Com a consolidação do comércio online e a diversidade de ofertas e produtos disponíveis, tornou-se cada vez mais importante buscar meios de se destacar no ambiente digital.
Não basta apenas criar uma loja virtual para ter sucesso, é preciso ter um site bem estruturado e otimizado para os mecanismos de busca, por meio de técnicas de SEO.
Essa sigla vem do termo em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização dos Motores de Busca. Consiste basicamente em uma estratégia de marketing digital que faz o uso de diversas técnicas para otimizar os conteúdos de um site e aperfeiçoar o alcance orgânico das suas ofertas, tornando-os mais visíveis para os buscadores, como o Google.
Por isso, conhecer um pouco mais sobre as técnicas de SEO é uma opção interessante para otimizar a página do produto e obter resultados quantificáveis no médio e longo prazo.
No entanto, talvez tudo isso pareça um pouco confuso, ou distante da sua realidade. Você deve estar se perguntando “como fazer com que um motor de busca prefira colocar o meu site à frente?”
Para responder essa dúvida, elaboramos este guia completo. Nele, abordaremos 5 dicas aplicáveis de SEO para a página de produto. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
Como o SEO pode contribuir para melhorar as vendas online?
Mesmo que você não seja um especialista em técnicas de SEO, provavelmente sabe que a otimização de mecanismos de busca pode ser o grande diferencial entre um site ser notado ou não nos resultados de pesquisa.
Quando realizamos uma pesquisa no Google, por exemplo, o mecanismo de busca seleciona e organiza as páginas que ele entende serem as melhores, e as disponibiliza na sua página de resultados. Para fazer essa seleção, eles usam uma série de regras e parâmetros, medidos pelo algoritmo.
É exatamente esse algoritmo que serve para indexar os principais sites da internet, e organizá-los conforme a importância deles para cada pesquisa feita no Google, a fim de melhorar o desempenho do seu site nas buscas orgânicas.
Segundo um estudo da Backlinko, cerca de 75% dos cliques vão para os três primeiros resultados. Portanto, entende-se que estar entre os primeiros colocados na pesquisa é essencial para alcançar um bom tráfego orgânico.
Com isso, é possível atrair mais visitantes, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca e, consequentemente, aumentar as vendas.
De forma resumida, podemos dizer que o SEO busca apresentar para os empresários quais as melhores práticas, ou, pelo menos, as mais interessantes pelas páginas convencionais, como o Google.
Assim, ao se alinhar com essas técnicas, a sua página receberá prioridade quando alguém pesquisar um tema relacionado, em detrimento de outra que esteja mais distante desses parâmetros.
Além disso, a utilização dessa estratégia, na maioria das vezes, resulta em uma melhor experiência para os usuários, fazendo com que o consumidor se sinta mais à vontade e bem atendido em seu site, aumentando as chances de realizar uma compra e se fidelizar, diminuindo, até mesmo, a desistência de compras.
Quais as dicas práticas para otimizar a página do produto?
Se você chegou até aqui, já viu os principais motivos para investir em técnicas de SEO, não é mesmo? Então, agora é a hora de conhecer algumas dicas práticas para otimizar a página do seu produto e, com isso, alcançar mais visitantes por meio de buscas orgânicas. Confira!
1. Alinhe o nome do produto às palavras-chave
Ao nomear os produtos em uma página da loja virtual, pode ser atraente adicionar todas as palavras-chave possíveis neste espaço.
Entretanto, essa não é a melhor decisão! Quando falamos em nomes de produtos, é necessário ter em mente que essa página não pode competir, de forma orgânica, com as demais páginas de categorias.
Por isso, o ideal é alinhar o nome do produto a palavras-chave específicas e estratégicas.
A pesquisa de palavras-chave é uma das principais atividades presentes no SEO para página de produto e a eficiência do seu e-commerce.
Por meio dela, você consegue compreender o que o usuário deseja ter acesso na busca do Google e que está dentro do contexto da sua marca e do que ela pode comunicar.
Dessa forma, é essencial analisar atentamente para direcionar os esforços e delimitar quais temas podem agregar valor para o seu público-alvo.
Ao selecioná-las, lembre-se de priorizar aspectos voltados para os produtos que os usuários estão buscando.
