Uma das grandes preocupações de um gestor de academia é como atrair e reter alunos em seu espaço de treinamento. E, é fácil entender o motivo, pois a concorrência no segmento fitness é alta.

Aliás, o Brasil já é considerado o segundo país com o maior número de academias. São cerca de 32 mil unidades abertas em todo território nacional e mais de 8 milhões de alunos matriculados que buscam mais saúde e um corpo bonito.

Logo abaixo, você encontra as melhores dicas de como atrair e reter alunos, evitando que eles busquem seu concorrente. Confira!

1 – Passe conteúdo

Mostre que sua academia é mais que um lugar de treino, mas que ela é também um espaço de aprendizado. Essa dica pode ser usada para atrair e reter alunos, pois ambos gostam e querem obter mais conhecimento.

Para isso, você pode oferecer palestras com nutricionistas, médicos ou mesmo profissionais da área de esportes, musculação entre outros. Não se esqueça de divulgar bem os encontros. Pode ser em seu site, nas redes sociais ou mesmo por anúncios pagos.

Se você não tiver espaço físico na sua academia para essas palestras, não tem problema. Já que elas podem ser transmitidas online. Com tantas tecnologias disponíveis, como as ferramentas de lives das redes sociais ou o Hangout do Google, fica fácil transmitir conteúdo sem precisar gastar com uma estrutura física.  

Se você achar interessante, pode criar palestras com o foco em atrair mais alunos e ainda outras exclusivas para quem já é aluno. Com isso, é possível mostrar aos seus atuais clientes que eles possuem benefícios e vantagens em continuarem matriculados em seu espaço.  

Newsletters

Outro meio de transmitir conteúdo é pelas newsletters. Elas são e-mails informativos enviados numa frequência determinada por você. A principal dica é se preocupar com sua relevância, ou seja, elas precisam ter tópicos interessantes.

Você ainda pode segmentá-las, encaminhando diferentes formatos para potenciais alunos e outros para quem já treina em sua academia.  

2 – Use as redes sociais

Muito populares no mundo fitness, as redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube podem atrair mais alunos para sua academia.

O ideal é criar diferentes estratégias para cada uma delas. Levando em consideração o tipo de conteúdo que as pessoas preferem.

No Instagram, por exemplo, você pode explorar as fotos, mostrando equipamentos em uso, professores em ação entre outras. Já no stories da rede, você pode mostrar a rotina por trás das fotos, apresentar os professores e compartilhar eventos especiais.

E no Youtube, dá para criar vídeos com dicas de treinos, alimentação certa para objetivos diferentes, como perda de peso e ganho de músculos. Faça um planejamento e explore as possibilidades. Não tenha dúvida que as redes sociais vão ajudar você a atrair e reter alunos.

3 – Ofereça aula teste

Outra estratégia comum para academias que querem aumentar o número de matrículas é a aula teste.

O grande objetivo é deixar que as pessoas façam uma experiência antes de fechar. Então, você pode convidar potenciais clientes para fazerem uma aula de Yoga gratuita ou queimar calorias no aeróbico. Tudo vai depender de quais serviços você disponibiliza em seu espaço.

É vantajoso para a pessoa ter a oportunidade de saber se gosta da sua academia antes de assinar o contrato. Além disso, para você isso significa menos desistências.

4 – Crie um ambiente agradável

Embora os aparelhos não sejam o único motivo para manter um cliente com você, eles também contam. Aliás, todo o espaço da sua academia ajuda no processo de atrair e reter alunos.

Pois, as pessoas precisam se sentir confortáveis na hora do treino. Para isso, capriche na decoração, deixe o ambiente agradável, tenha equipamentos de qualidade e não se esqueça de fazer a manutenção deles.

Para criar um ambiente positivo, é preciso também selecionar muito bem os profissionais que trabalham na sua academia, desde a recepcionista até os professores.

Pois toda a equipe tem um papel importante para deixar os alunos satisfeitos. Eles precisam ser atenciosos, dispostos a ajudar e muito profissionais no atendimento ao cliente.

5 – Amplie as opções de pagamento

Outra maneira eficiente de atrair e reter alunos é ampliando as opções de pagamento. Pois, de nada adianta um potencial aluno adorar seu espaço, se ele não trabalha com o único meio de cobrança que você aceita.

Então, é importante que sua academia disponibilize diferentes meios de pagamento para as mensalidades. Um método cada vez mais popular no meio fitness é o pagamento recorrente.

Ele é ideal para quem trabalha com cobranças contínuas. Pois automatiza todo o processo, fazendo o débito sempre na mesma data, acordada em contrato com o cliente.

Com isso, é possível economizar tempo da equipe e também dinheiro em recursos. Além de o pagamento recorrente aceitar diversas formas de pagamento. O aluno pode pagar com cartão de débito, crédito e até boleto bancário.

Sendo que no cartão de crédito tem a grande vantagem de não tomar todo o limite do cartão. Já que todo mês ocorre a cobrança apenas do valor da mensalidade e não o total do plano.

Se você quiser entender mais como o pagamento recorrente ajuda a atrair e reter alunos, leia nosso artigo “Recorrência para academia e os desafios do empreendedor”.

Conclusão, como atrair e reter alunos?

Nesse texto, exploramos algumas ideias que vão ajudar você na tarefa de atrair e reter alunos. Citamos a importância de se posicionar como referência em seu segmento, transmitindo conteúdo e levando aprendizado aos seus potenciais clientes e também aqueles que já fecharam com você.

Além disso, comentamos como as redes sociais são importantes ferramentas nesse processo de atração. Por fim, falamos do pagamento recorrente, um dos grandes diferenciais das academias de sucesso.

Agora é com você, boa sorte!

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.