Se você pretende empreender no universo startup SaaS, com certeza, já leu sobre a economia do acesso. Afinal, o modelo SaaS (Software as a Service) se baseia em oferecer soluções tecnológicas através do acesso.

As pessoas deixaram de comprar um CD de instalação de software ou pagar por uma uma licença para ter uma assinatura do serviço que gostariam. É a migração natural e inteligente das empresas para o modelo online da recorrência.

Separei os benefícios e dicas para escalar sua startup SaaS a seguir, confira.

Benefícios de escolher o modelo SaaS para sua startup

Amplo mercado

O SaaS oferece diversos benefícios para os clientes. Como redução de custos com infraestrutura e pagamento simplificado através de assinaturas, ao invés de compra de licenças. Além, claro, da facilidade tanto na instalação quanto na usabilidade dos serviços..

Por isso, nos últimos anos, pudemos notar uma incrível mudança no comportamento de consumo da pessoas, que estão optando por contratar empresas SaaS (que dão acesso), ao invés de outras tradicionais. o mercado para quem oferece esse modelo é muito amplo, seja o alvo B2B ou B2C.

Possibilidade de inovação rápida

Por ser na nuvem, as possibilidades de testar e lançar inovações para o seu produto são inúmeras. E, além disso, você consegue acompanhar as tendências de mercado muito mais rápido.

É possível obter dados quase em tempo real e, assim, melhorar cada dia mais o produto que você oferece, além de corrigir erros com mais facilidade.

Veja alguns exemplos de empresas SaaS que inovaram em seu segmento:

  • Alura – escola de tecnologia online que oferece mais de 800 cursos via assinatura.
  • IDwall – empresa especializada na segurança digital de cadastros de clientes.
  • RD Station – empresa de automação de marketing.

A cobrança recorrente para SaaS

Outro benefício das empresas que optam pelo modelo SaaS é a forma de cobrança.

O modelo de cobrança recorrente é o mais adotado por empresas SaaS. Afinal, ao oferecer uma assinatura, o pagamento é realizado periodicamente para que o cliente tenha acesso ao serviço.

Com isso, é possível ter uma previsibilidade de caixa maior, o que é essencial para uma startup. Além de reduzir erros e gastos com a equipe financeira, já que a cobrança é feita de forma automática.

Através do modelo recorrente é possível fidelizar seus clientes de uma forma mais fácil, a sua marca está muito mais presente da vida dele, o pagamento é feito periodicamente, já que é realizado através de uma assinatura. Sendo assim, sua empresa consegue ter um crescimento mais sustentável.

Passos para escalar sua startup SaaS

Tenha processos

Toda startup tem em seu DNA a cultura de testes, colocar um MVP no ar e ir melhorando o produto de acordo com feedbacks, testes e a experiências.

Por isso, é importante ter processos. E, tudo bem não serem os melhores logo no começo. Ao longo do tempo, é possível aprimorar as técnicas. Mas, é preciso ter processos para documentar os experimentos, para metrificar o que está sendo feito, para realizar vendas e muito mais.

Quanto mais cedo sua equipe implementar processos e documentações, mais fácil o aprendizado será.

Metrifique

Tenha uma coisa em sua mente, sua startup SaaS precisa ser orientada a dados. Assim, a tarefa de metrificar as ações ficará mais fácil e, permitirá que decisões de negócio mais assertivas sejam tomadas o quanto antes.

Se você tem dúvidas sobre o que é necessário metrificar, vou te dar 3 exemplos, mas, temos um post completo sobre Métricas SaaS aqui no blog ensinando tudo.

  • CAC – o custo por aquisição serve, basicamente, para saber se o investimento para captar um cliente está trazendo algum retorno financeiro.
  • LTV – o lifetime value é uma métrica que serve para entender o quanto o cliente traz de retorno para sua empresa no período que ele permanece utilizando seu produto ou serviço. Ou seja, para saber se os clientes que sua equipe de marketing está trazendo são, de fato, os melhores para o seu negócio. Se os investimentos se pagam.
  • Churn rate – a métrica de churn serve para saber como anda o cancelamento do seu SaaS. Se a quantidade de clientes saindo é muito alta, principalmente comparada com o número de novos clientes.

Eduque o mercado

As startups chegaram para revolucionar o mercado. Mas, muitas pessoas não se familizariam facilmente com os serviços oferecidos. Por isso, é importante educar os clientes para que o processo de vendas seja mais eficiente.

É importante mostrar as dores que sua startup SaaS veio solucionar e o valor que sua empresa pode levar aos clientes. Isso é um trabalho que precisa de muito empenho com conteúdo em textos, podcast e vídeos e muito mais. Mas, o retorno é certo.

 

Monetize sua ideia

Testes e pesquisas são coisas muito importantes para uma startup e, para qualquer empresa. Mas, é preciso monetizar rápido, caso contrário, seu negócio pode fracassar por falta de dinheiro.

Por isso, criar um MVP de precificação de produto é muito importante, definir o que terá em cada plano oferecido, qual o preço cobrado e o quanto de retorno aquela carteira trará para o seu SaaS é de extrema importância.

Com esse MVP você consegue já monetizar sua ideia, para conseguir um fôlego de caixa, apresentar número para investidores e melhorar ao longo do tempo.

Faça pesquisas constantes com o usuário

Todo empreendedor realiza uma pesquisa sobre seu público alvo quando vai lançar um produto – ou ao menos deveria. Mas, mesmo após o lançamento, é preciso realizar pesquisas constantes com os usuários.

Isso faz com que a evolução do produto seja muito mais rápida e assertiva. Mitigando possíveis erros que custam caro durante o caminho.

Agora você já sabe mais sobre os benefícios de ser uma startup SaaS não deixe de ficar ligado nos conteúdos da Vindi para ajudar a sua empresa escalar. Nossa missão é ajudar empresas e empreendedores a venderem mais e sempre, e certamente nossa newsletter irá te ajudar nessa missão. Assine grátis!

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