Quando falamos em Enterprise, temos como referência algo importante. Mas, para muitas empresas, este termo é novo dentro de um ambiente de trabalho. O termo Enterprise é utilizado, na maioria das vezes, por empresas de tecnologia com o intuito de segmentar uma carteira específica de clientes, tomando como base algumas premissas que os identifique.
Algumas delas são: quantidade de funcionários, faturamento, complexidade técnica e necessidade latente de um serviço de ponta com atendimento personalizado. Dentro de uma carteira Enterprise, temos a figura do Hunter (Vendas) e o Customer Success (Farmer). Nessas duas cédulas, encontramos uma figura consultiva voltada ao o mercado de meios de pagamentos e um especialista em Sucesso do Cliente.
Este último, centraliza e viabiliza toda e qualquer demanda em torno do serviço contratado, como um gerente de contas.
Mas, qual a diferença de Enterprise para uma empresa de outra categoria?
Hoje, as empresas que trabalham com vendas, lidam com diferentes perfis de clientes, de vendas, atendimento, suporte e sucesso do cliente. Partindo para uma melhor categorização destes perfis, surgiu o Enterprise. Ele tem como objetivo lidar, na maioria das vezes, com clientes de grande porte. Para isso, é precisoer um atendimento diferenciado (customizado), até mesmo pela complexidade de seus projetos.
Para lidar com estes grandes projetos e novas oportunidades de negócios, é preciso ter muito conhecimento do que se faz e do que é vendido. Além, claro, de ter uma visão analítica. Isso ajuda a ter uma parceria melhor com o cliente, gerando novas oportunidades de negócios.
Como já dito em outro texto aqui no blog, para ser Enterprise ou identificar um cliente enterprise, é preciso avaliar alguns pontos – e não é só mensurar o quanto ele têm de budget para investir. O que diferencia este perfil de um cliente SMB por exemplo, é a complexidade de seu negócio.
Assim, consequentemente, saberemos o quanto ele está disposto em investir nisso. Pode ser que uma empresa seja considerada pequena, porém, seu nome ou até mesmo o perfil do seu negócio seja considerado como Enterprise e vice-versa.
O Cliente Enterprise na Vindi
A Vindi é um hub de gestão de pagamentos online, onde as empresas optam pela forma como desejam vender seus produtos. Seja através de planos, mensalidades e assinaturas, como outras empresas no mercado (Netflix, Spotify, etc), ou com vendas pontuais. Somos uma empresa agnóstica e temos parceria com todas as adquirentes do mercado. Por isso, oferecemos as melhores taxas aos nossos cliente e também facilitamos toda a comunicação entre cliente e adquirente.
Para os clientes Enterprise, temos alguns diferenciais devido a complexidade, customização destes projetos e valor investido. Com isso, oferecemos por exemplo, o melhor custo benefício já incluindo determinados serviços. Alguns são: transações customizadas, usuários ilimitados, gestão da conta, serviços de anti-fraude, dentre outros serviços relacionados. Tudo para que ele tenha as vendas efetivadas com sucesso, baixo retorno de inadimplências e, consequentemente, um retorno positivo das vendas realizadas.
Para empresas categorizadas com outro perfil, estamos procurando aqui na VINDI, automatizar ao máximo o atendimento a estes clientes. Isso, não só porque eles não precisam de um atendimento diferenciado. Mas sim porque, muitas vezes, o seu projeto não tem a necessidade e/ou complexidade de ter alguém “24h” à disposição.
Este atendimento automatizado ajuda até em um time de resolução de dúvidas ou problemas. Com isso, o tempo que muitas vezes é utilizado em um bate-papo pelo telefone, pode ser esclarecido pela atendimento automatizado e, internamente utilizado para analisar os perfis e negócios, a fim de ajudar nossos clientes a venderem mais e sempre.
Qual o perfil da sua empresa?
E você? Sabe em qual dessas categorias sua empresa se encaixa? Se você quiser saber se possui um perfil Enterprise é só entrar em contato com a gente. E, mesmo se não for, a Vindi possui planos que são ideais para qualquer tamanho de empresa.