Pessoas mais atentas ao mercado digital já perceberam que o D2C é uma estratégia valiosa para aumentar as vendas. Este modelo de negócios, que consiste em fabricantes venderem diretamente ao consumidor em vez de passar por um intermediário (a loja física ou um marketplace de terceiro, por exemplo), tem atraído grandes marcas e movimentado grandes valores.
Em 2018, as vendas no modelo D2C (Direct to Consumer, ou direto para o consumidor) alcançaram a marca de R$ 2,5 bilhões de reais, segundo pesquisa elaborada pela Ebit Nielsen, consultoria que acompanha a movimentação do mercado de e-commerce no país. Empresas grandes como Nike e Nestlé já estão aderindo a esse tipo de venda, e nada impede que pequenas indústrias também o façam.
Conheça as vantagens de implementar o modelo D2C no seu negócio.
Expansão do público
Você amplia as possibilidades de público quando alia sua nova estratégia D2C aos canais de venda já existentes (em geral, B2C, o mais comum). O objetivo desse tipo de ação é que o D2C complemente seu já consolidado modelo de vendas.
Para que funcione, é fundamental tomar alguns cuidados para que os dois modelos não compitam entre si. Uma estratégia funcional consiste em oferecer produtos exclusivos no D2C, avaliando quais são melhores para venda direta ao consumidor.
Potencialização dos canais de venda
A potencialização dos canais de venda está atrelada ao tópico anterior. Adequar a distribuição à proposta de cada produto evita a concorrência desleal entre canais (ou entre você, como fabricante, e seus parceiros comerciais). Além disso, você pode usar essa distribuição como vantagem para incrementar a experiência do consumidor, aproveitando o D2C para lançar coleções novas, por exemplo.
Controle sobre a experiência da marca
Ter um canal D2C evita que você sofra impactos negativos sobre a marca relativos a ações que estão fora do seu controle, como quando um cliente tem uma experiência negativa com o atendimento na loja física e acaba associando isso ao produto.
Ao manter o controle sobre essa transação, você pode criar estratégias de compra personalizadas e reforçar valores que estão no cerne da marca. É mais um canal de conexão entre a empresa e o consumidor.
Redução de custos diretos e indiretos
Além de eliminar custos com intermediários, como aluguel de lojas físicas e outros tipos de encargo, o D2C é uma estratégia fortemente digital. O fabricante pode fazer desse canal uma plataforma de marketing própria, em que os dados fornecidos pelos clientes o ajudam a incrementar suas estratégias de marketing digital, reduzindo custos com consultorias e pesquisas de terceiros.
O D2C representa uma ótima oportunidade de negócio porque ele amplia as possibilidades de lucro da empresa, além de se tornar um novo canal de relacionamento com os clientes. Em um mercado que se volta cada vez mais para as oportunidades do ambiente online, criar conexões com seus consumidores é cada dia mais importante, e o D2C fomenta essa estratégia ao suspender a necessidade de intermediários entre você e o cliente.
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