As empresas que trabalham no modelo SaaS têm dois grandes desafios: o número de renovações e o churn, certo? Então, como diminuir o cancelamento de clientes e aumentar as chances dele renovar o contrato?

A primeira experiência que o usuário tem com o seu software é o que vai definir como será o início desse relacionamento. Por isso, o momento da ativação, também conhecido como implantação, é crucial para que ele se sinta seguro e confortável com o novo serviço adquirido.

Você não tem uma segunda chance de causar uma boa “primeira impressão”.

Tudo que é novo “assusta” um pouco. Portanto, neste momento, como em todos os outros dentro da jornada do cliente, você deve ser excepcional. Se você ajudar o seu cliente encontrar valor naquilo que o fez contratar a sua solução, já terá um marco fundamental para que este relacionamento seja duradouro.

Se existirem processos complexos, falta de transparência e não cumprimento de prazos no momento da contratação, certamente o LTV (Life Time Value, em português Valor do Tempo de Vida do Cliente) será menor que o esperado.

Continuação do Processo de Vendas

Customer Success (ou Sucesso do Cliente em português) nada mais é que a continuação do processo de vendas. Ou seja, alinhar expectativas e ouvir o motivo que o fez contratar o seu serviço é a chave do triunfo deste relacionamento.

Um “estou aqui para ajudá-lo! Conte comigo que juntos vamos paralisar essa dor” é fundamental para o início da conversa.

O Customer Success tem ganhado cada vez mais ênfase. Sendo uma das áreas que mais crescem nos últimos anos. E sabe o motivo? Olhar para o engajamento e perseguir o sucesso do seu consumidor é crucial para manter a luz dele acesa e consequentemente diminuir o cancelamento de clientes.  

Veja algumas dicas:

  • Alinhe processos para a ativação do cliente
  • Defina planos de capacitação deste cliente com a sua ferramenta e garanta que ele irá usar com sucesso a plataforma
  • Vibre com as suas vendas
  • Estipule metas dentro das expectativas destacadas no momento da contratação e ajude conquistá-las, considerando marcos dentro da sua jornada
  • Compare como era antes e como está depois da ativação do seu serviço
  • Ajude seu cliente a conhecer os produtos que possam automatizar e garantir mais sucesso por meio desta solução;

A partir daí, o seu cliente estará muito mais aberto para conhecer os produtos que a sua empresa tem a oferecer, criando oportunidade para cross-sell (produtos adquiridos) e upsell (aumento do valor da mensalidade).

Cliente que encontra valor no seu serviço com certeza irá falar bem da sua empresa. Sabemos que o Marketing boca a boca de forma positiva influência novos clientes. Se você ainda não tem um time de Sucesso do Cliente, reavalie, muitas empresas estão fechando as portas por não acompanharem o cliente após a contratação.

Hoje não é complicado contratar outro serviço ou produto no mercado. Tudo está muito fácil e a concorrência agressiva. Então, se você quer diminuir o cancelamento de clientes, combata o churn! 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies