As redes sociais passaram a ocupar um importante espaço no planejamento das empresas. Tanto da área de marketing como do setor de vendas. Isso porque essas plataformas permitem um contato mais próximo com o seu público.

Nos últimos anos, o Youtube tem se tornado um dos meios preferidos pelas pessoas na hora de buscar conteúdo e informação sobre os mais diversos assuntos. Então, é por isso mesmo que você deve considerar essa rede social na sua estratégia de vendas. 

Se você quer entender melhor como começar e atrair mais usuários para assistir seus conteúdos, continue lendo!

Por que investir no Youtube? 

Se no começo a rede social de vídeos era utilizada principalmente para entretenimento. Agora, o Youtube se tornou um dos principais locais em que as pessoas buscam também conhecimento. 

Para se ter ideia, o Youtube já é considerado o segundo maior mecanismo de busca do mundo. E o segundo site mais visitado, perdendo apenas para o Google. Além do mais, são mais de um bilhão de horas de vídeos assistidos por dia; esse número é maior do que a Netflix e o Facebook vídeo juntos.

Esses dados fortalecem a ideia que os hábitos de consumo das pessoas mudaram. E é preciso estar presente onde estão seus potenciais clientes. Por isso a importância de investir nessa rede como estratégia de vendas. 

Outro número importante a se considerar é que, em especial as novas gerações, preferem assistir conteúdos pela plataforma do que pela televisão; que no passado era um dos mais relevantes meios de publicidade. De fato, 6 em 10 pessoas preferem redes sociais de vídeo, como o Youtube, do que a programação da televisão.

Por último, vale lembrar que o Youtube é gratuito. Então, você pode criar conteúdos e divulgar seu negócio sem precisar investir um alto valor, como acontece com a publicidade.

Como criar sua estratégia de vendas

Agora que já falamos sobre o impressionante alcance do Youtube, é hora de dicas que vão tornar o seu canal uma fonte de vendas.

1 – Use o funil de vendas

Você se sente um pouco perdido na hora de pensar em conteúdos? Então, um bom começo é seguir a mesma lógica do funil de vendas. Mas, claro, adaptado para a plataforma de vídeos. 

Assim, você pode separar os assuntos dos seus vídeos em diferentes etapas. Principalmente para a de atração e a de conversão.  

Lembrando que o topo do funil se caracteriza pela atração e descoberta. Ou seja, é quando o seu cliente percebe que possui um problema e que precisa resolvê-lo.

Então, procure criar vídeos que vão explicar algum assunto e posicionar sua marca como autoridade no mercado.

Nesse começo de relação, tente evitar falar muito do seu produto e forçar uma venda. O melhor é criar conteúdo relevante para seu público-alvo e deixar que eles conheçam a sua marca e seus valores.   

Na segunda etapa, conversão, é hora de criar vídeos que vão mostrar possíveis soluções para os problemas citados na etapa anterior.

Você pode pensar em reviews de produtos, dicas mais aprofundados sobre um determinado assunto. E também oferecer a opção do espectador baixar algum e-book ou mesmo participar de uma palestra online. 

Dessa forma, você vai coletar os dados como nome e e-mail, tornando-os em leads que, depois, poderão ser nutridos mais de perto. 

Seguir essa lógica do funil de vendas vai ajudar que os seus vídeos explorem conteúdos relevantes para seu público. Ajudando, assim, a aumentar suas conversões.

2 – Aposte na regularidade

A maioria das pessoas que seguem canais esperam uma regularidade. Oferecer conteúdo novo com frequência é essencial para que elas queiram se inscrever em sua página e acompanhar as suas postagens.

A regularidade é um dos principais motivos que ajudam um canal do Youtube a crescer. Além disso, se você quer posicionar a plataforma como parte das suas estratégias de vendas é preciso dedicar tempo a ela. Só assim será possível alcançar os resultados esperados.

Porém, lembre-se que se você se comprometer com a sua audiência de postar dois vídeos toda semana, é preciso cumpri-lo. Caso contrário, se você acabar subindo apenas um por mês, há grandes chances que os seus seguidores deixem de acompanhar seu canal e você perca credibilidade.

3 –  Integre seus canais

Nos dias atuais, as plataformas digitais são cada vez mais importantes na sua estratégia de vendas. Então, mesmo que você passe a investir no Youtube, o ideal é que todos os seus canais estejam integrados, trabalhando juntos para gerar mais conversões.

Sendo assim, você pode complementar o conteúdo de um vídeo em um post mais longo em seu blog ou mesmo por meio de um e-book. Além disso, você pode utilizar outras redes sociais, como o Facebook e Instagram para remarketing.

4 – Faça colaborações

Uma forma eficiente de atrair mais visualizações para o seu canal e, consequentemente, mais oportunidades de vendas é por meio da colaboração com outras marcas.

Você pode pensar em empresas que oferecem produtos complementares aos seus e que atingem o público-alvo que você tem interesse. Por meio de colaborações, você vai conseguir ainda ter mais credibilidade por quem ainda não conhecia sua empresa.

5 – Explore o SEO

Se você possui estratégias de SEO (Search Engine Optimization), investir em seu canal do Youtube pode ajudar a alavancar os resultados. 

É possível inserir palavras-chave no título de seus vídeos, na descrição e nas tags. Assim, suas produções terão mais chances de serem encontradas. Além disso, depois que o Google comprou a plataforma, os vídeos passaram a ser parte dos resultados de busca.

Youtube e a recorrência 

Recentemente, o Youtube passou a oferecer serviços no modelo recorrente, o chamado Youtube Premium. Por ele, os usuários podem pagar uma mensalidade e ter acesso a conteúdos exclusivos, além de ficarem livres da publicidade. 

Mas não para por aí, a plataforma também investiu no mercado de streaming. Tanto de música, por meio do Youtube Music, como também de filmes e séries, pelo Youtube Originals. 

Além da possibilidade de recorrência para os usuários, a rede social também lançou a possibilidade de youtubers cobrarem uma assinatura em troca de conteúdo exclusivo. 

Inclusive, a Vindi é especialista em recorrência, quer saber mais sobre como esse modelo impacta no faturamento das empresas? Converse com um de nossos consultores clicando aqui.

Conclusão

Diante de números tão expressivos, não há dúvidas que investir no Youtube como estratégia de vendas é essencial para negócios que querem crescer na era digital. Aproveite nossas dicas e boas vendas!