Os números da última semana apontam para um cenário diferente para alguns segmentos. Em contraponto ao comparativo do Vindi Insights de fevereiro e março, setores como o de SaaS e Seguradoras, apresentaram uma leve queda de transações no período de 29 de Março à 4 de Abril. 

No final de março e começo de abril, segmentos como Clubes de Assinaturas e Serviços Financeiros apontaram crescimento. Para o varejo, as notícias também não são boas. Em estudo divulgado pela Cielo, entre os dias 29 de Março e 1ª abril, a queda foi de 45,1%.

Para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a estimativa é que a atividade econômica no país possa ter uma contração de 5,5% neste ano.

Contudo, com tantos cenários possíveis para a economia, ainda não é certo como vai ser o desempenho de alguns segmentos, que oscilam a cada dia. Confira agora o números do Vindi Insights desta semana!

Vindi Insights: como os segmentos estão transacionando?

Através da análise de dados da Vindi, fizemos um levantamento para mostrar para você como foram as transações de alguns segmentos entre os dias 29 de Março e 4 de Abril.

Para isso, usamos como base as transações de empresas que realizam a cobrança através do modelo de assinaturas, planos, mensalidades ou vendas pontuais através do cartão de crédito, débito e boleto bancário. Infográfico com os segmentos do Vindi Insights

Segmentos que apontam queda no número de transações

Fitness 

O setor registrou uma queda de -48% na última semana. Além disso, com as portas fechadas, as academias estão tendo dificuldades de cobrar seus alunos e manter os planos ativos. 

Educação

Da mesma forma, a Educação também começa a mostrar uma queda expressiva, chegando a -12% no período analisado. Embora tenha mostrando um leve aumento no comparativo de Fevereiro e Março, o segmento finalizou o mês em queda e começou Abril com a mesma tendência. 

Turismo e Hotelaria

Como previsto, este segmento continua sendo um dos mais afetados pela crise do Coronavírus. Na última semana, a queda no número de transações chegou a -81%. Com uma variação de apenas 2% se comparado à semana anterior. 

Seguradoras

As Seguradoras têm mostrado uma grande sazonalidade quanto sua performance. Mas, neste período, apresenta uma queda de -29%. Contudo, o segmento também possui uma alta concentração de faturamento em poucos clientes, o que nos leva a crer em uma recuperação nos próximos dias. 

SaaS

Embora o segmento tenha apresentado uma alta muito grande em Março, ele não começou abril com o mesmo ritmo. A queda de transações no setor chegou a -2,9% na última semana. Entretanto, assim como as seguradoras, é esperado que haja um aumento gradativo das transações nos próximos dias. 

Saúde

Já no setor da Saúde, que possui grande concentração de clínicas odontológicas, a diminuição do número de transações também diminuiu, chegando a -69%. Dessa forma, por ser um serviço basicamente presencial, os dentistas têm sofrido bastante com a crise. 

Setores que apontam crescimento

Clube de Assinaturas

Um dos únicos segmentos a registrar um aumento das transações, de +2,9%, foi o de Clubes de Assinatura. Apesar de pequeno, esse aumento é bastante considerável devido o cenário atual de crise. 

Serviços Financeiros

Outro segmento que ainda registra alta, o de Serviços Financeiros, fechou a semana com crescimento de +24% no seu número de transações. Uma hipótese é de que este aumento seja devido à grande busca da população por educação financeira em épocas de crise e por informações seguras.  

Mais Vindi Insights para você!

Acompanhe o nosso relatório semanal dos segmentos que mais crescem durante a crise. Toda segunda-feira, no nosso blog! E se você quiser receber mais conteúdos de qualidade sobre o mercado, assine a nossa Newsletter.banner para assinar a newsletter da Vindi e receber conteúdos semelhantes ao Vindi Insights

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies