A gestão de inadimplência é importante em qualquer tipo de negócio, pois a falta de pagamento causa um impacto direto no caixa e no planejamento financeiro.

Essa importância é ainda maior para um negócio recorrente, que depende da receita mensal para manter a saúde financeira.

Quem acha que basta saber cobrar, porém, está enganado.

Conhecer bem o desempenho do negócio e se antecipar a situações de inadimplência, facilitando a vida do consumidor, também é muito importante.

Por isso, vamos mostrar neste artigo o que é gestão de inadimplência, como ela deve ser feita e como a automatização ajuda a lidar com esse problema.

Continue a leitura e entenda como enfrentar a falta de pagamento de forma inteligente.

Para evitar o endividamento da sua carteira é importante adotar ações de controle dos inadimplentes.

O que é gestão de inadimplência?

A gestão de inadimplência é uma série de processos implementados por uma empresa para evitar ou solucionar situações de falta de pagamento.

Afinal, para evitar o endividamento da sua carteira, é importante adotar ações de controle dos inadimplentes.

Essas atividades devem controlar três aspectos do negócio: 

  • Faturamento: ter uma visão clara das contas a receber
  • Cobranças: cobrar clientes de forma eficiente
  • Pagamentos: identificar, processar e recuperar pagamentos.

É preciso conhecer bem o desempenho da empresa e criar processos bem definidos para gerenciar cada uma dessas atividades.

Dessa forma, será possível prevenir casos de inadimplência, criando meios de facilitar o pagamento e estipulando condições bem definidas na hora da venda.

Ainda assim, será inevitável lidar com a falta de pagamento eventualmente.

Por isso, no próximo tópico, vamos entender melhor qual é a importância da gestão da inadimplência nos negócios recorrentes.

Importância do controle da inadimplência em negócios recorrentes

O controle da inadimplência é essencial em qualquer empresa, mas se torna ainda mais importante para os negócios recorrentes.

Afinal, um dos grandes diferenciais competitivos da recorrência é a previsibilidade de receita, uma vez que a empresa se organiza financeiramente a partir de mensalidades e assinaturas.

Quando há inadimplência, essa garantia é rompida e todo o planejamento financeiro do negócio recorrente é impactado.

Como resultado, a empresa pode ter uma queda na sua Receita Recorrente Mensal – e não é tão simples recuperar o faturamento, já que seria necessário adquirir um novo assinante ou fazer upgrade em uma conta para compensar a perda.

Ou seja: a inadimplência na recorrência representa um grande risco financeiro que deve ser mitigado.

Além de gerar rombos no caixa, a falta de pagamento também prejudica os investimentos do negócio e pode afetar até mesmo a qualidade dos produtos e serviços, considerando que os custos aumentam.

Dessa forma, as empresas que atuam na recorrência precisam ter o dobro de atenção ao controle de inadimplentes e às estratégias de cobrança.

Qual a taxa aceitável de inadimplência?

É difícil falarmos em “taxa aceitável”, já que é importante ficar sempre o mais perto possível do zero.

Então, esse número pode variar de acordo com as características do negócio.

Para termos uma ideia, o Sebrae aponta uma taxa ideal entre 5% e 10%.

Em algumas empresas, uma taxa de até 15% poderia ser considerada aceitável – porém, em outros casos, um percentual acima de 5% já pode prejudicar bastante a receita.

O porte, o segmento e o perfil do público que consome a solução podem influenciar na taxa de inadimplência.

Além disso, o próprio momento econômico do país e a política monetária a ser adotada também podem aumentar ou reduzir o índice.

Por isso, o ideal é acompanhar a taxa de inadimplência sempre, buscando meios de reduzir o problema.

A taxa geral da população, medida pelo Mapa da Inadimplência do Serasa, mostra que este é um problema generalizado no país.

Em novembro de 2023, havia mais de 71,8 milhões de inadimplentes no país, o equivalente a 43% da população, segundo o indicador.

Por isso, é importante ficar sempre atento e buscar meios de reduzir esse índice no seu negócio.

O que acontece quando falta controle sobre a inadimplência?

São várias as consequências diretas e indiretas da falta de controle de inadimplência em negócios recorrentes.

Veja as principais e como agir para evitá-las:

Fluxo de caixa negativo

A primeira consequência direta da inadimplência é ficar no vermelho, ou seja, ter um fluxo de caixa negativo no período devido à falta dos pagamentos previstos.

Com isso, a empresa pode ter seus lucros reduzidos ou, ainda pior, ficar endividada pela falta de recursos para pagar suas obrigações.

Impacto no capital de giro

As empresas recorrentes devem dimensionar um capital de giro necessário para manter suas operações, de modo que seja possível custear o funcionamento do negócio até o recebimento das receitas.

Porém, quando há inadimplência, essa reserva é diretamente impactada, prejudicando a capacidade de pagamento da empresa.