Aumentar o valor das palavras-chave na descrição e utilizá-las no decorrer do texto são métodos que facilitam essa busca e melhoram o posicionamento do site, atraindo mais leads.
Vale lembrar que a otimização do meta title e da meta description é uma ótima estratégia para aumentar a taxa de clique, que é a métrica utilizada para analisar o desempenho da keyword.
Isso porque essas tags representam o produto na página de resultados e atraem os usuários.
Existem ferramentas especializadas que ajudam a identificar as principais correntes e o volume de buscas dos termos, para escolher a palavra-chave mais adequada, como:
- Ubersuggest;
- Keyword Planner;
- Keyword Tool;
- Google Ads;
- Worldstream;
- Google Search Console;
- Semrush.
Essas ferramentas oferecem funcionalidades importantes para melhorar a configuração e o desempenho do site.
Com elas, é possível encontrar e avaliar rapidamente vários termos relevantes, que potencializam os mecanismos de pesquisa, a publicidade e o marketing, em geral.
2. Aposte nos recursos visuais para fisgar sua persona
As imagens são ótimos recursos para fortalecer a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão, pois reforçam as palavras-chave e otimizam os resultados de busca.
Lembre-se que as imagens precisam ser realistas e de qualidade para que o usuário veja cada detalhe.
Por isso, utilize imagens de qualidade elevada e mostrando o máximo possível do produto. Esses detalhes passam confiança e profissionalismo aos visitantes da loja virtual.
Porém, em termos de SEO, não basta incluir apenas imagens no site. Embora o Google consiga “ler” essas imagens, é interessante ter legendas e textos alternativos — o famoso Alt Text.
Essa prática facilita o trabalho do buscador e melhora a acessibilidade do site, pois seu conteúdo pode aparecer nos resultados de busca por imagens.
Vale lembrar que o algoritmo dos buscadores considera o nome do arquivo, o cenário em que ele está inserido e o texto alternativo.
Em razão disso, é interessante evitar nomes genéricos, como “IMAGEM001”. Adote palavras-chave para gravar as fotos no seu computador, usando hífen, como “roupa-para-verao”.
Assim como as imagens, os vídeos são ótimos recursos para otimizar a página do produto, sendo um diferencial importante para a loja virtual.
Eles podem aumentar significativamente as chances de conversão por conta da sensação de intimidade conquistada no consumidor.
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3. Atente-se à URL e organize as informações através das heading tags
A URL do site também é fator que desempenha um papel essencial na otimização de SEO para página de produto, e que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado pela maioria dos comerciantes.
Basicamente, ter uma URL amigável é fazer com que ela seja objetiva, com menos informações e, de preferência, bem organizadas.
O Google costuma entender melhor o conteúdo quando o endereço é amigável e o prioriza no ranqueamento orgânico.
Vale lembrar que não existe uma regra absoluta de como as URLs devem ser. Mas, em geral, elas são curtas e quanto mais para esquerda estiver o nome do produto, melhor, pois o Google, da mesma forma que nós, lê da esquerda para a direita.
Além disso, para que um conteúdo tenha bom posicionamento nos mecanismos de busca, é necessário que as informações contidas na página sigam uma hierarquia adequada.
Nesse caso, deve-se focar também nas heading tags usadas, que são marcadores (h1, h2, h3…) que indicam ao Google o que é mais relevante.
Basicamente, os bots, também conhecidos como crawlers, são responsáveis por fazer o rastreamento de sites para mecanismos de busca, e compreendem com mais clareza o conteúdo da página quando ele é bem estruturado e organizado.
Por isso, as heading tags definem todos os assuntos e temas que serão abordados no conteúdo.
Portanto, você pode utilizar h1 no título, h2 nos intertítulos, h3 em palavras em negrito e demais marcações que achar necessário.
Nesse caso, o H2 se torna a referência mais importante depois do título, e ele deve representar seções importantes da página, como:
- Descrição do produto;
- Perguntas frequentes;
- Especificação técnicas;
- Reviews;
- Comentários;
- Textos de apoio, entre outros.
4. Faça descrições que engajem e tenha uma boa linkagem interna
A descrição do produto é um dos aspectos básicos para a loja virtual. Afinal, é nesse espaço que você deve conquistar seu cliente, sugerindo as vantagens da mercadoria, com o maior número de detalhes e informações possíveis sobre o produto.
Lembre-se que utilizar as técnicas de SEO para descrição de itens não deve ser uma tarefa árdua e complexa.
Para descrever o produto, você pode inserir as informações necessárias, de maneira detalhada e, ao mesmo tempo, criativa.
Destaque o que o seu produto tem de melhor, nas suas vantagens, em como ele atenderá as necessidades do cliente e em descrições que expliquem as características e diferenciais da mercadoria.
Uma ótima maneira de trabalhar isso é buscando quais são as dúvidas mais frequentes entre os usuários, e já se antecipar a elas.
Desse modo, você permite que o usuário tenha o máximo de certeza e confiança sobre aquele produto ou serviço que ele vai consumir.
Outra dica importante é criar descrições originais, em vez de aproveitar o texto fornecido pelo próprio fabricante.
Isso pode afetar o posicionamento de buscas orgânicas, e a empresa acaba perdendo a chance de mostrar o seu diferencial.
Assim, você evita o temido plágio que pode prejudicar negativamente o SEO do e-commerce.
Você também pode aproveitar a oportunidade para usar algumas palavras-chave no decorrer da descrição, assim como realizar uma linkagem interna para direcionar o usuário para outras mercadorias da sua loja virtual.
Para isso, organize as informações de forma que cada uma delas possa ser linkada a uma outra página do seu site.
5. Aposte em reviews
Ter acesso ao feedback do público também é uma forma de otimizar a página do produto. Conhecidos como reviews, esse feedback se trata da percepção dos consumidores a respeito de um produto, serviço ou marca.
Em outras palavras, consistem em relatos reais de consumidores que tiveram experiências com o produto ou empresa avaliada.
A ferramenta é extremamente útil para auxiliar os compradores em suas decisões e aumentar a taxa de conversão do e-commerce.
Afinal, os reviews contribuem em diversos fatores de ranqueamento, como:
- melhoram a experiência do usuário;
- tornam a compra mais agradável e segura;
- aumenta o tempo de permanência do visitante na página;
- gera autoridade para o e-commerce;
- aumentam a segurança da compra.
Podemos dizer, ainda, que os motores de busca levam essas opiniões em consideração por uma causa muito simples: os consumidores também fazem isso!
Eles são responsáveis por oferecer informações precisas aos usuários, para ajudá-las a tomar decisões sobre suas futuras compras.
Então, quanto mais rápido isso ocorrer, mais consumidores vão recorrer a essa possibilidade.
O melhor de tudo isso é que você não precisa contratar uma consultoria para descobrir esses resultados.
Os seus próprios clientes, de forma voluntária, podem compartilhar sua opinião, e, mesmo que elas sejam negativas, será muito importante para desenvolver e aperfeiçoar o negócio.
6. Pense sempre no próximo passo
Se você já tem costume de fazer compras online, certamente já entrou em um site para visualizar um produto e, minutos depois, acabou se perdendo em outras opções.
Alguns players são especialistas no assunto, e um dos principais motivos é porque eles apresentam um expert em sugerir bons produtos na seção de “Produtos relacionados”.
Otimizar essa oferta de produtos também pode ser uma ótima forma de melhorar a linkagem interna do seu site.
Como vimos, para obter sucesso nas vendas, não basta apenas cadastrar os produtos no e-commerce e colocar as suas informações de forma aleatória.
É preciso desenvolver uma estratégia de marketing, assim como um planejamento e aperfeiçoamento constante para potencializar os resultados.
Nesse caso, a otimização das técnicas de SEO para página de produto se destaca como uma importante ferramenta para facilitar o alcance orgânico do site e conquistar maior visibilidade online.
Portanto, colocando nossas dicas em prática, você alcançará ótimos resultados!
Bônus: SEO para e-commerce e voice commerce
Confira também o episódio do podcast Dentro do Ringue que revela as melhores dicas e táticas para criar um plano de SEO e entrar no topo da buscas. Vamos falar também sobre a tendência do voice commerce: que são as compras feitas por voz via Alexa, Google Home e até mesmo a Siri. Confira!