O que é um clube de assinatura?

Esta já é uma grande realidade de um mercado que tem crescido a cada ano no mundo, e no Brasil também tem ganhado cada vez mais espaço. Os clubes de assinatura, como são conhecidos, têm mudado a forma como as empresas fazem negócios, focando na qualidade, fidelização e satisfação dos consumidores.

Mas afinal, o que é um clube de assinaturas? Resolvemos ajudar quem ainda está com dúvida escrevendo um post prático sobre como funciona, quais são os benefícios e características de um clube de assinatura.

Acompanhe os detalhes a seguir e entenda sobre este assunto.

O que é um clube de assinatura?

De forma geral, os clubes de assinatura (subscription boxes) são empresas que atuam com a comercialização de produtos ou serviços, só que de forma recorrente. Os consumidores interessados em adquiri-los devem optar por uma assinatura mensal, semestral, anual ou conforme estipulado pela empresa.

Podemos citar, por exemplo, a Netflix. Depois de se tornar um membro do clube, assinando mensalmente o serviço, o usuário tem acesso a todo o conteúdo de séries, filmes, documentários e programas audiovisuais da plataforma.

Mas os exemplos não param por aí, pois este mercado cresceu muito nos últimos tempos e a expectativa de avanço é ainda maior para os próximos anos.

quintal da cachaca - clube de assinatura
Foto: Reprodução (Quintal da Cachaça)

No Brasil, os clubes de assinatura têm se destacado, pois esse modelo supre uma grande carência do mercado, que é o atendimento personalizado. É o caso, por exemplo, do site GlutenFree Box, que envia aos seus assinantes produtos sem glúten, que muitas vezes não são encontrados facilmente em supermercados. Outro exemplo bem-sucedido é o Quintal da Cachaça, que criou seu clube através do qual os assinantes recebem mensalmente em suas casas, as mais selecionadas cachaças selecionados por especialistas.

Características de um clube de assinaturas

Ao contrário das tradicionais lojas virtuais, os sites de assinatura possuem características únicas e vão muito além de simplesmente enviar produtos aos seus consumidores pelo correio. Neste caso, algumas características são:

Produtos selecionados e diversificados: O assinante recebe sempre produtos diversificados e cuidadosamente selecionados para melhor atendê-lo.

Comodidade: Facilidade em receber desde produtos comuns como cuecas e meias a produtos mais difíceis de serem encontrados, como alimentos importados.

Exclusividade: Possibilidade de experimentar em primeira mão produtos que serão lançados no mercado.

Pagamento recorrente: O cliente não precisa se preocupar com pagamentos, pois o valor é feito com boletos automáticos ou debitado automaticamente em sua fatura mensal de cartão de crédito ou em conta-corrente.

Vantagens de um clube de assinatura

Os sites de assinatura têm se tornado vantajosos não só para os consumidores que passaram a contar com atendimento de maior qualidade, produtos exclusivos e comodidade, mas também para quem atua neste modelo de negócio. Algumas das vantagens são:Receita recorrente e estoque previsível que facilitam a gestão financeira da empresa;

– Facilidade de fidelizar clientes com atendimento e produtos personalizados;

– Em épocas de crise, o modelo de assinaturas enfrenta menores dificuldades em relação ao tradicional, pois os clientes não precisam deixar de consumir produtos e serviços, uma vez que os gastos já estão inseridos em seus orçamentos.

– As empresas que atuam no mercado de assinaturas, em muitos casos possuem processos automatizados como é o caso da cobrança recorrente. Sendo assim, existe a vantagem da redução de mão de obra.

A satisfação dos clientes por meio de soluções inovadoras sempre foi a base para o sucesso das empresas ao longo dos anos. Atualmente, as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que as empresas mudassem suas formas de atuarem para atenderem as necessidades de seus clientes. Com isso, o mercado de assinaturas cresceu e passou a se tornar muito promissor para os próximos anos.

Além disso, vale ressaltar que as empresas que pretendem ingressar no modelo de assinaturas devem estar preparadas para surpreender e se relacionar mensalmente com seu cliente, já que a base deste modelo de negócio é a fidelização do consumidor. Dessa forma, as empresas devem se preocupar não só em atrair, mas também em reter seu clientes.

woocommerce

Ouça o áudio desse post

https://soundcloud.com/dantasrodrigo/o-que-e-um-clube-de-assinaturas

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Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

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