Você já se perguntou como pode atrair e reter mais sócios para seu clube?

Provavelmente sim.

Esses dois elementos são essenciais para o bom faturamento de um negócio, independente do seu segmento, e a resposta pode ser estar na economia da recorrência.

Às vezes, a falta de novos sócios ou a desistência dos que já estão com você não está nas suas campanhas de marketing ou na qualidade dos serviços prestados.

A experiência do cliente com os meios de pagamento é um dos maiores fatores que influenciam na retenção, por exemplo.  

Antigamente, a única opção de se pagar um produto ou serviço a longo prazo era parcelando em carnês, cheques ou boletos. Hoje, a tecnologia já permite que essa cobrança seja realizada com muito mais facilidade para o cliente.

Estamos falando do pagamento recorrente e você já deve ter ouvido falar dele.

O que é pagamento recorrente?

Mesmo antes da era da internet o pagamento recorrente já existia. Por exemplo, em assinaturas de jornais e revistas ou mesmo no seu modelo de negócio, os clubes.

A grande diferença estava na forma de cobrança, que provavelmente era feita por boleto impresso ou mesmo parcelamento no cartão de crédito.

O problema desses métodos é que eles exigem que o cliente lembre de fazer o pagamento ou mesmo que ele tenha um limite no cartão alto que ficará bloqueado até o pagamento da última mensalidade.

Além das desvantagens para o cliente, a inadimplência também é um grande problema para quem gerencia um clube, já que a falta de pagamento gera instabilidade no negócio e aquele famoso mal-estar em cobrar um sócio que está em dívida.

Essas “barreiras” podem fazer muitas pessoas desistirem de seu serviço ou porque é trabalhoso ou mesmo porque a forma de pagamento é restrita. Além disso, a cobrança manual demanda mais recursos humanos e está suscetível a erros.

É por isso que a maioria das grandes marcas estão apostando no modelo recorrente. Um exemplo é a gigante de softwares Adobe. Essa “era” de assinaturas e mensalidades também é conhecida como economia da recorrência.

A recorrência na prática

Streaming de filmes e séries, como a Netflix; música digital como o Spotify; entrega de produtos para pets e outros clubes de assinatura são exemplos de negócios que usam a recorrência para atrair e reter seus consumidores.

Mas, afinal como funciona a recorrência?

O pagamento recorrente se caracteriza por qualquer cobrança contínua; como mensalidades, planos ou assinaturas. Ele é feito sempre na data acordada em contrato com o cliente. Além disso, um dos seus grandes diferenciais é que tudo acontece de forma automática.

As principais formas de pagamento na recorrência são cartão de crédito, débito automático ou mesmo boleto digital. Porém, o pagamento recorrente possui uma grande vantagem: ele não toma o limite do cartão do cliente.

Pagamento recorrente não é parcelamento

Hoje, muitas pessoas têm cartão de crédito, mas nem todas possuem um alto limite ou não querem comprometer esse valor para pagar um serviço a longo prazo.

E aí está um um dos principais benefícios da recorrência, pois o cliente pode utilizar seu cartão como forma de pagamento sem comprometer seu limite total. Diferente do parcelamento.

Por exemplo:

Para aderir ao seu clube, o futuro sócio precisa pagar uma anuidade de R$ 6 mil. Então, no modelo de parcelamento, ele deve ter esse valor total de limite no cartão que ficará bloqueado até o último pagamento, mesmo a mensalidade sendo R$ 500.

Já na recorrência, ele pode fechar um contrato anual com seu clube, escolher pagar no cartão e não comprometer seu limite, já que o único valor que ele precisa ter no cartão é o da mensalidade. Em nosso exemplo, R$ 500.   

O pagamento recorrente não é igual parcelamento. Ele é mais flexível e permite adesão por um maior número de potenciais sócios.

Principais vantagens da recorrência

A recorrência é um “ganha-ganha”, tanto para seu clube como também para seus sócios. Abaixo, vamos falar sobre as principais vantagens de aderir a esse modelo.

Receita previsível

Negócios que funcionam na recorrência conseguem ter uma receita mais previsível. E, consequentemente, uma estratégia financeira melhor, já que você sabe quantos clientes possui e em qual data serão feitos os pagamentos.  

Essa clareza permite que você invista na melhoria de serviços, infraestrutura ou mesmo em campanhas de marketing.

Automação

Ao contar com um sistema preparado para fazer as cobranças de seus sócios de forma automática, você reduz tempo com emissão de documentos e notas.

Além disso, é possível se comunicar facilmente com clientes por e-mail e mensagens automáticas.

Uma plataforma desenvolvida para a recorrência ainda permite que você emita relatórios em segundos, facilitando a gestão financeira do seu clube.

Redução da inadimplência

Você sabia que muitas vezes a inadimplência acontece porque o sócio se esqueceu de fazer o pagamento de um boleto? Essa preocupação é eliminada na recorrência, pois a cobrança é automática.

Além disso, ao receber mensalidades por cartão de crédito o recebimento do valor é certo, já que se o cliente não pagar sua fatura a responsabilidade é com a administradora do cartão e não com você.

Maior adesão

Facilitar a cobrança, além de oferecer mais formas de pagamento é uma ótima maneira de atrair mais sócios para seu clube. Na recorrência, eles sabem que não precisarão se preocupar com os pagamentos mensais, tudo é feito automaticamente.

Essa facilidade agrega valor aos seus serviços e pode ajudar na fidelização.

Como aderir à recorrência?

Nesse texto, explicamos as principais vantagens de usar a recorrência para cobrar os sócios de seu clube. Então, se você quer aderir ao pagamento recorrente é preciso escolher uma plataforma especializada no assunto.

Busque soluções que além de fazer a cobrança automática, também se preocupem com a segurança dos dados do seus clientes, além de trabalhar com as mais diversas formas de pagamento do mercado e taxas atraentes.

A Vindi é uma das principais referências no mercado da recorrência e pode ajudar seu clube a implementar o pagamento recorrente. Entre em contato com a gente agora mesmoConheça a Vindi

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