O SEO é otimização de páginas para os mecanismos de buscas, como o Google. Ou seja, todo um trabalho desenvolvido dentro e fora do seu site para fazer com que determinadas páginas consigam destaque nos resultados de pesquisa.

Muitos empreendedores não levam em consideração a questão da otimização nos buscadores considerando a geolocalização, o que seria conhecido como SEO Local.

Esse tipo de uso otimizado de técnicas de marketing, visa proporcionar ao cliente, a possibilidade de descobrir soluções para os problemas que possuem e que estejam próximos a ele.

Sendo assim, neste artigo, o objetivo é entregar a você algumas dicas importantes a respeito de como se posicionar localmente no Google. Isso, utilizando técnicas de SEO local no seu site e fora dele.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar essas 4 dicas enriquecedores até o final!

Otimizando o seu site com o SEO Local

1 – Realize a otimização geral do seu site

Para conseguir que seu site esteja bem posicionado no Google, usando o SEO local, é preciso que, primeiramente, você trabalhe na otimização com foco em geolocalização.
Esse é um passo muito importante quando falamos da criação de sites. É importante que este objetivo seja definido desde o começo, evitando que você compita com sites de outras localidades sem necessidade.

Isso pode ser feito pensando em diversas informações e ações que são importantes para que seu site seja bem posicionado para localidade do seu negócio ou região que pretende expandir seus negócios online.


Para isso, considere o seguinte:

  • Tenha uma página em que esteja inserido o endereço e o número de contato do seu negócio (telefone e/ou whatsapp). Lembrando sempre de incluir a informação de todas as sedes, caso haja mais de uma na mesma localidade;
  • Coloque estas informações de contato no rodapé e no cabeçalho do site, se possível;
  • Adicione, no seu site, um mapa mostrando onde fica a localização do seu negócio;
  • Deixe disponível a possibilidade de potenciais clientes clicarem no ícone do telefone ou do whatsapp para entrar diretamente em contato. Isso é importante porque a maioria das pessoas, hoje, navegam e fazem consultas pelo celular; 
  • Inclua o nome da cidade onde seu negócio está localizado.

2 – Esteja presente no Google Meu Negócio

Dentro da estratégia de SEO local, não há dúvidas de que o uso do Google Meu Negócio é imprescindível. Portanto, você não pode deixar de estar presente nele.

Essa ferramenta é totalmente gratuita, o que é de grande interesse, principalmente, para quem está começando no mundo dos negócios.

Quando você faz o cadastro no GMN, garante que irá conseguir melhorar o seu posicionamento, visto que irá permitir que seus leads tenham acesso a um perfil mais detalhado durante as pesquisas. E, também, você pode ter destaque logo na primeira página do Google, isso tudo sem pagar por ads. Além de apresentar seu negócio no Google, o uso do Google Meu Negócio também permite que ele esteja presente no Google Maps.

3 – Produção de conteúdo local

A produção de conteúdo é uma das mais importantes estratégias para garantir que o seu site esteja bem posicionado no Google, Isso, levando-se em consideração que conteúdos de qualidade e relevantes são importantes para os algoritmos do Google. Tais algoritmos que estão cada vez mais inteligentes.

Por exemplo, você pode utilizar, dentro dos seus conteúdos, o nome da sua cidade, bem como citar a localização (como o bairro ou região da cidade) em que se encontra seu negócio.

Falar sobre notícias locais, em geral, também ajuda a trazer a atenção do seu público-alvo que mantém interesse na sua região, principalmente quando eles compartilham essas notícias nas redes sociais.

Além disso, você pode utilizar o seu conteúdo como uma ferramenta para fazer parcerias com eventos e outros negócios da sua cidade que te ajudará a ter mais destaque e posicionamento. Principalmente quando estes parceiros citarem o seu site no site deles.

Portanto, é imprescindível a criação de conteúdo local de qualidade para criar um “canal” de comunicação com pessoas próximas ao seu negócio.

4 – Utilize as redes sociais

Você pode utilizar das redes sociais e, além disso, das plataformas de avaliação de serviços. O Facebook, o Google e o Foursquare, por exemplo, permitem que as pessoas realizem avaliações a respeito do seu negócio. Além dos aplicativos de delivery, como iFood e Uber Eats, caso seu negócio esteja neste ramo.

Quanto melhor seu negócio for avaliado, melhor ele se posicionará no Google e dentro das plataformas que tenha utilizado

Já o Instagram é ótimo para negócios onde a parte visual está em jogo, como: serviços de design, decoração, salões de beleza, lojas de produtos, roupas, etc. É preciso que você crie perfis em todas essas plataformas, fornecendo suas informações de geolocalização, de modo a facilitar que elas sejam apresentadas nos principais buscadores da internet. Ah, e não se esqueça das hashtags # e os @ para marcar os usuários e gerar engajamento.

O Youtube também pode ser um ótimo aliado para a estratégia do seu negócio, até porque a concorrência local costuma ser muito menor. Então, fazer vídeos regularmente ajudando os usuários, cria muita autoridade, uma vez que nem todo mundo está se dedicando a isto.

Estes vídeos podem ir para o seu site e para as outras redes sociais.

Então, o SEO local vale a pena?

Como você viu, é muito importante que as pessoas aprendam a fazer o uso do SEO local, de modo a impulsionar a sua relevância dentro da sua área de atuação. Não é algo complicado e nem é custoso.

Quando você utiliza-se do SEO local, otimizando o site e outros perfis online do seu negócio, permite que as pessoas encontrem soluções próximas delas e, também, com poucos cliques, estes usuários conseguem ter um contato maior com a sua marca antes mesmo de consumir alguma coisa dela.

Gostou do artigo de hoje sobre as dicas de SEO local?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários!

 

Autor:  Wellington Duarte
CEO na empresa: Web No Rio – Criação de Sites

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