Hoje, se uma empresa não for orientada a dados e se não tiver uma equipe com um mindset data driven, ela está fadada à falência. Por isso, fazer um acompanhamento das métricas é de extrema importância para a saúde de qualquer negócio.

Muito também se fala de transformação digital e, muitos mercados estão investindo nisso, principalmente, os mais tradicionais. E o setor de seguros é um dos que está se reinventando e, por isso, listamos algumas métricas que necessitam de acompanhamento.

É necessário observar todos os indicadores que são gerados ao longo do processo. Desde a prospecção do lead, passando por tempo do ciclo de venda, até o pós venda. Essas métricas ajudam a tomar decisões estratégias importantes sobre o futuro do negócio.

Taxa de conversão

Muitos acham que o número mais importante a ser olhado é o de vendas, quantos contratos foram fechados. Mas, é aí que se enganam! É preciso olhar todo o caminho do lead e, isso começa na taxa de conversão.

É preciso observar quantos leads foram gerados e, desses leads, quantos viraram oportunidade de venda. Isso funciona como um termômetro para o time de Marketing. Será que os anúncios, os materiais lançados e toda estratégia estão de acordo com o público ideal?

Essa é a primeira taxa de conversão a ser observada. Posteriormente, quantas oportunidades viraram de fato vendas. É outro indicador de sucesso da estratégia do time de Marketing e Vendas.

Qualidade e tempo de vida do cliente

Quanto tempo em média uma pessoa fica sendo cliente em uma empresa? Tudo depende do setor, do serviço, do preço e outros fatores. E, quanto se gasta e o quanto se ganha durante este período? O cliente está se pagando?

Tudo isso é importante colocar na ponta do lápis. Não é saudável trazer clientes que não dão lucro, pelo contrário, só prejuízo financeiro. Por isso, é preciso calcular o LTV (Lifetime value).

Além da parte financeira, é preciso analisar a qualidade. Tornar a jornada do cliente encantadora.

Indicadores de sucesso

É preciso monitorar alguns indicadores no mercado de seguros, como:

Número de apólices – quantas estão vigentes, quantas canceladas, quantas foram emitidas, quantas foram recusadas.

Qual o índice de inadimplência? Como estão os recebíveis? E, neste ponto, é importante realizar a cobrança de forma automatizada e segura, para conseguir calcular todos os números e fazer toda a gestão financeira.

A sinistralidade é outro indicador importantíssimo para este mercado. Por isso, além de acompanhar, é preciso tomar atitudes para controlar este índice.

Por exemplo: incentivar atitudes preventivas para os clientes e dar as orientações corretas.

Se você tem uma segurada ou uma insurtech e quer automatizar as cobranças, precisa reduzir a inadimplência e tudo isso de forma segura. Pode contar com a plataforma da Vindi. Clique na imagem abaixo para falar com um de nossos consultores.

Recorrencia para Seguradoras

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies