O Mailchimp é um SaaS fora de qualquer comparação e vou tentar explicar com dados, essa aquisição pela Intuit de U$12 bilhões.
Por que Intuit comprou o Mailchimp
Os motivos dessa aquisição são claros para mim, que estou a frente de um SaaS e que tenho contato com muito fundador do setor. Mas para casas de M&A, grandes empresas e investidores (mais tradicionais) não pareceu uma aquisição tão óbvia.
Vamos ao racional: a Intuit tem um ecossistema forte de softwares. Adquiriram empresas como a Credit Karma (crédito), Mint (app para gestão de finanças), Paysuite (pagamentos), TSheets (gestão de time e pessoas), entre outras soluções voltadas para gestão. A própria Intuit se auto denomina como “um grupo que oferece soluções gestão e gerenciamento financeiro para pequenas e médias empresas, instituições financeiras, consumidores e profissionais de contabilidade”.
Adquirir o Mailchimp é aumentar presença no cliente já dentro do ecossistema dos softwares de gestão e participar de parte da jornada pré gestão. Especialmente em vendas.
O dado para responder a maioria das perguntas: os emails de campanhas disparados e a infra feita pelo Mandrill (app do Mailchimp para transações) contabilizaram U$61 bilhões de vendas em 2020. Ou seja, bilhões de vendas foram iniciadas em 2020, através da plataforma Mailchimp. Na jornada digital de empresas, emails e campanhas de marketing são vitais e o “MC” é o player número 1 do setor, disparado.
Para mim, tá bem claro: o ecossistema da Intuit vai ficar mais presente e forte, com uma plataforma de marketing tão eficaz e com tanta amplitude no ambiente digital: 13 milhões de usuários usam a plataforma Mailchimp, em mais de 200 países, todos os meses.
Agora, clientes do ecossistema da Intuit terão a jornada de ponta a ponta no grupo: do Mailchimp ao QuickBooks (principal SaaS financeiro do grupo, com milhões de clientes mundo afora).
O valor de mercado atual da Intuit é U$154B.
Muito além do email
Engana-se que acha que o Mailchimp é apenas uma feature
Uso o Mailchimp desde 2004. É uma ferramenta muito poderosa do ponto de vista de UX/UI e de analytics. Qualquer pessoa minimamente digital poderia disparar uma campanha, criar uma landing page ou até um formulário de cadastro dentro do MC.
Peguei um pouco dos dados do Nathan Latka, para ilustrar esse movimento da Intuit, afinal algumas pessoas me perguntaram: “faz sentido isso Dantas, um grupo focado em softwares de gestão financeira, comprar uma empresa de marketing?”
Para a Intuit (e para mim, rs), o fato deles literalmente terem iniciado mais de U$61bi em vendas em e-commerces, SaaS, CRMs e ERPs por mensagens, já por aí, vale a análise.
Imagina o cross sell, os dados e o poder de uma integração nativa como essa.
Motivos que valem a aquisição da Intuit
Motivações das duas empresas (e fundadores)
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