Como consequência, o negócio pode ter que recorrer ao crédito para financiar suas operações – o que significa pagar juros e ter custos mais altos.

Falta de recursos para investir

Uma inadimplência fora de controle também desidrata os recursos financeiros da empresa e trava seus investimentos.

Dessa maneira, o negócio não consegue crescer e pode até mesmo ter problemas para manter o nível de qualidade de seus produtos e serviços.

Perda de credibilidade

A reputação da empresa no mercado pode ser seriamente prejudicada devido à inadimplência.

Afinal, os consumidores e parceiros perdem a confiança em negócios que não conseguem lidar com a falta de pagamento e o endividamento.

Custos com recuperação de crédito

Se o nível de inadimplência sair de controle, a empresa terá que investir em serviços de recuperação de crédito para tentar reaver o dinheiro perdido.

Além disso, se as cobranças chegarem à judicialização, o processo se torna ainda mais demorado e dispendioso – muitas vezes, sequer vale a pena insistir.

Dificuldade para se planejar

Por fim, uma empresa que não controla sua inadimplência é incapaz de se planejar, pois perde totalmente a capacidade de fazer projeções.

Lembrando que, na recorrência, é fundamental poder estimar a receita futura para pensar em crescimento e escalar o negócio.

Criar uma política sólida de controle e ter histórico e cadastro de seus clientes é importante para gerenciar a inadimplência.

7 dicas de gestão de inadimplência

Criar uma política sólida de controle e ter histórico e cadastro de seus clientes é importante para gerenciar a inadimplência.

Veja algumas dicas que podem ajudar seu negócio a ter uma boa gestão de inadimplência:

  1. Pesquise o histórico de seus clientes: seja para vender a prazo ou aceitar assinantes, é importante fazer uma busca pelo CPF ou CNPJ em serviços de proteção ao crédito para analisar seu comportamento
  2. Crie sua política de pagamentos: estabeleça um conjunto de regras para suas cobranças e apresente aos clientes na hora da contratação do seu serviço
  3. Tenha processos definidos: elabore uma lista de ações a serem tomadas conforme o tempo de atraso no pagamento, como envio de lembretes e outras formas de cobrança
  4. Ofereça várias formas de pagamento: muitos casos de inadimplência podem ter relação com alguma dificuldade em fazer o pagamento em determinado formato, portanto essa diversificação pode ajudar
  5. Cadastre os clientes: manter dados de contato dos clientes como telefone, endereço e e-mail salvos e atualizados é essencial para fazer as cobranças
  6. Acompanhe os pagamentos: contar com um sistema que possa monitorar os pagamentos é uma forma de identificar os casos de atraso para buscar uma solução com agilidade
  7. Conte com uma equipe de cobranças: embora muitos processos possam ser automatizados, é importante ter um time para cuidar dos casos mais delicados.

A adimplência da carteira está diretamente ligada ao capital de giro e à continuidade das atividades da empresa.

 

Gestão de inadimplência em 5 etapas

Em negócios com base na recorrência, a gestão de inadimplência é necessária para evitar que o atraso nas mensalidades comprometa a saúde financeira do negócio.

Por isso, vamos apresentar aqui práticas essenciais para ajudar a lidar com esse problema em 5 etapas.

1. Controle

O acompanhamento do fluxo de caixa e das contas a pagar é o primeiro passo para que uma empresa possa analisar medidas de controle da inadimplência.

Para isso, é preciso anotar todas as entradas e saídas – ou seja, todo o dinheiro que entra na empresa e também todas as suas despesas.

É muito importante não deixar nenhum item de fora, ainda que pareça irrelevante, como a compra de um simples parafuso.

2. Acompanhamento

Existem diversas métricas de negócios recorrentes que ajudam a analisar o desempenho da empresa e indicar se a inadimplência está provocando um impacto maior que o esperado.

Uma das principais é o churn, ou seja, a taxa de cancelamento dos seus serviços.

Esse índice pode ser combinado com a Receita Mensal Recorrente (MRR) para analisar o impacto desses cancelamentos.

Métricas de cobrança como Valores Recuperados, Talk Time (tempo de conversão durante um atendimento) e Contato com a Pessoa Certa (CPC) também são importantes.

3. Definir processos

A criação de uma política de cobranças é necessária para o bom andamento do negócio recorrente.

Desta forma, é possível definir ações preventivas para evitar casos de atraso no pagamento, como o envio de mensagens antes da data de vencimento.

Além disso, a política deve incluir todas as cobranças implementadas para solucionar situações de inadimplência o mais rápido possível.

4. Negociar

Em muitos casos, pode ser preciso abrir mão do valor integral devido para dar condições para o pagamento.

Além disso, a negociação também pode incluir o parcelamento do valor em condições mais vantajosas para o cliente.

