Se você estiver seguindo o nosso roteiro, já deve ter tudo o que precisa para criar o seu planejamento de marketing. Essa é uma etapa essencial, pois define a forma como você vai conversar com os consumidores. E, nesse emaranhado de campanhas que é a Black Friday, um bom plano pode representar um diferencial sobre seus concorrentes.
Planejamento de marketing
Crie personas
A partir daqueles dados dos clientes que você levantou no seu planejamento estratégico, crie personas. São personagens fictícios, mas com as mesmas características das pessoas que costumam comprar do seu negócio.
São exemplos de dados importantes para montar a persona:
- Idade ou faixa etária
- Profissão
- Renda
- Estado civil
- Se tem filhos ou não.
Crie uma persona, dê um nome a ela e pense seu marketing como uma conversa com essa figura fictícia, monitore informações úteis, entenda como sua marca e seus concorrentes são vistos pelos consumidores. Monitorar o que as pessoas costumam falar sobre você e sobre os demais players ajuda a saber o que está dando certo e onde seu negócio pode melhorar.
E, claro, não se esqueça de observar as ações do seu concorrente, para não ficar para trás.
Estabeleça suas ações
Com todas essas informações, a próxima etapa é colocar no papel – ou na planilha – tudo que você vai fazer. Defina as ações que melhor se encaixam à sua empresa e sua persona e procure realizar várias iniciativas que se complementam.
Crie conteúdo
As redes sociais são um canal de vendas cada vez mais obrigatório, principalmente para e-commerces. Não basta simplesmente criar postagens: o público espera interagir com você, seja de uma forma amigável, seja para cobrar a solução de algum problema.
Se as redes sociais não são a sua praia, não se desespere: a seguir, traremos um tópico inteiramente dedicado a esse assunto. E há também outras maneiras de criar um bom conteúdo, como a produção de vídeos. Pode ser mais fácil do que você imagina: com um bom celular e algumas ferramentas gratuitas, você pode criar um vídeo com alto potencial de viralização.
Um blog da sua loja também é uma boa maneira de criar conteúdo e reforçar a sua autoridade no nicho do seu negócio.
Social Commerce
Como você já deve saber, as redes sociais têm tido um papel cada vez mais importante nas vendas. Uma pesquisa, realizada em parceria por All iN e Opinion Box, aponta que 76% dos consumidores usam as redes sociais para pesquisar produtos.
O estudo indica que as redes sociais flexibilizaram a possibilidade de uma avaliação do produto e da loja. Com elas, o consumidor pode saber mais facilmente se o item que ela pretende comprar é mesmo igual ao anunciado.
O social commerce é uma estratégia de comércio que aproveita essa tendência, já que o consumidor faz suas compras de forma nativa nas redes sociais. Para isso, é preciso integrar sua loja a elas. E como em tempos de Black Friday a procura é sempre maior, vamos mostrar agora algumas das principais plataformas disponíveis.
O aplicativo de mensagens mais popular do Brasil conta com uma ferramenta de vendas, o Whatsapp Business. Ela oferece algumas funcionalidades diferentes, como etiquetas para organizar conversas e contatos e respostas automáticas.
Você também pode criar listas de transmissão para enviar mensagens a vários contatos sem precisar criar um grupo. Mas a cereja do bolo é a criação de catálogos de produtos com foto, descrição, valor e um link para concretizar as vendas.
Além disso, é possível fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp Payments.
Você leu no começo desse capítulo que há muita gente procurando informações de produtos nas redes sociais. Certamente uma boa parte desses consumidores acessa o Instagram Shop para procurar marcas e produtos.
Nele, você pode criar uma loja virtual em que os usuários podem pesquisar e até fazer compras sem sair da rede social. Essas lojas são organizadas dentro de álbuns ou vitrines virtuais. E você também pode colocar uma etiqueta de preço nas suas postagens.
O Facebook Business conta com um marketplace completo. Ao criar o perfil do seu negócio, é importante preencher todos os dados, pois essa pode ser a porta de entrada de vários clientes que estiverem fazendo pesquisas pela Black Friday.
Se você tiver criado um perfil pessoal para sua loja, o Facebook oferece a funcionalidade de conversão. Além de oferecer várias vantagens para o seu negócio, esse recurso é necessário, pois o uso de perfis pessoais por empresas não é permitido e sua página pode ser excluída.
Marketing de Influência
O marketing de influência é uma forma de conquistar consumidores sem que eles precisem necessariamente estar procurando por produtos.
Na Black Friday de 2020, por exemplo, uma pesquisa apontou que influenciadores digitais foram responsáveis por um aumento acima de 200% nas vendas do e-commerce.
Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois essa estratégia pode se voltar contra você se não for planejada com cuidado. Então aqui vão algumas dicas para você usar essa tendência a favor do seu negócio:
Cuidado com a polêmica
Se você fechar contrato com um influenciador, pesquise sobre suas falas, ações e opiniões atualmente e no passado. Atitudes preconceituosas são cada vez mais rechaçadas na internet, e isso cria uma imagem muito negativa para a sua marca. Um comentário infeliz se estende até marcas parceiras, que acabam associadas às mensagens.
O impacto dos influenciadores digitais é massivo, portanto suas ações e falas possuem grandes consequências. E em um período relativamente curto como o da Black Friday, fica difícil de reverter o estrago.
