Ruby é uma linguagem orientada a objetos, com tipagem forte e dinâmica. Trata-se de uma das únicas linguagens criadas fora dos Estados Unidos e da Europa que atingiu enorme sucesso comercial. Nascida em 1993, foi apresenta ao grande público somente em 1995, pelo seu criador: Yukihiro Matsumoto, também conhecido mundialmente como Matz.
O Ruby tem como principal característica a sua expressividade. Desde o início, o seu objetivo foi ser uma linguagem simples de ler e ser entendida, o que facilitou o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas desenvolvidos com ela. O framework web Ruby on Rails é totalmente escrito em Ruby.
Mais rapidez na hora de desenvolver
O Ruby é uma linguagem open source que é focada na simplicidade e na produtividade, além de ser orientada a objetos. O grande atrativo do Ruby, como é a própria proposta da tecnologia, está na grande velocidade de desenvolvimento. Para efeito de comparação, no desenvolvimento de uma mesma funcionalidade, o Ruby precisa de menos linhas de código do que o PHP, por exemplo. Ao final, o código fica mais legível também.
Atualmente existem inúmeras empresas de hospedagem habilitadas para hospedar sistemas web escritos em Ruby. Na maioria das vezes o setup é composto por um servidor HTTP (Apache ou Nginx) e um servidor de aplicação (Puma, Passenger ou Unicorn).
Quando falamos em manutenção, ao se utilizar Ruby, nós temos um código mais legível e de manutenção fácil, por sua orientação a objetos.
Valorização do profissional
Os desenvolvedores iniciantes que desejam progredir rápido na carreira encontram um ótimo atalho na plataforma Ruby on Rails, já que ela é uma tecnologia muito fácil de ser aprendida e usada. Assim, os profissionais podem dominá-la depois de um curto período de estudos e começar a ganhar dinheiro com o novo conhecimento.
Outro aspecto positivo, de acordo com uma reportagem divulgada pela Quartz no final do ano passado, é que o Ruby on Rails é a plataforma mais valorizada do momento.
Segundo a matéria, os rendimentos aproximados são de US$ 109.460 anuais. Quando traçamos um paralelo com o mercado brasileiro, um salário desses é maior do que um Gerente de Sistemas Sênior, por exemplo.
Empresas que já usam Ruby on Rails
Por se tratar de uma ferramenta para quem deseja ter o trabalho realizado rapidamente, o Ruby on Rails é ideal para quem precisa iniciar uma pequena empresa. No Brasil a principal demanda vem das startups e de empresas de médio porte. Também existem empresas consolidadas no mercado que já usam o framework Ruby on Rails, e entre os principais nomes, nós podemos destacar:
E você, o que acha do Ruby on Rails? Deixe o seu comentário logo abaixo e não se esqueça de acessar os outros artigos do nosso blog.