Em mais uma análise do Vindi Insights tentando descobrir o que vai acontecer com a economia do Brasil e do Mundo, o Mercado Mundial apontou que a expectativa de redução do nosso PIB pode chegar a 5%.

Além disso, indo de encontro com as previsões, já é possível notar o grande impacto da crise em alguns segmentos.

Mas, ao mesmo tempo, é possível identificar aqueles que, em meio ao caos, estão conseguindo fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas. Quais são os segmentos que estão em alta? Quais tendem a cair ainda mais? É o que você vai descobrir no Vindi Insights dessa semana!

Fizemos um comparativo entre os dias 5 e 11 de Março, ainda sem o impacto maior causado pelas medidas adotadas, e do mesmo período de Abril. Dessa forma, é possível notar uma clara tendência de queda de segmentos como o Fitness e Saúde, além do crescimento considerável dos Clubes de Assinatura. 

Para essa análise, usamos como base o volume total transacionado pelos nossos mais de 6 mil clientes em compras com cartão de crédito, débito e boleto, tanto em vendas recorrentes quanto pontuais. Portanto, confira abaixo como estão os segmentos:

Vindi Insights: comparativo do valor transacionado em Março e Abril

Em primeiro lugar, foi possível perceber uma queda de -4,2% na quantidade de transações durante este período. Ao analisar somente a última semana, de 5 a 11 de Abril, a queda nas transações se mostrou relativamente baixa.

Entretanto, ao comparar todos os dias do mês de Abril, até o momento, ela chega a -16%. Já quando o assunto são os valores transacionados neste período, a queda também foi significativa, chegando a -19%.

Dessa forma, embora o começo do mês tenha sido abaixo, a segunda semana vem se estabilizando em relação a Março.Vindi Insights: relatório com o valor transacionado da base de clientes da vindi

Segmentos que estão em queda

Educação

A queda, no comparativo entre os períodos de Março e Abril chegou a -8,3%. Mas, se analisarmos o mês inteiro de Abril, não houve mudanças significativas. O setor já havia registrado até -12%, o que aponta uma boa recuperação no mês atual. 

Dessa forma, com a queda do TPV no segmento Fitness, Educação se tornou o segmento com maior representatividade na Vindi.

SaaS

O segmento ainda não conseguiu reagir, apresentando uma queda de -14% no período comparado. Apesar de ter finalizado o mês de Março bem, o mesmo não tem se repetido nas primeiras semanas de Abril. Portanto, mesmo que a crise tenha demorado a impactar o setor, ela chegou, e é preciso acompanhar os próximos dias para saber como o setor vai performar.

Fitness

Ao contrário de SaaS, a queda no valor transacionado do segmento Fitness já era esperada. No comparativo, a queda foi de -34%. Entretanto, comparando o mês inteiro de Abril, o setor aponta uma queda de -37%.

Saúde

O setor de saúde também vem em constante declínio no valor transacionado, chegando a -53% quando comparado à Março. Além disso, ele chegou a ter uma boa melhora em relação à primeira semana de Abril, onde apontava uma queda de 69%. Entretanto, quando comparamos com os últimos dias do mês, a queda foi de 61%.

Seguradoras

O segmento de Seguradoras foi um dos que mais caiu na últimas semanas, chegando a -75% no comparativo. Um resultado bem diferente do início da crise, onde apontava uma crescente no valor total transacionado. 

Turismo e Hotelaria

Outro segmento onde a queda do valor transacionado já era previsto, Turismo e Hotelaria apresentam uma diminuição de -76%. Além disso, este é o setor que tem sido mais impactado com crise, como já era previsto. Entretanto, apesar de ser um número alto, este não foi o maior desde o início da pandemia, que já chegou a ter uma queda de -82%. 

Segmentos que estão crescendo: insights que deram certo

Clube de Assinaturas

Em contraponto aos segmentos acima, os Clubes de Assinatura estão em uma crescente notável. O aumento do valor transacionado chegou a +24%. Com isso, é possível destacar o poder que o modelo de assinaturas têm em momentos de crise. A análise da primeira semana de Abril apontava um aumento de apenas +2,9%. 

E-commerce

Os e-commerce também estão conseguindo manter um aumento do seu valor transacionado, chegando a +12% no comparativo entre o mesmo período de Março, o que demonstra um crescimento bem expressivo do setor. 

Serviços Financeiros

O setor de Serviços Financeiros também continua em alta, mesmo não repetindo o mesmo desempenho da semana anterior, que foi de +24%. No comparativo com Março, o aumento do valor transacionado foi de +8,3%

Estética e Beleza

Outro segmento que está tendo uma tímida crescida é o de Estética e Beleza, chegando +0,25% no comparativo com o período de Março. Entretanto, se analisarmos o mês inteiro de Abril, o aumento do valor transacionado chegou a 5,2%. É um segmento que precisamos ficar de olho!

Insights para o futuro: o que vai mudar?

Portanto, entre as altas e baixas dos segmentos, uma coisa é certa: as empresas precisam se preparar para o que vem depois. Alguns setores vão conseguir se recuperar de forma rápida, como é o caso de Educação e SaaS. Já outros, vão ter um período de crise prolongado, como Turismo e Hotelaria. Mas, é preciso encarar o choque econômico como uma oportunidade para se reinventar e fazer melhor.

Além disso, a crise vai passar e vamos lidar com as coisas de outra forma. O modo como consumimos já estava mudando e agora ele vai se revolucionar. A busca pela praticidade no pagamento e a rendição à transformação digital, por parte de muitas empresas,  já são realidade. 

Dessa forma, pensando em ajudar você neste momento e no que virá depois, a Vindi fez uma seleção de materiais essenciais para você se (re)adaptar. Com o Kit do Empreendedor, queremos ajudar as empresas a buscar insights e pensar fora da caixa agora. Clique aqui e acesse, gratuitamente, todos os materiais. banner kit do empreendedor para acesso gratuito aos materiais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies