Clubes de assinatura e afiliados são dois modelos de negócio que têm ganhado destaque no mercado digital nos últimos anos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Betalabs e publicada na Forbes, os clubes de assinatura já faturam mais de R$ 1 bilhão no Brasil e somam mais de 6 mil empresas.
Já o mercado de afiliados movimenta cerca de R$ 160 bilhões no país e cresce a uma taxa de 27% ao ano, conforme um estudo da Neotrust publicado na Inside Digital.
Se você atua em algum desses setores, é importante saber como os pagamentos são processados pela internet e de que forma é possível gerenciar um negócio digital com sucesso.
Continue lendo e saiba tudo sobre clubes de assinatura e afiliados.
Qual a diferença entre clubes de assinatura e afiliados?
Clubes de assinatura são negócios que trabalham com cobrança recorrente, vendendo produtos e serviços com pagamento fixo e periódico (normalmente, mensal) para assinantes.
Já os afiliados são parceiros e publishers comissionados que promovem produtos e serviços de empresas na internet em troca de uma remuneração por resultados.
Ambos os mercados são bem diferentes, mas têm em comum os pagamentos online e a divulgação realizada por meio do marketing digital.
Dessa forma, quem atua nesses segmentos ou pretende empreender na internet precisa entender como funcionam as dinâmicas de cobrança, pagamentos e gestão de assinaturas.
O que são os clubes de assinatura e como funcionam?
Os clubes de assinatura, conhecidos em inglês como subscription boxes, são empresas que comercializam produtos ou serviços no modelo recorrente.
Ou seja, na hora de fechar, os clientes optam por pagamentos mensais, trimestrais ou mesmo anual.
Diferente da maioria das lojas virtuais, essas empresas tendem a focar em um mercado específico, oferecendo produtos e serviços personalizados, além de atendimento diferenciado para seus assinantes.
Como exemplos, podemos citar o GlutenFree Box, que oferece diversas opções de caixas com produtos sem glúten, e também o Leiturinha, voltado para livros infantis.
Principais características dos clubes de assinatura
Confira quais aspectos identificam os clubes de assinatura e os diferenciam de outros negócios.
Comodidade
Sem dúvidas, um dos principais diferenciais dos clubes de assinatura é a comodidade, pois seus assinantes recebem em casa uma seleção de produtos.
Por exemplo, o GlutenFree, que citamos acima, proporciona às pessoas com essa restrição alimentar a comodidade de receber uma seleção de produtos adequados para sua dieta em casa.
Assim, o assinante não precisa gastar tempo buscando em diversas lojas ou sites por produtos sem glúten.
Diversidade
Nos clubes de assinatura, os assinantes podem desfrutar de uma ampla diversidade de produtos que são selecionados de acordo com seu gosto.
Dessa maneira, além do acesso ao catálogo, é garantida uma curadoria exclusiva.
Cobrança recorrente
Os clubes de assinatura trabalham na economia da recorrência e têm a facilidade de cobrar seus clientes de forma automática por débito no cartão de crédito.
Com isso, além de diminuir a inadimplência, facilitam o pagamento para o cliente, já que ele não precisa fazer nada para que sua assinatura seja paga.
Vantagens dos clubes de assinatura para o empreendedor
Os clubes de assinatura são vantajosos não apenas para os assinantes, mas também para quem deseja empreender.
Afinal, esse modelo permite que a empresa tenha uma receita previsível, já que é possível saber quantos clientes assinam e quando eles devem fazer o pagamento.
Com isso, fica mais fácil fazer um bom planejamento financeiro e investir em melhor tecnologia, estrutura ou qualquer outro setor da empresa.
Além da receita, outra grande vantagem do modelo de clubes de assinatura é a previsão de estoque.
Com isso, comparado a um e-commerce, o risco de investir em produtos que acabam ficando empacados é muito menor.
O que são afiliados e como funcionam?
O modelo de afiliados conecta empresas que desenvolvem produtos e serviços com pessoas que desejam trabalhar com a divulgação e venda deles.
Para isso, os parceiros recebem comissões, normalmente associadas a visualizações, cliques e vendas.
Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele pode ser aplicado para praticamente qualquer segmento, como cursos de idiomas, produtos de informática ou até mesmo e-books.
