Estamos no mês do Dia Internacional da Mulher e, junto com ele, muitos debates sobre mulheres na liderança e reflexões sobre vários assuntos são levantados todos os anos.

Falar sobre o papel da mulher nas relações, na família, na maternidade e no mercado de trabalho é urgente.

Nós nunca falamos tanto sobre equidade de gênero nas empresas como agora, no século XXI.

Além disso, a luta que deu significado à data, lá em 1957, deixou na bagagem a busca pela quebra de estereótipos, garantia de direitos e união entre as mulheres.

Mulheres na liderança: estamos chegando lá?

Anualmente, o Fórum Econômico Mundial produz o relatório Global Gender Gap. Os dados da última publicação apontam que a pandemia pode ter sido um fator de retração para a equidade de gênero nas empresas e sociedade.

Isso porque o resultado de 2022 mostra uma piora. Hoje, o Brasil ocupa a 94ª posição de desigualdade de gênero dentre os 146 países avaliados. Em 2020, estávamos na 92ª posição. Neste momento, você pode estar se perguntando: ok, mas como funciona essa pesquisa?

O relatório dá nota de 0 a 1 para os países, sendo 1 = a maior igualdade entre os gêneros. Nos últimos anos, nossa nota enquanto país aumentou de 0,691 para 0,696. No entanto, o avanço está sendo menor do que em outros locais, por isso, a queda no ranking.

Entre os países da América Latina e Caribe, o índice do Brasil é um dos piores. Para os especialistas, essa piora é resultado do retrocesso em políticas públicas relacionadas ao tema e a maior taxa de desemprego entre as mulheres na pandemia.

Por outro lado, também é necessário falar sobre como a participação masculina e como os homens são responsáveis por dar espaços de crescimento para as mulheres.

Aliás, é papel do RH, dos grandes líderes, das próprias mulheres e de toda a sociedade tomar ações efetivas que garantam mais mulheres sejam líderes.

Qual o papel da Vindi no crescimento da porcentagem de Mulheres na Liderança?

Aqui na Vindi, nosso compromisso com a diversidade e igualdade vem desde o nascimento da empresa, bem antes de o termo ESG entrar na moda. Em 2019, foi criado um Comitê de D&I (Diversidade & Inclusão) para ser uma frente estruturada de acompanhamento desse processo. Ainda em 2020,  a Vindi foi eleita a empresa mais ética do setor financeiro no Brasil, segundo a Virtuous Company.

O Comitê é responsável por propor ações, provocar debates, trabalhar com a liderança e promover a transformação cultural da empresa. Dentre as ações, foram criadas vagas afirmativas, adotamos o uso de linguagem neutra e durante todo o ano de 2021 e 2022 aconteceram palestras e encontros para troca de conhecimento.

Entre os temas abordados, estavam: saúde mental, conscientização do autismo, letramento LGBTQIA+ e consciência negra, espaço da mulher no mercado de trabalho e mais. Tudo isso pensado com o apoio da consultoria Travessia.

A empresa também passou a realizar um Censo de Diversidade & Inclusão para acompanhar os resultados dessas ações. Analisando os números de 2022, estamos na contramão do ranking do Fórum Econômico Mundial. Isso porque 51% do nosso time é composto por mulheres.

Além disso, outro número de destaque é que 43% da liderança da companhia é feminina, um avanço de 2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Observando a área de tecnologia,  13% do quadro é feminino e 3% delas ocupam cargos de liderança.

Fernanda Ramos, Head de Pessoas na Vindi, contou os detalhes do Censo nesta matéria sobre Diversidade para o Portal Terra, na editoria Dinheiro em Dia. Vale a leitura para conhecer e entender melhor nossa agenda.

Dentro do Ringue: episódios especiais sobre Mulheres na Liderança

Será que a sociedade ainda nos pressiona a ter que escolher entre maternidade, casamento e carreira? Os homens precisam pensar nessas escolhas como nós pensamos?

Ou será que ser uma grande líder é só uma questão de fazer acontecer?

Além disso, de quem é a responsabilidade dentro das empresas para garantir que mulheres sejam contratadas e alcancem cargos de gestão?

No podcast Dentro do Ringue, a pauta das Mulheres na Liderança é recorrente. Abaixo, você confere dois episódios em que o assunto foi destaque.

#40 – Nas trincheiras: Liderança Feminina “A palavra-chave é posicionamento!”

A diversidade & inclusão nas empresas não é mais uma tendência, mas sim uma pendência. Neste episódio,  Anne SouzaAnalista de Desenvolvimento Humano Organizaciona na Vindi, conversa com Camilla AidarChief Customer Officer na Vindi, e Nathalia Menezes, Líder de Pré-Vendas na Vindi.

No papo, elas falam sobre a importância de se posicionar, discordar e defender seus pontos de vista. Além de temas como equidade salarial, desenvolvimento de pessoas, diversidade racial e dicas para mulheres que estão buscando cargos de liderança. Ouça abaixo:

 

#11 – Mulheres na Liderança:

Quais são os obstáculos que barram mulheres na liderança? Neste episódio, Alexandra Papangelacos, Diretora Comercial na Vindi e Camilla Aidar, Diretora de Experiência do Cliente na Vindi, falam sobre as barreiras que impedem as mulheres de chegarem a cargos de liderança.

O papo vai além e também aborda: o papel das mulheres nas multitarefas ao longo do dia, não apenas no trabalho, como a maternidade pode impactar (ou não) uma futura promoção, Como o RH deve entrevistar, contratar, acolher e proporcionar ambientes de crescimento para mulheres e muito mais. Ouça aqui:

Também fizemos uma seleção de episódios do nosso videocast com empreendedoras & líderes inspiradoras para você ouvir neste Mês da Mulher:

Inovação: de Israel e NASA aos diversos cantos do Brasil, com Duda Davidovic – Especial #02

Crédito Financeiro: hackeando o sistema e transformando o mercado. Fernanda Ribeiro – Especial #03

E-commerce: como criar uma comunidade apaixonada pela marca, com Isabela Gaidys – Especial #05

Você também vai gostar

E já que estamos no clima de Dia Internacional da Mulher, separamos alguns textos sobre o assunto para você:

Além de acompanhar nossos conteúdos sobre mulheres no mercado de trabalho, você também pode fazer parte do nosso time! Clique no banner abaixo e confira as vagas abertas:

Mulheres em tecnologia: vagas na Vindi!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies