Lá em Março, no início da pandemia, ninguém sabia ao certo quanto tempo a quarentena iria durar. Muito menos, claro, que ela se estenderia por quatro meses (e mais). Nas várias análises que já lançamos sobre o Vindi Insights, conseguimos perceber a grande oscilação dos segmentos durante esse tempo. E, nas últimas semanas, conseguimos realmente notar uma expressiva recuperação de setores que sofreram bastante.

Mesmo que o crescimento tenha sido pequeno, o período entre 12/07 à 18/07, comparado a mesma data de Junho, foi o primeiro em que o segmento Fitness não teve uma performance negativa. Além disso, de todos os setores analisados, apenas dois ainda seguem em queda. 

É claro que essa recuperação não é fácil. Além disso, é possível notar que mesmo segmentos que possuem uma performance positiva ainda não conseguiram ter a recuperação dos resultados pré-crise. Então, o que as empresas podem fazer para minimizar esses impactos e, realmente, escalar? Algumas empresas, líderes globais, possuem alguns insights, que você confere a seguir!

Quais lições as empresas líderes globais podem oferecer?

Quando falamos sobre recorrência, é difícil que os nomes da Chargebee, Chargify e Zuora não venham à mente. Em um estudo interno feito pela equipe de Analytics da Vindi, podemos ressaltar alguns comportamentos que essas empresas possuem e que a sua empresa pode se espelhar. 

  • Especialização: todas essas empresas estão focadas na venda recorrente. Além disso, não por acaso, todas elas estão inseridas no segmento SaaS; 
  • Pricing: elas apostam em um plano/assinatura com valor fixo, complementando o MRR pela porcentagem do volume transacionado (value based pricing);
  • Usuário: possuem forte investimento na experiência do usuário (UX);
  • Inside Sales: vendas sem contratação automática. Possivelmente um free trial period;
  • Clientes Enterprise: foco voltado para grandes clientes. Porém, com planos acessíveis para startups, que precisam passar por um rigoroso processo de seleção;
  • Features: benefícios específicos para cada plano, especialmente os métodos de pagamento;
  • Pacotes: opções de planos que vão desde um “start” bem limitado, 2 planos intermediários (onde um é a escolha mais natural) e um plano “Enterprise”, oferecendo condições customizadas;
  • Suporte diferenciado: cada plano possui uma diferenciação no nível de suporte (canais e SLAs);
  • Analytics e relatórios: com foco no sucesso do produto. Os clientes querem saber, especialmente, como está seu fluxo financeiro de recebíveis. Além, claro, de quais pagamentos apresentam alguma problema (para atuarem na ação).

Insights Gerais: números da Vindi

No período analisado de 12/07 à 18/07, com 12/06 à 18/06, tivemos uma pequena queda no volume total de pagamentos (TPV), chegando a -4,1%. Entretanto, tivemos um aumento na quantidade de transações realizadas, que subiu +0,6%.

Confira, abaixo, como os segmentos se comportaram nas últimas semanas:

Insights TPV Vindi

Insights e Performance dos principais segmentos na última semana

Educação -13,3%

O segmento de Educação segue oscilando, caindo -13,3% no período de 12/07 à 18/07, comparado com as mesmas datas de Junho. A queda de TPV de um grande cliente Vindi teve um grande impacto nos resultados, mas boas iniciativas, com foco no e-learning, têm feito com que as empresas do setor continuem se sustentando. 

Gráfico TPV Educação

Serviços Financeiros – 29,3%

A busca da população por empresas que auxiliam na educação financeira foi grande no início da pandemia. Afinal, quem possui investimentos no mercado teve que ficar atento aos impactos causados pela pandemia. Entretanto, no comparativo de Junho e Julho, o setor teve uma grande chega, chegando a -29,3%.

Insights gráfico TPV Serviços Financeiros

Fitness +0,1%

Em quatro meses de pandemia, finalmente o segmento mostra recuperação. Apesar de um desempenho não tão bom de um grande cliente Vindi, o setor ainda teve um pequeno aumento no TPV, de +0,1%. Analisando toda a carteira, a recuperação da carteira se mostra positiva: +8,0%. Com a reabertura das empresas em algumas cidades e outras iniciativas de retenção adotadas, podemos notar um suspiro de vida no segmento.

Gráfico TPV Fitness

SaaS +2,5%

O segmento SaaS, um dos que se mostrou mais resiliente durante a pandemia, se mantém estável. Seu crescimento no comparativo entre dos dias 12/07 à 18/07, com o mesmo período de Junho, apontou um aumento de +2,5%

Insights gráfico TPV Saas

Clubes de Assinatura +3,9%

O crescimento do segmento de Clubes de Assinaturas foi um pouco tímido neste comparativo, mas se mantendo estável com +3,9%. É importante lembrar que, assim como SaaS, os Clubes de Assinatura se mostraram muito resilientes neste período de pandemia. 

Gráfico Clubes de Assinatura

E-commerce + 7,0%

Embora o TPV de e-commerce esteja estável nas últimas semanas, ele acumula 60% de crescimento com relação ao valor semanal pré crise, medido em Fevereiro. No comparativo entre 12/07 à 18/07, com o mesmo período de Junho, notamos um crescimento de +7%

Insights gráfico E-commerce

Estética e Beleza +10,3%

Estética e Beleza entrou para o seleto grupo de segmentos com performance superior aos volumes pré crise. As iniciativas adotadas pelo setor para sobreviver durante a crise se mostraram efetivas e, com a reabertura de empresas do setor, a aposta é que os números melhorem cada vez mais. 

Insights gráfico Estética e Beleza

Turismo e Hotelaria +64%

Embora Turismo e hotelaria tenha apresentado crescimento expressivo em junho (+64%), o segmento ainda está longe de voltar ao patamar anterior à crise. Entretanto, a aposta do setor em promoções para o uso em 2021 pode ter feito grande diferença em sua recuperação.

Gráfico Turismo e Hotelaria

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