Quando o cliente final chega ao site da empresa, a URL da página possui um código exclusivo de cada afiliado.
Com isso, é possível identificar facilmente qual afiliado é responsável pelo tráfego ou pela venda.
Entre as empresas que escolheram trabalhar com afiliados, podemos citar a Amazon, um dos maiores e-commerces do mundo, e o Booking.com, site de reserva de hotéis.
A Atomicat é um exemplo de cliente Vindi que usa a recorrência também em programas de afiliados. Acesse o case abaixo e entenda:
Principais características de afiliados
Veja quais são as características mais marcantes do modelo de negócio de afiliados.
Parceria
No mercado de afiliados, existem dois interessados: a empresa que criou o produto ou serviço e as pessoas que vão ajudar a atrair tráfego ou vendas.
É importante citar que os afiliados não são colaboradores da empresa, mas parceiros que trabalham em segmentos relacionados ao seu e têm interesse em divulgar seus serviços.
Após a venda ser concluída, a responsabilidade é da companhia.
Comissão
Outra característica dos afiliados é que o pagamento pelas vendas ou tráfego é feito por comissão.
Para isso, é importante definir um valor justo e ao mesmo tempo rentável para remunerar os parceiros.
Link personalizado
Para ser possível identificar qual afiliado foi responsável pela venda, é necessário fornecer um código exclusivo.
É comum que ele seja incluído na URL de um site, mas também pode ser fornecido por meio de um cupom de desconto na página de checkout.
Vantagens do modelo de afiliados para o empreendedor
Uma das grandes vantagens dos afiliados é que eles viabilizam o acesso a uma base de potenciais clientes bem diversificada – e, na maioria das vezes, qualificada.
Além disso, esse modelo permite que um produto ou serviço seja amplamente divulgado na internet sem um alto investimento em um time de vendas e marketing interno.
Como fazer a gestão de pagamentos em clubes de assinatura e afiliados?
A gestão de pagamentos em clubes de assinatura e afiliados requer algumas práticas e tecnologias específicas para automatizar processos de cobrança e combater a inadimplência.
Veja mais detalhes sobre cada modelo de negócio.
Gestão de cobrança em clubes de assinatura
Nos clubes de assinatura, a gestão de cobrança precisa ser automatizada para garantir uma alta taxa de aprovação de pagamentos e combater a inadimplência.
Para isso, é recomendado utilizar um sistema que permita a configuração de uma régua de cobrança, como a plataforma de pagamentos recorrentes da Vindi.
Com a solução digital, você consegue programar notificações de vencimento, boleto em aberto, pagamento rejeitado ou aprovado no cartão, aviso de inadimplência e várias outras mensagens que são disparadas para os assinantes de forma automática todo mês.
Além disso, existem os serviços de retentativas de pagamento automáticas, que repetem a transação quando ela é rejeitada por algum motivo, como a falta de saldo ou cartão expirado.
Na Vindi, você tem opções de retentativas, entre elas:
Com isso, os clubes de assinatura aumentam a aprovação de pagamentos e conseguem reduzir o churn (cancelamento) – especialmente o churn involuntário.
Gestão de pagamentos de afiliados
A gestão de pagamentos de afiliados também requer soluções tecnológicas para digitalizar e automatizar a distribuição das comissões.
No caso, o desafio mais importante é conseguir separar o pagamento das empresas que vendem os produtos da remuneração direcionada aos parceiros, publishers e influenciadores que fazem a divulgação comissionada.
Para isso, a solução da Vindi oferece o split de pagamentos, uma funcionalidade que divide os valores pagos pelos clientes de forma customizada e automática.
Plataforma completa de pagamentos
Como vimos, a Vindi é uma plataforma de pagamento recorrente completa, que oferece todas as funcionalidades necessárias para otimizar a cobrança de clubes de assinatura e afiliados.
Oferecemos um gateway de pagamento exclusivo com diversos meios de pagamento e fácil integração via API.
Além disso, a plataforma conta com soluções de gestão de assinaturas, retentativas de pagamento, recuperação de inadimplência, régua de cobrança personalizada e muito mais.
Entendeu a diferença entre clubes de assinatura e afiliados?
Então, experimente as soluções da Vindi para impulsionar os resultados do seu negócio digital!