O boleto bancário na cobrança recorrente se destaca pela acessibilidade e familiaridade que proporciona aos clientes. Com opção de pagamento em diversas redes bancárias e até mesmo em lotéricas, oferece conveniência para quem prefere não usar cartões. Sua flexibilidade de agendamento também permite o pagamento em datas específicas.
No contexto de cobrança recorrente, o boleto é uma alternativa valiosa para ampliar a base de clientes, garantindo uma experiência de pagamento descomplicada e abrangente.
É fato que a compra com cartão de crédito é a mais comum entre transações online e que, ano a ano, o número de optantes por essa forma de pagamento só cresce. Mas, no mercado brasileiro o boleto ainda tem uma presença muito forte e seu uso na recorrência é comum.
Exemplo disso é que ainda existem muitos modelos de serviço em que o boleto predomina como forma de pagamento, vide as escolas, cursos de idioma, profissionalizantes e faculdades.
Por isso, vamos falar do uso desse meio de pagamento na cobrança recorrente.
Entenda o boleto
O boleto é uma forma de pagamento que pode ser oferecida tanto por pessoas físicas quanto por pessoa jurídica (as empresas). As exigências para realizar a emissão são:
- Ter conta em banco;
- Possuir uma carteira de cobrança vinculada ao banco.
Para solicitar a emissão, aquele que realiza a cobrança pode fazer uso do sistema oferecido pelo próprio banco ou adotar algum sistema online. Nessas plataformas pode-se fazer a identificação do comprador, do recebedor e da data de pagamento. É possível, ainda, liberar um boleto único ou um conjunto, constituindo um lote.
Tipos de boleto bancário
Sem registro: nesse tipo, o título dispensava em alguns casos, a identificação, como o nome do cliente, valor e o prazo de vencimento. A grande vantagem desse modelo estava no baixo custo, visto que o banco cobrava apenas pelos boletos efetivamente pagos, e na facilidade – as alterações poderiam ser feitas sem que a instituição bancária fosse informada.
No entanto, o controle do processo era bastante falho e estava mais propenso às fraudes e cobranças indevidas. Por isso a Febraban mudou as regras de cobrança e efetivou apenas o uso dos boletos com registro.
No boleto com registro tudo é fixado: valor, data, CPF ou CNPJ do cliente. O controle oferece maior segurança, possibilitando, inclusive, que títulos não pagos sejam protestados. A desvantagem, no entanto, está no pagamento das taxas.
O banco cobra pela emissão, manutenção e alterações e os valores não são baixos como eram os boletos sem registro. Contudo, existem soluções para emissão de boleto que oferecem a mesma experiência do boleto sem registro, mas com todas as seguranças devidas e taxas menores.
Como funciona o pagamento recorrente com boleto bancário?
A diferença entre a cobrança recorrente com cartão e o boleto está na hora de cobrar o cliente. Em vez de fazer a cobrança direto do limite do cartão, o assinante recebe um e-mail com um link para gerar o documento em PDF.
Quando você usa uma plataforma como a da Vindi, por exemplo, que oferece diversificação nas formas de pagamento, os benefícios de usar o boleto estão em:
- Emissão do boleto em 30 segundos;
- Envio automático do boleto ao cliente todos os meses na data programada;
- Integração com o Aceita Fácil, que permite a emissão de boleto a um custo menor comparado aos oferecidos pelos bancos;
- Envio de mensagens lembrando o cliente da emissão da fatura;
- Ferramentas de combate à inadimplência.
Vantagens do boleto bancário na cobrança recorrente
- Redução de custos
O envio do boleto por e-mail evita custos com mão de obra e recursos envolvidos na operação: papel, tinta, energia. Além de economizar tempo com a emissão dos boletos um a um.
- Cálculo automático
No caso de atraso, as multas e juros são cobrados na segunda via emitida, em vez de ser calculada só na próxima fatura. Isso ajuda na antecipação do recebimento dos encargos gerados.
- Controle financeiro
Com o uso de uma plataforma fica mais fácil fazer a gestão e controle dos boletos por meio dos relatórios que te ajudam a saber se o cliente recebeu ou não o documento a ser pago.
- Agilidade e segurança
O envio automático por e-mail evita atraso na entrega do boleto (que pode acontecer com ou sem greve dos Correios) e extravio do documento. Além de chegar mais rápido ao cliente para que ele efetue o pagamento.
- Tudo automático
Da emissão até a notificação ao cliente, tudo é feito sem você precisar acionar nem um botão. Depois de efetuar o cadastro, determinar o plano e data de cobrança, todos os meses a cobrança será feita de forma automática.
O principal benefício do uso do cartão na recorrência é o número de pessoas que você pode atingir, visto o tamanho do público que esse método de pagamento tem. Mas, além disso, você ainda aproveita os benefícios de segurança e cobrança que o boleto oferece através do pagamento recorrente.