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Você já ouviu falar na economia da recorrência? Ela tem mudado como consumimos diferentes produtos e serviços, grandes nomes dessa “era” são a Netflix e o Spotify. Mas, ela também pode ajudar o setor de lava-rápido a atrair e fidelizar clientes.

Em 2017, o número de veículos no Brasil chegou a 43 milhões. Esse dado demonstra uma ótima oportunidade para quem tem um lava-rápido. Além disso, quem trabalha  prestando serviços de taxi ou Uber, precisa sempre manter seu carro limpo.

É  aí que o pagamento recorrente e a era da recorrência pode ser uma ótima estratégia para você não apenas atrair mais novos clientes. Mas, principalmente, fidelizá-los.

O que é recorrência?  

A economia da recorrência sempre existiu, mesmo antes da internet. Por exemplo, na assinatura de revistas, pagamento de mensalidades de escolas ou mesmo a conta de luz.

A diferença é que hoje em dia, por meio da tecnologia, é possível automatizar a cobrança. Além de oferecer mais variedades nos meios de pagamento ao cliente.

Em teoria, qualquer empresa que trabalhe no modelo de assinaturas, mensalidades ou planos faz parte da recorrência. Porém, companhias que oferecem serviços de uso contínuo também podem aderir ao modelo recorrente.

É o que acontece no segmento de lava-rápidos. Pois o consumidor que não quiser limpar seu carro em caso precisará retornar em um local especializado. A grande dificuldade do setor é, na verdade, conseguir fidelizar seus clientes. Para que, na próxima vez, ele não procure o concorrente.

Como fidelizar clientes pelo pagamento recorrente

O termo pagamento recorrente se refere a cobranças contínuas. Mas, ele é principalmente utilizado quando essa cobrança é automatizada, usando, na grande maioria, o cartão de crédito.

Então, para fidelizar seus consumidores, você pode passar a oferecer planos e assinaturas. É possível ter um básico apenas para lavagem externa e interna, outro para limpeza completa, incluindo pneus, cera e por aí vai.

Seu lava-rápido precisa entender quais são as principais necessidades de seus clientes, quais serviços são mais demandados e, a partir dessas informações, criar as opções de recorrência perfeita.

Para aumentar a adesão, é importante que esse modelo ofereça vantagens em relação ao pagamento único.

Como funciona o pagamento recorrente  

Fazer a cobrança de pagamentos recorrentes manualmente toma muito tempo; e tempo é dinheiro. Por isso, a melhor opção é automatizar.

Por meio de uma plataforma de pagamentos, você pode gerenciar as principais informações do seu lava-rápido. Entre elas, número de assinantes ativos e inadimplentes. Além disso, é possível automatizar a cobrança.

Você só precisa incluir o número de cartão de crédito do cliente uma vez, combinar uma data de cobrança e deixar que o sistema faça o trabalho todo mês.

Além do cartão de crédito, uma das principais formas de pagamento recorrente, também é possível utilizar o cartão de débito.

Principais vantagens da recorrência

O modelo da recorrência não passou a ser utilizado pelas grandes empresas à toa. O motivo é que ele oferece diversas vantagens para o negócio. Confira as principais abaixo.

Maior fidelização

No modelo da recorrência, você não presta um serviço único para o cliente. Na verdade, ele passa a ser seu “freguês” todo mês. Essa proximidade permite que vocês criem laços mais duradouros.

Se ele gostar de como é tratado em seu lava-rápido, estiver satisfeito com a limpeza que é feita em seu carro e tiver vantagens especiais em continuar com você, podendo pagar de forma rápida, ele não tem motivos para procurar o concorrente.

É, por isso, que o pagamento recorrente ajuda a fidelizar muito mais seus consumidores.

Receita previsível

A receita previsível na recorrência é a principal diferença entre apenas oferecer um cartão fidelidade, bem comum em serviços recorrentes.

Pois é por meio da assinatura ou plano que o seu lava-rápido pode ter uma receita previsível. Já que você sabe quantos clientes fecharam com você e tem uma data exata de pagamento.

Com essa previsão, é possível investir em equipamentos, tecnologia e outras melhorias que vão agradar ainda mais os consumidores.

Menos gasto com atração

Negócios que precisam se preocupar em atrair novos clientes todo mês acabam tendo um gasto muito maior do que aqueles que precisam trabalhar para manter os consumidores que já possuem.

Por isso, o modelo da recorrência significa economia em esforços para chamar a atenção de novas pessoas. Além disso, você não precisa mais se preocupar tanto com a batalha de preços e ter que abaixar seu lucro ao mínimo.

Aderindo ao pagamento recorrente

Se você gostou das vantagens que da recorrência que apresentamos nesse texto, então é hora de encontrar a plataforma de pagamentos certa.

É por meio dela que você vai conseguir cobrar consumidores por meio de cartão de crédito e débito de forma automática. Além de fazer a gestão financeira do seu lava-rápido com mais praticidade.

Na hora de escolher, procure empresas especializadas em modelos recorrentes, que ofereçam boas taxas e que se preocupe com a segurança dos dados do seu cliente e também com as informações do seu negócio.

A Vindi se tornou referência em pagamento recorrente, pois já ajudou diversos negócios a migrarem para a recorrência com sucesso. Entre em contato com a gente agora mesmo e comece a fidelizar seus clientes!Fale com um especialista Vindi

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Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.