Se você quer oferecer diferentes meios de pagamento aos seus clientes, precisará lidar com diversas integrações e dedicar tempo para gerir todos os dados. Porém, se você conta com um hub de pagamentos, todos os processos e suas necessidades passam a ser centralizados em uma única plataforma.
Nos dias de hoje, existe uma grande concorrência em praticamente qualquer segmento. Por isso, se você quer se diferenciar, seja seu negócio virtual ou físico, a melhor forma é focar esforços no seu core business. E parar de perder tempo com tarefas que poderiam ser facilmente terceirizadas.
Por exemplo, digamos que você tem um e-commerce e gasta um baita tempo para integrar diferentes bandeiras de cartão, meios de pagamento ou mesmo emissão de notas fiscais. Isso significa que ou você não está investindo o quanto poderia em pontos importantes como: vendas e atendimento ao cliente.
Ou que você está gastando o dobro para conseguir gerenciar tudo internamente. Seja pagando por serviços, treinamentos e uma equipe maior do que realmente precisa.
Nesse texto, vamos falar sobre hub de pagamento e quais são as principais vantagens para sua empresa. Confira!
O que é um hub de pagamentos?
Chamamos de hub de pagamentos um sistema capaz de centralizar todas as necessidades envolvidas no processo de pagamento e cobrança. Seja em vendas pontuais ou mesmo em negócios que trabalham com cobranças recorrentes.
Vale lembrar que um hub não é o mesmo que gateway de pagamento, adquirentes ou subadquirentes. Pois ele é muito mais uma plataforma no modelo cloud (na nuvem) que permite a gestão de todo o processo de faturamento.
Desde os meios de pagamentos, automatização de cobrança, emissão de nota fiscal até ferramentas para redução de inadimplência.
Principais vantagens de contratar um
Agora que já falamos o que é um hub, chegou a hora de ver quais são os principais benefícios ao contratar um.
1 – Gestão financeira eficiente
Se você precisa administrar diversos sistemas, integrações e fornecedores separadamente, isso pode afetar a eficácia da sua gestão financeira.
Já que informações importantes do seu negócio estão distribuídos em diferentes lugares. Seja em ERPs (Enterprise Resource Planning), adquirentes, bancos e prefeitura para emissão de nota fiscal.
Esse cenário toma tempo para reunir os dados em uma única planilha, dificultam a tomada de decisão rápida e permitem erros humanos.
Um hub de pagamentos, faz esse trabalho para você, pois ele reúne dados e análises em uma única plataforma. Além disso, você tem acesso a uma visibilidade da sua empresa em tempo real.
Podendo, por exemplo, saber já na tela inicial quantos clientes estão inadimplentes, quantas vendas foram realizadas no último mês entre outras informações.
2 – Automação de atividades
Outra vantagem de um hub de pagamentos é que você economiza tempo. E sabemos que tempo é um dos recursos mais preciosos hoje em dia.
Isso acontece porque diversas tarefas repetitivas podem ser facilmente automatizadas por meio de uma plataforma completa. Vamos pensar no seguinte cenário, imagine que você tem um negócio recorrente e precisa enviar a cobrança todo mês para seus clientes.
Para isso, você deve emitir o boleto bancário; lembrando que agora só é permitido títulos registrados, ou seja, com informações como CNPJ/CPF e nome do cliente. Depois, é necessário ou planejar o envio dos boletos por correio ou então enviar, um a um, por e-mail.
Quanto tempo é gasto nesse processo? Você sabe, muito mais do que gostaria. Porém, a partir do momento que você conta com um hub e suas diversas possibilidades de automação, a maioria das tarefas acima passam a ser feitas com alguns cliques.
Assim, você consegue investir o tempo da sua equipe em tarefas muito mais estratégicas para o negócio.
3 – Economia de recursos
Todo negócio quer reduzir custos sem prejudicar a qualidade dos serviços que presta ou a venda dos produtos, certo? Então, o hub de pagamentos pode ser uma eficiente aposta.
O motivo é que a partir do momento que você tem todas as suas necessidades atendidas em uma única plataforma, você não precisa mais gastar, por exemplo, com treinamentos para aprender como funciona cada sistema.
Ou com mais desenvolvedores porque o sistema que utiliza resolveu mudar sua API e você precisa se adaptar em um curto prazo estabelecido.
Por meio de um hub de pagamento é possível se conectar com as principais integrações que precisa, de diferentes serviços, sem a necessidade de desenvolver nada a mais.
4 – Liberdade para vender
Talvez um dos melhores benefícios de um hub de pagamentos é que você tem liberdade para vender.
Ou seja, é possível trabalhar com diferentes meios de cobrança e atingir um maior número de clientes sem precisar fechar contrato com cada fornecedor.
É você que escolhe quais bandeiras de cartão quer oferecer aos consumidores. Sendo possível estar integrado até com as que são conhecidas apenas em determinadas regiões.
Além disso, você consegue emitir boleto bancário online, integrar com subadquirentes como o PayPal.
Tudo isso contratando apenas uma plataforma de pagamento e não várias. Essa liberdade de escolha é essencial para quem quer crescer.
5 – Flexibilidade de escolha
Por último, precisamos citar a flexibilidade que um hub de pagamentos oferece. Pense na seguinte situação, você tem um e-commerce e quer oferecer aos seus clientes a opção de pagar com diferentes bandeiras de cartão.
Com um hub de pagamento completo, você pode escolher, com alguns cliques, por qual adquirente quer fazer vendas de uma determinada bandeira.
Por exemplo, digamos que para vendas com a Mastercard você tenha taxas muito mais atrativas pela Getnet e que para a Visa, as tarifas são mais interessantes pela Rede.
Então, você tem essa flexibilidade de mudança, sem precisar entrar em contato com diferentes atendimentos. E também sem pagar custos maiores porque está preso a uma única adquirente.
Como você viu nesse texto, um hub de pagamentos além de melhorar sua gestão financeira permite que você tenha liberdade e flexibilidade de escolha. Assim, você pode vender da forma que for mais interessante para seu negócio.
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