Porém, receber o valor à vista pode ser vantajoso para o fluxo de caixa, mesmo com um desconto.

Assim, além de recuperar pelo menos parte do valor devido, você consegue manter uma boa relação com o cliente para que ele volte a comprar da sua empresa.

5. Automatizar

Em negócios recorrentes, executar cobranças de forma manual pode comprometer a produtividade e dar margem para erros humanos.

Por outro lado, contar com processos automatizados é uma forma de garantir que sua equipe de cobranças vai poder se dedicar integralmente a situações mais complexas, que envolvam negociação com os clientes.

Existem vários casos que podem ser resolvidos automaticamente, como situações em que o cliente se esqueceu de pagar ou algum erro no cartão de crédito.

Por isso, vamos mostrar no próximo tópico como essa tecnologia pode evitar ou solucionar casos sem esforço algum para suas equipes.

Por falar em automatizar, no 67º episódio do Dentro do Ringue, compartilhamos diversos exemplos de ferramentas e funcionalidades que ajudam neste ponto:

Como uma plataforma de cobrança automática pode reduzir a inadimplência?

O crescimento de negócios recorrentes tem tudo a ver com a tecnologia atual dos meios de pagamento, capaz de evitar ou resolver casos de inadimplência sem a necessidade de uma ação humana.

Por isso, confira a partir de agora recursos que não podem faltar em uma plataforma de pagamentos eficiente.

Cartão de crédito na recorrência

O cartão de crédito tem sido muito usado por negócios recorrentes por causa da praticidade.

Basta cadastrar os dados de pagamento do cliente uma vez para que a cobrança seja realizada de forma automática a cada mês.

Além disso, o valor de cada mensalidade – se esta for a frequência que você escolher – entra na fatura de forma isolada, sem comprometer o limite do titular.

Essa modalidade é chamada de débito automático no cartão de crédito e é uma grande aliada contra a inadimplência, uma vez que o consumidor tem mais comodidade para pagar pela sua assinatura.

Retentativas

Mesmo com essa praticidade, o cartão do cliente pode rejeitar o pagamento, por diversos motivos.

É comum que haja erros de sistema, que falte limite de crédito ou que um adquirente não consiga processar o pedido, por exemplo.

Nessas horas, um bom sistema conta com o recurso das retentativas – ou seja, repetições da cobrança após uma transação ter sido rejeitada.

Esse recurso pode ser simples – com a nova cobrança sendo programada para três dias depois, de forma que o cliente tenha tempo de pagar a fatura.

A Vindi conta também com a retentativa com troca de adquirente, para caso de erros no sistema que liquida os pagamentos.

Além disso, a retentativa inteligente de saldo identifica automaticamente a melhor forma de fazer a cobrança para recuperar transações que foram recusadas por falta de saldo.

Boleto e Pix

Ainda há os clientes que preferem ter o controle de quando vão pagar.

Para esses casos, o Pix e o boleto também têm recursos que podem evitar atrasos no pagamento.

O boleto pode ser enviado automaticamente por e-mail em PDF, para que o cliente pague pelo celular.

Já com o Pix na recorrência, é possível automatizar o envio do QR Code e do Copia e Cola para que a empresa não precise cobrar o cliente todo mês.

Há ainda o BolePix, um boleto bancário que inclui um QR Code para pagamento via Pix e une as vantagens de ambos os métodos.

Régua de cobrança

Você se lembra de quando falamos sobre a importância de definir processos?

Pois com a régua de cobrança automatizada, você configura apenas uma vez uma série de envios de lembretes e notificações por canais como e-mail e SMS.

O primeiro envio pode ser feito para todos os clientes, como um lembrete simpático da data de pagamento.

Os seguintes, apenas para os inadimplentes, em um intervalo de tempo que você definir.

Qual o melhor sistema de cobrança e gestão de inadimplência?

O melhor sistema para seu negócio recorrente realizar cobranças e gestão de inadimplência é aquele que oferece os recursos mais avançados.

Como você conferiu acima, o uso do cartão de crédito na recorrência é uma forma prática e cômoda tanto para o cliente quanto para a empresa.

Por isso, é necessário contar com os vários tipos de retentativas que mostramos acima.

A Vindi oferece todos e vai além: com a funcionalidade exclusiva do Renova Cartões, atualiza automaticamente dados de cartões expirados ou cancelados através das bandeiras Visa e Mastercard.

E se o cliente optar pelo Pix ou o boleto, nosso sistema permite configurar uma régua de cobranças para reduzir bastante as chances do cliente se esquecer de pagar.

Além disso, você vai precisar de um painel de indicadores completo para acompanhar as principais métricas que podem mostrar o desempenho do seu negócio.

A Vindi conta com todos esses recursos e muito mais, tendo recuperado mais de R$ 693 milhões para seus clientes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies