O Dia Internacional da Mulher está chegando e, junto com ele, muitos debates sobre mulheres na liderança e reflexões sobre vários assuntos são levantados todos os anos.

Falar sobre o papel da mulher nas relações, na família, na maternidade e no mercado de trabalho é urgente.

Nós nunca falamos tanto sobre equidade de gênero nas empresas como agora, no século XXI.

Além disso, a luta que deu significado à data, lá em 1957, deixou na bagagem a busca pela quebra de estereótipos, garantia de direitos e união entre as mulheres.

Mulheres na liderança: estamos chegando lá?

A última edição da International Business Report de 2019 mostrou que 93% das organizações tinham pelo menos uma mulher liderando um time. Portanto, esse número é bem expressivo se comparamos com 2018, onde apenas 61% das mulheres estavam em posições de evidência.

Ainda assim, quanto mais alto o cargo, menos mulheres lideram. Se os números caem de 93% de representatividade para apenas 15%, significa que nós precisamos falar sobre as barreiras que nos impedem de chegar lá.

Por outro lado, também é necessário falar sobre como a participação masculina e como os homens são responsáveis por dar espaços de crescimento para as mulheres.

Aliás, é papel do RH, dos grandes líderes, das próprias mulheres e de toda a sociedade tomar ações efetivas que garantam mais mulheres sejam líderes.

Dentro do Ringue especial Dia Internacional da Mulher

Será que a sociedade ainda nos pressiona a ter que escolher entre maternidade, casamento e carreira? Os homens precisam pensar nessas escolhas como nós pensamos?

Ou será que ser uma grande líder é só uma questão de fazer acontecer?

Além disso, de quem é a responsabilidade dentro das empresas para garantir que mulheres sejam contratadas e alcancem cargos de gestão?

No episódio do Dentro do Ringue desta semana, o tema é em homenagem a 8 de março e tudo o que essa data nos lembra.

Neste cast, Alexandra Papangelacos, head do time comercial da Vindi e Camilla Ferreira, head do time de CX também daqui debatem assuntos importantes para as mulheres.

Você ouvirá temas como:

  • As barreiras que impedem as mulheres de chegarem a cargos de liderança
  • O papel das mulheres nas multitarefas ao longo do dia, não apenas no trabalho
  • Como a maternidade pode impactar (ou não) uma futura promoção
  • O ativismo das redes sociais
  • Como o RH deve entrevistar, contratar, acolher e proporcionar ambientes de crescimento para mulheres

E muito mais!

Você também vai gostar

E já que estamos no clima de Dia Internacional da Mulher, separamos alguns textos sobre o assunto para você:

Ao longo dessa semana, teremos outros conteúdos sobre esse tema aqui no blog da Vindi. Assine nossa newsletter para não perder nenhum post!mulheres-na-liderança

Como faço para ouvir o podcast Mulheres na Liderança?

Tive o prazer de ser a host e mediar essa conversa tão importante, que deve ter posição de destaque nas empresas.

Além disso, você pode ouvir este episódio em todas as plataformas de streaming, ou clicar aqui para escutar o que essas grandes líderes têm a dizer.

Bom cast!