Observe o contrato
Quando acontece uma situação como esta que descrevemos no tópico anterior, a única coisa a ser feita é romper a parceria e anunciar isso, deixando claro que a conduta do influenciador contraria os princípios da sua marca. Portanto, além de ser cuidadoso na escolha do influencer, tenha certeza de que o contrato prevê essa possibilidade.
Respeite o influenciador
Não espere que o influenciador vá mudar a conduta habitual dele por firmar uma parceria com o seu negócio. Afinal, o influenciador tem suas próprias características e objetivos, e chegou aonde está por causa disso.
Assim, você não poderá reclamar de certa atitude de um influenciador se esta estiver alinhada com aquilo que ele já faz. Afinal, os seguidores daquela pessoa querem exatamente isso. Se você entende isso desde o começo, as chances de dar tudo certo aumentam.
Campanhas pagas
As campanhas pagas são uma estratégia cada vez mais necessária para o e-commerce. Conseguir conversões de forma orgânica é lucrativo, mas a publicação de anúncios garante que pessoas com as características que você espera de seus consumidores lerão suas chamadas.
Mesmo quem já tem experiência nesse assunto precisa ter em mente que a Black Friday é um período com algumas particularidades para a criação de campanhas. Por isso, aí vão as dicas para você conquistar bons resultados a um ótimo custo-benefício:
Anuncie em outubro
Criar campanhas para todo o mês de novembro é, sem dúvida, uma boa ideia. Mas a Black Friday é um período de alta concorrência para a divulgação de campanhas pagas, e os anúncios saem bem caros. Então por que não anunciar já em outubro?
Ofereça vantagens para quem se cadastrar no seu site. Assim, você atrai o contato dos consumidores antes do período das promoções, e depois você poderá enviar a ele as ofertas de Black Friday.
Crie chamadas abrangentes
Se você ainda precisa de mais tempo para decidir quais ofertas vai oferecer, não tem problema. Crie chamadas genéricas, ou mais abrangentes, avisando apenas que vai oferecer vantagens na Black Friday.
Veja esses exemplos:
- Você quer receber descontos exclusivos para a Black Friday? Então preencha nosso cadastro!
- Participe da nossa promoção de Black Friday e ganhe um cupom exclusivo que garante 40% de desconto em qualquer compra!
Crie ofertas exclusivas
É importante ressaltar: essas ofertas precisam ser exclusivas! É por isso que você já realizou o monitoramento da concorrência lá no início do nosso plano: para oferecer algo que só você tem.
E a exclusividade também significa que essas ofertas vão durar somente no período da Black Friday – ou só no dia mesmo, se for muito atrativa. Assim, você ativa o gatilho mental da escasseza, dando a ideia de que seu cliente precisa fazer logo a compra ou vai perder.
Segmente seu público
A segmentação é o mantra das campanhas pagas. O Google Ads e o Facebook Ads permitem selecionar o público que vai ler seus anúncios por várias características. E essa tarefa fica bem fácil para você, que está seguindo nosso guia passo a passo e já tem suas personas prontas.
Redes sociais
Se a sua estratégia de Social Commerce já está pronta, por que falar novamente de redes sociais? É que chegou a hora de criar conteúdo para essas plataformas!
Primeiro, vamos mostrar quais são as 5 redes sociais com mais acesso no Brasil, segundo relatório da We Are Social e Hootsuite, e como elas podem ajudar nesta Black Friday:
- WhatsApp: o app de mensagens pode ser um canal de comunicação com seus clientes, com envio de campanhas específicas por listas de transmissão e links de pagamento
- YouTube: ferramenta que possibilita a publicação de vídeo, com cada vez mais recursos de edição
- Instagram: uma das mídias mais populares, oferece recurso para postagens de vários tipos e realização de transmissões ao vivo
- Facebook: plataforma versátil, com muitos recursos para negócios
- TikTok: nova tendência entre as redes, necessária para conquistar público jovem.
A partir de agora, vamos dar dicas para você conquistar visualizações, engajamento e o principal: conversões!
Publique conteúdo relevante
Se você quer chamar a atenção do seu público, é preciso publicar informações que importem para ele. Um conteúdo relevante pode ser algo útil, como um tutorial ou guia para melhor aproveitar seus produtos, ou uma novidade relacionada ao seu nicho.
Olhe para sua persona e planeje um material feito sob medida para ela.
Poste com frequência
Cada postagem é uma porta de entrada para pessoas que gostarem do seu conteúdo começarem a seguir você. Por isso, mantenha a frequência ao publicar um novo material.
Use ferramentas
Para quem tem um planejamento completo, é fundamental contar com a praticidade de uma boa ferramenta de gestão. Uma plataforma como o Hootsuite, por exemplo, pode ajudar você com funções como agendamento de postagens, análise de dados e monitoramento do que dizem sobre seu negócio nas redes sociais.
Tudo pronto para o próximo passo?
Fechamos até agora duas das sete etapas da nossa jornada de preparação da Black Friday nota 10 para o seu e-commerce. Já planejamos toda a parte operacional e também de marketing, mas ainda tem bastante trabalho a ser feito.
A partir de agora as coisas devem começar a sair do campo do planejamento para iniciarmos a execução. Mas, antes disso, é fundamental treinar todas as equipes envolvidas na Black Friday. E é justamente sobre isso o nosso próximo tópico. Vamos lá?