Você com certeza já sabe (ou deduziu) que Ruby on Rails está relacionado a Ruby, uma linguagem de programação. Mas, neste artigo, vamos ir mais a fundo e realmente explorar o que é Ruby on Rails (RoR), como surgiu e qual o seu diferencial. Quer saber mais? Então, continue lendo.

A definição de Ruby on Rails

Em muitos sites, você verá que o RoR é definido como um framework. Isso significa que ele é um conjunto de bibliotecas e ferramentas que permitem realizar o desenvolvimento de aplicações para web através de uma linguagem de programação de maneira mais fácil. Em outras palavras, sendo um framework, o Ruby on Rails oferece a infraestrutura necessária para programar na linguagem Ruby.

Criação do Ruby on Rails

O Ruby on Rails foi publicado pela primeira vez em Julho de 2004 como um recurso “open source”. O responsável por sua criação foi David Heinemeier Hansson, que retirou o RoR de seu próprio projeto Basecamp, uma aplicação online para gerenciamento de projetos que hoje está em sua terceira versão principal.

O diferencial do RoR

Os defensores do Ruby on Rails geralmente apontam a simplicidade como seu diferencial. O próprio RoR usa o slogan “Convention over Configuration”, indicando que prioriza o uso de padrões pré-estabelecidos ao invés da criação. O uso destes padrões libera o programador de utilizar seu tempo tomando várias decisões pequenas e, portanto, faz com que programar com o RoR seja mais rápido e eficaz.

Por causa deste slogan, o RoR geralmente assume que existe um jeito melhor de programar, e frequentemente desencoraja o uso de outros métodos. Portanto, programadores que tentam usar suas próprias técnicas, ou que carregam hábitos adquiridos ao programar com outras linguagens, podem encontrar dificuldades trabalhando com o RoR. Por outro lado, quem se adapta aos padrões do RoR alcança maior produtividade.

Também vale a pena mencionar que, sendo um framework open source, o RoR pode ser usado gratuitamente e aprimorado por seus usuários. Ele é dinâmico e está sempre evoluindo com a ajuda da própria comunidade que o utiliza.

Mas talvez o diferencial maior do RoR seja que ele assimilou a proposta da própria linguagem Ruby, que é em favor da “felicidade do programador”. Desta forma, sua maior preocupação é identificar e abordar os desejos e necessidades do programador.

Aplicações famosas feitas com RoR

O Ruby on Rails foi usado na criação de diversas aplicações para web muito famosas. Alguns exemplos são o Twitter, Scribd, GitHub, Hulu e o Basecamp, de onde o RoR foi extraído inicialmente.

A plataforma de pagamento recorrente Vindi também adotou o Ruby on Rails. Após uma boa análise das opções disponíveis, essa provou ser a opção mais adequada para as necessidades de um projeto desse porte. O resultado, você pode conferir: uma plataforma que é, ao mesmo tempo, segura, estável e dinâmica.

Competidores do RoR

Além do Ruby on Rails, existem diversos outros frameworks para a linguagem Ruby. Dentre eles, podemos citar: Lotus, Padrino, NYNY, Grape, Nancy, Cuba, Scorched, Pakyow e Celluloid. Cada um acrescenta algumas particularidades técnicas à programação em Ruby, e podem oferecer mais ou menos recursos em suas bibliotecas.

Para aprender mais sobre o Ruby on Rails, recomendamos o site oficial deste framework. Lá, você poderá encontrar a versão mais atualizada disponível para download, além de diversos guias e tutoriais.

Agora que você tem as noções básicas, leia nosso artigo especial, que traz tudo o que você precisa saber sobre RoR. Aproveite e deixe também um comentário com suas dúvidas para os nossos programadores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies