamente omnichannel, torna-se uma necessidade o mercado também ser assim, não acha? Mas sempre lembrando de investir em boas tecnologias atreladas, como softwares de dados ou softwares de pagamentos eficientes (como o da Vindi), para a estratégia omnichannel ser um sucesso. Afinal, é onde os seus consumidores estão e o que eles querem.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies