Julho está encerrando com notícias esperançosas para o mercado, e no Vindi Insights desta semana, que analisou o período entre 19/07 à 25/07, mostraremos isso!

Segundo o Índice de Confiança no Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o consumidor está 1,7 pontos mais confiante. Essa foi a terceira alta consecutiva, passando de 84,4 para 86,1 pontos.

Além disso, em médias móveis trimestrais, esse mesmo indicador avançou 8,3 pontos, depois de 4 quedas seguidas.

gráfico da ICOM

Desde que a pandemia começou no Brasil, pudemos observar que alguns setores do comércio foram menos impactados, principalmente os de bens e serviços sociais.

Da mesma forma, alguns segmentos, como e-commerce, clubes de assinatura e SaaS, se mostraram mais resilientes. 

Em comum, todos eles se beneficiam da Economia da Recorrência como modelo de faturamento, e você pode entender mais sobre isso na análise feita pelo nosso CEO, Rodrigo Dantas, clicando aqui.

Agora, vamos entender como os segmentos se comportaram na análise feita dentro da plataforma da Vindi, no período de 19/07 à 25/07?

Índices gerais: Números e Insights da Vindi

Na semana entre 19/07 e 25/07, o TPV (Volume Total de Pagamentos) teve um crescimento geral de 1,0%, como vemos no gráfico abaixo:

insights de julho no TPV geral da Vindi

Além disso, também é possível notar que os segmentos que cresceram são a maioria aqui, na plataforma da Vindi.

Portanto, vamos detalhar um pouco mais esses números e entender como o mercado se comportou desde o último Vindi Insights?

Insights e performance dos principais segmentos na última semana

Educação -11% 

As oscilações do segmento de Educação mostram a instabilidade que ainda é provocada pela crise econômica. E, aqui dentro da Vindi, não foi diferente.

No entanto, o segmento teve uma redução menor do que na semana passada, que ultrapassou a casa dos 13%.

insights de educação

Seguradoras -6%

Mesmo com essa pequena redução, o segmento de seguros se manteve estável, oscilando pouco. É possível ter uma melhor visualização olhando o gráfico abaixo:

Estética e Beleza +7,4% 

Sem dúvidas, este segmento é uma das grandes surpresas. Estética e Beleza, aqui dentro da Vindi, está crescendo ainda mais do que os números antes da pandemia.

Além disso, tivemos um destaque de um dos nossos clientes que, sozinho, cresceu 26% na comparação semanal.

insights de estética e beleza

Saúde +15% 

Outro segmento que cresceu com mais efetividade foi o setor de saúde aqui na Vindi. No entanto, podemos ver no gráfico abaixo que os números ainda estão com forte instabilidade no mercado:

E-commerce +16% 

Mesmo que o crescimento deste segmento não tenha superado os picos anteriores, é interessante observar como o comportamento de consumo influencia no poder de compra.

Além disso, segundo dados do E-commerce Brasil mostraram que o segmento, em sua totalidade, cresceu mais de 23% no primeiro trimestre de 2020.

Associações e Doações +18% 

Este segmento não apareceu muito até hoje no Vindi Insights, mas na edição desta semana, merece destaque!

Além disso, um dos nossos clientes teve um aumento considerável, com crescimento de quase 2x em apenas uma semana.

Fitness +19% 

Fitness parece seguir em plena retomada, deixando o crescimento tímido para voltar com tudo na última semana de julho. Toda a carteira da Vindi cresceu em TPV, o que mostra uma grande resposta do mercado.

insights do segmento fitness

Serviços Financeiros +22% 

O segmento de Serviços Financeiros mostra o grande interesse da população em se proteger financeiramente em tempos de crise, buscando por educação financeira.

Dessa forma, depois de uma pequena queda na análise anterior do Vindi Insights, o segmento se recuperou e mostrou um bom crescimento novamente.

Turismo e Hotelaria +61%

Em mais uma semana de crescimento, o setor de Turismo e Hotelaria continua se destacando e apostando todas as fichas em um futuro breve de viagens.

Na última semana de julho, o crescimento foi de mais de 60%, mostrando que também está em retomada, tentando recuperar os prejuízos da pandemia.

Mais insights para você!

Se você gostou do Vindi Insights desta semana, provavelmente vai gostar do nosso novo e-book, que foi feito para você que tem um negócio ou faz parte de uma empresa e precisa analisar métricas constantemente!

Por isso, clique no banner abaixo e faça o download do nosso e-book de métricas agora mesmo e saiba tudo sobre os principais indicadores do mercado!banner do texto de plano de negócios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies